sexta-feira, 30 de maio de 2014

Venda de produtos de inverno cresce nos supermercados de Curitiba


Crescem as vendas de pantufas, edredons e bebidas quentes como cafés e chás

   |  Ana Ehlert/BemParana
Roupas frios, edredons e pantufas estão entre itens do setor têxtil mais procurados nos últimos dias (foto: Franklin de Freitas)
O inverno, ao menos oficialmente, ainda não chegou. Mas os termometros há quase uma semana já registram temperaturas abaixo dos 10º C em Curitiba. Com isso, o curitibano começou a mudar o perfil do consumo nos supermercados. No lugar de camisetas e chinelos, entraram as pantufas, no lugar dos refrigerantes e sucos, cafés, chás e vinhos registraram aumento na procura. Na área de eletro, o crescimento de vendas de aquecedores foi de 70% em relação ao mesmo período do ano passado.
Na área têxtil, roupas de inverno, pantufas e chinelos de inverno tiveram grande procura nas lojas do Walmart. Já na loja de bandeira Extra, o destaque são os aquecedores, que dispararam na preferência do consumidor nos últimos dias. Na categoria têxtil, os melhores resultados ficam por conta de edredons, cobertores, jaquetas e moletons. A professora Marcela Liane, 47 anos, correu para o supermercado para comprar pantufas para os dois filhos pequenos, de 10 e 5 anos. “O frio sempre nos pega de supresa e não importa o quanto eu me prepare, sempre esqueço algo para enfrentar o frio”, conta ela.

Bebidas quentes, como vinhos, chás e cafés também estão em alta nas prateleiras das lojas do Extra. As vendas de café por exemplo já cresceram 50%, quando comparadas ao volume comercializado em períodos mais quentes. No grupo Walmart do Brasil, já no início de semana, também foi intensa a reposição de produtos como cafés, vinhos, chocolates, achocolatados e sopas em pó. A venda de Cappuccino e café torrado e moído crescem 95% e 40% no inverno, respectivamente. Outras categorias de café também ganham destaque, com a entrada de novas marcas, como os cafés em cápsula, cujas vendas já cresceram 61% nas lojas da rede, se comparado ao ano anterior.

Nas lojas Pão de Açúcar e Extra, do grupo GPA, a queda de temperatura nos últimos dias movimento o setor de adega. No Pão de Açúcar, a tradição de queijos e vinhos já resultou em um crescimento superior a 10% em relação ao mesmo período do ano passado. Os dias frios também têm estimulado o consumo de outros itens, como massas, café, sopas industrializadas e de fabricação própria, ingredientes para feijoada e legumes. Como não poderia ser diferente, o destaque dos últimos dias nos supermercados também ficou com a área de eletro, onde o crescimento pela procura de aquecedores foi de 70% em relação ao mesmo período do ano passado. Já as cafeteiras registraram alta de 20% no período analisado.

Previsão - Hoje, uma frente fria começa a ingressar no Estado do Rio Grande do Sul e provocar chuvas. No Paraná ainda teremos um dia com presença de Sol e tempo seco, mas a mínima será de 9 graus. No sábado, as mínimas sobem um pouco mas a chuva chega.
Comissão
Primeira vítima do frio
Policiais Militares encontraram um andarilho morto na manhã de ontemÀgua Verde. Há suspeitas de que ele tenha morrido por hiportermia, ou seja, por causa do frio. O homem teria cerca de 50 anos. Ele seria a primeira vítima do frio em Curitiba.
O corpo foi encontrado na calçada da rua Manoel Vicente. A polícia científica também não descarta a possibilidade de que o homem tenha sofrido um infarte. Mas a causa exata da morte do andarilho só será conhecida nos próximos dias, após a divulgação de um laudo do Instituto Médico Legal (IML).