sexta-feira, 20 de junho de 2014

Eliminação da Espanha deixa comércio de Curitiba “murcho”


Impacto real da saída da Fúria deve ser medido apenas nas próximas semanas, mas empresários já estão decepcionados

BemParana

A eliminação precoce da Seleção da Espanha na Copa do Mundo vai deixar um vazio na competição e também no comércio de Curitiba. Ainda que seja cedo para estimar qualquer tipo de perda, a certeza é que desde a vitória chilena na tarde da quarta-feira, os empresários do receptivo curitibano já sentiram. “A galera ficou murcha. Ficou uma sensação de decepção muito grande”, diz o presidente da Associação Brasileira de Bares e Casas Noturnas do Paraná (Abrabar), Fábio Aguayo.
A Espanha escolheu Curitiba como sua base, e aqui está desde o dia 8 de junho, hospedada no Centro de Treinamento do Atlético Paranaense, o CT do Cajú. A simples presença da Fúria espanhola provocou curiosidade e atraiu olhares do mundo para a cidade. Agora, com a desclassificação, o que fica são as piadas sobre Curitiba, comenta Aguayo.
Mas a perda financeira também pode ser sentida nas próximas rodadas, já que a seleção espanhola fez com que diversos veículos de comunicação da Espanha também escolhecem Curitiba como base. Parte deve ir embora para outras cidades ou até mesmo retornar para a Europa, já que acompanhavam diretamente o dia a dia da sua seleção.
Segundo Aguayo, a primeira semana de Copa no Brasil vinha trazendo resultados “espetaculares” para a Capital paranaense. “Estava todo mundo ganhando”, conta. Embora Curitiba tenha jogos apenas até o dia 26 — a Copa termina nbo dia 13 de julho — ainda seria atração com a Espanha treinando aqui. Como uma das favoritas, esperava-se que chegasse até a fase final, garantia que Curitiba continuaria na mída até o fim.
Despedida — Até a partida da próxima segunda-feira, quando Espanha e Austrália se enfrentam na Arena da Baixada, ficou com cara de amistoso. “O que era para ser uma partida decisiva, agora ficou só na festa. Vai ter festa, sim, mas perdeu toda a expectativa”, lamenta Aguayo.
A sorte, continua o dirigente, é que a partida do dia 23 coincide com uma partida do Brasil. Isso é uma garantia de festa por toda a cidade, e aconteceria independente da eliminação ou não da Espanha.
Hoteis — Na semana passada o Fórum dos Operadores Hoteleiros do Brasil (FOHB) — que reúne 25 redes de hotéis do país, com cerca de 600 estabelecimentos e 97 mil unidades habitacionais — divulgou dados que mostravam uma reação no número de reservas paga em Curitiba. Em abril eram 44% de leitos reservados e, no começo deste mês, o número chegou a 64%.
Os reais efeitos da saída da Espanha na Copa devem ser mensurados apenas mais para a frente, mas de cara Aguayo considera que a cidade perdeu, no mínimo, uma semana de bom faturamento com a Espanha hospedada em Curitiba.