sexta-feira, 27 de junho de 2014

Grupo de Marina tem "prazo de validade" no PSB


Em nota, Rede informou quegrupo de Marina "tem data para deixar PSB"

 |  Folhapress

(foto: Divulgação)

MARINA DIAS SÃO PAULO, SP - A Rede Sustentabilidade divulgou nota nesta quinta-feira (26) em que afirma que os militantes do grupo político de Marina Silva "têm data para deixar o PSB", partido do pré-candidato à Presidência da República, Eduardo Campos, que tem a ex-senadora como vice de sua chapa.
"A filiação transitória democrática permite que, tão logo a Rede obtenha seu registro na Justiça Eleitoral, o que deve ocorrer nos próximos meses, seus militantes formalmente vinculados ao PSB poderão se transferir para a legenda de origem sem o risco de qualquer tipo de sanção partidária", diz o texto.
A publicação da nota acontece dias depois de o PSB ter firmado alianças polêmicas com PT e PSDB que vão contra o discurso de "nova política" pregado por Marina e pelo próprio Campos desde que os dois fecharam acordo, em outubro do ano passado.
Na última semana, o partido anunciou que irá fazer parte da chapa do PSDB em São Paulo e do PT no Rio de Janeiro. As negociações criaram desgaste entre Marina e os integrantes da Rede, que defendiam candidatura própria nesses Estados, e Campos e seus aliados, que trabalharam pelas chapas com os partidos rivais.
Intitulado "Rede e PSB seguem alinhados aos princípios de sua aliança programática-eleitoral", o texto traz sete pontos para explicar a filiação transitória e deixar claro que, apesar de se esforçar para "replicar o compromisso assumido na disputa nacional", os partidos são "independentes e com identidades próprias que devem ser respeitadas".
Por fim, a Rede afirma que Marina participará das atividades da campanha presidencial em todos os Estados, mas sua presença em eventos relativos às candidaturas aos governos estaduais "ficará restrita aos locais nos quais a Rede está vinculada a uma das chapas da disputa".