sexta-feira, 19 de setembro de 2014

Curitibano passa cada vez mais tempo preso no trânsito


Aplicativos podem ajudar um pouco. Saiba como você pode tentar amenizar problema

BemParana 

Trecho da rua Tibagi em horário de fim de tarde: via é uma das que mais sofre com os congestionamentos (foto: Franklin de Freitas) 

Entre 2000 e 2013, a população de Curitiba aumentou 16,52%. No mesmo período, a frota de carros da Capital cresceu quase cinco vezes mais — 83,74%, passando de 1,3 milhão de veículos. A Capital, conhecida por sua eficiência no transporte público, hoje é também a campeã do transporte individual, com 1,8 habitante para cada carro, taxa  similar a de países desenvolvidos. As ruas da Cidade Modelo — especialmente as da região central — estão perto do limite de circulação. Dirigir em Curitiba, especialmente nos horários de pico, é cada vez mais um teste de paciência. A estimativa é de que de 30% a 40% da frota total esteja nas ruas nestes horários, ou cerca de 500 mil carros ao mesmo tempo circulando pela cidade.

Segundo a Secretaria Municipal de Trânsito (Setran), as ruas mais problemáticas de Curitiba estão na região central, em locais como a Rua Mariano Torres, Rua Tibagi e a Avenida Visconde de Guarapuava, com a lentidão maior sendo registrada no final da tarde e começo da noite. O problema é que, para atravessar a Capital, você obrigatoriamente terá de passar pelo centro da cidade. Ou seja, terá de encarar os congestionamentos. Por isso Curitiba é uma das capitais onde os cidadãos mais gastam tempo para ir ao trabalho (32,5 minutos, segundo o IBGE).
Ao mesmo tempo em que as cidades crescem e o trânsito se torna mais caóticos nas grandes metrópoles, a evolução tecnológica possibilita aos cidadãos ter um meio com informações instantâneas para tentar escapar de congestionamentos e evitar dor de cabeça.
Aplicativos como o Waze, MapLink Trânsito, google Maps e o NavFree, têm auxiliado o curitbano a fugir dos congestionamentos, ou pelo menos para preparar o espírito de antemão, já sabendo o que vai encontrar pela frente.
Estes aplicativos contam com a ajuda dos próprios usuários, que vão municiando de informações á medida que encontram as dificuldades pelas ruas. Outra vantagem é que os aplicativos normalmente são gratuitos