sábado, 9 de agosto de 2014

Lua cheia do próximo domingo será a mais bonita dos próximos 20 anos; curitibanos poderão vê-la?


Da Redação*
BandaB

O próximo domingo, 10 de agosto, é de expectativa para todos que admiram o único satélite natural do planeta Terra: a Lua. Isso porque é provável que ela seja a mais bonita visão da Lua dos próximos 20 anos. A visão, porém, pode não ser tão perfeita em Curitiba. Isso porque são previstas chuvas para o sábado (9) e muita nebulosidade para o momento do fenômeno, final da tarde de domingo (10).
Em seu momento mais próximo da Terra, Lua terá aparência maior e mais brilhante (Foto: Rafael Holanda Barroso/Fickr/Creative Commons)
Em seu momento mais próximo da Terra, Lua terá aparência maior e mais brilhante (Foto: Rafael Holanda Barroso/Fickr/Creative Commons)
Na noite deste domingo a Lua se apresentará até 14% maior e mais brilhante do que o habitual. O fenômeno, conhecido como superlua, ocorre quando a Lua, em sua fase cheia, se encontra no ponto mais próximo da Terra em sua órbita. O melhor momento para observar a superlua será no início da noite.
De acordo com o professor Antônio Araújo Sobrinho, presidente da Associação Norte-Riograndense de Astronomia (ANRA), a Lua possui uma órbita elíptica pela qual ela gira em torno da Terra, em um ciclo aproximado de 28 dias. “Esse processo é chamado de revolução e conforme ele vai se dando, a distância entre o nosso planeta e seu satélite vai variando. O ponto mais distante desta órbita em relação à Terra é chamado de apogeu [406 mil quilômetros], enquanto o menor é o perigeu [356,8 mil quilômetros], por qual o satélite passará neste dia 10”, explica ele.
Segundo a Agência Espacial Norte-Americana (NASA), a ocorrência de luas cheias durante a passagem pelo perígeo acontece a cada três meses e 18 dias. O que torna o fenômeno deste domingo especial, segundo Araújo, é que este será o momento em que a lua passará mais perto de nosso planeta em todo o ano de 2014.
Curitibanos irão vê-la?
De acordo com o Instituto Meteorológico Simepar, a frente fria que está sobre o Paraná se afasta, mas mantém a presença de nebulosidade com chuviscos ocasionais durante todo o final de semana. Agora resta aos curitibanos apenas aguardar e torcer para que o céu limpe pelo menos um pouquinho e a Lua possa ser contemplada também na região da capital paranaense.
*Com informações do portal EBC.