domingo, 21 de setembro de 2014

Datafolha erra registro de pesquisa no Paraná e coloca em dúvida divulgação de resultado


Da Redação/BandaB

O Datafolha, um dos principais institutos de pesquisa do país, errou no registro do próximo levantamento à corrida eleitoral no Paraná. Sob o número de protocolo PR-00039/2014 no Tribunal Regional Eleitoral (TRE), o registro mostra uma data de divulgação anterior a da própria realização das entrevistas nos 51 municípios previstos para a pesquisa. Os dados que o Datafolha divulgaria seriam para o Governo do Estado e para o Senado Federal.
Segundo o Sistema de Registro das Pesquisas Eleitorais do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), a pesquisa foi registrada na sexta-feira (19), com data de divulgação prevista para a quarta-feira (24). A data de realização das entrevistas, porém, coloca em dúvida a divulgação da pesquisa, já que consta com as datas de 25 e 26 de setembro, ou seja, com início após a divulgação.
Na última sondagem do instituto, com margem de erro de três pontos percentuais para mais ou para menos, o candidato à reeleição Beto Richa (PSDB) aparece na frente da corrida ao Palácio Iguaçu. De acordo com o levantamento, o tucano tem 44% das intenções de voto contra 30% de Roberto Requião (PMDB). Gleisi Hoffmann (PT) tem 10% e Ogier Buchi (PRP) 1%. Os demais candidatos não somavam 1%. A pesquisa foi registrada no Tribunal Regional Eleitoral (TRE) sob o protocolo número PR-00035/2014 e no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob protocolo número BR-00665/2014.
Foto: Reprodução TSE
Foto: Reprodução TSE