sábado, 14 de junho de 2014

Chuvas que percorrem região central do Paraná prometem avançar para a Grande Curitiba



Da Redação

A chuva que percorre a região central do Paraná mantém todo o estado em alerta na tarde deste sábado (14). Segundo o Instituto Tecnológico Simepar, as ocorrências de precipitação são altas nos rios que desaguam nas grandes bacias hidrográficas paranaenses. No interior, as chuvas já marcaram presença.
alagamento
Há uma semana, as chuvas fortes causaram alagamentos em cidades de todo o estado. Dessa vez, precipitação deve vir com menos intensidade. (Foto: Danaê Bubalo – Banda B)
A frente fria que se desloca pelo Oceano Atlântico mantém o eixo sobre as regiões, o que deixa o tempo instável em todo o estado. Pela madrugada e manhã deste domingo (15), as chuvas devem ficar concentradas sobre a região Sudeste, Sul e Centro-Sul do Paraná. No decorrer da tarde, com o deslocamento do eixo, as chuvas vão atingir as demais localidades do estado, principalmente para a Grande Curitiba. Apesar de menor intensidade das precipitações, não está descartada a possibilidade da ocorrência de temporais isolados.
No decorrer de amanhã, são esperados também momentos com intensidades moderadas e acompanhadas de descargas elétricas. Em Curitiba, a previsão é de que os termômetros fiquem entre os 12°C e 19°C. Em Rio Negro e União da Vitória, no sul, esses números devem chegar aos 11°C e 17°C. Em Foz do Iguaçu a temperatura vai ficar entre os 14°C e 22°C e em Paranaguá 16°C e 21°C.
Na noite passada, voltou a chover nas regiões oeste e sudoeste do Paraná, uma semana depois da enchente que deixou 147 cidades do estado em situação de emergência. Em Foz do Iguaçu, no oeste, choveu 46,6 milímetros (sendo que a média mensal de chuva na região é de 137,4 milímetros) das 21h às 5h, de acordo com a Somar Meteorologia. Com a chuva, alguns bairros da cidade registram alagamento.