quinta-feira, 1 de maio de 2014

Mais da metade dos curitibanos estão acima do peso


Segundo o Ministério da Saúde, 17,6% dos curitibanos estão obesos


 |  Redação Bem Paraná

Pesquisa feita pelo Ministério da Saúde mostra que mais da metade dos curitibanos acima de 18 anos estão acima do peso. O estudo, divulgado ontem, quarta-feira (30), mostra que tanto o número de pessoas acima do peso quanto o número de pessoas obesas cresceu consideravelmente na Capital paranaense. Em 2012, 51,6% dos curitibanos estavam acima do peso. Agora, porém, esse número subiu para 52,6%. Já a porcentagem de obesos subiu de 16,3% para 17,6%. Os dados da pesquisa são de 2013.
O percentual de homens obesos subiu de 16% para 18,8%, enquanto o excesso de peso passou de 55,5% para 57,7%. Entre as mulheres, os índices de obesidade ficaram estáveis, em 16,6%, mas agora 48,3% delas estão com alguns “quilinhos a mais”, enquanto no ano retrasado o índice era de 48,1%.

Os números registrados em Curitiba vão contra os apresentados pelo Brasil. Após 8 anos em ascensão, a obesidade no país parou de crescer. Contudo, segundo o Ministério da Saúde, ainda existem diversos hábitos alimentares inapropriados entre a população. Entre eles, substituir o almoço ou o jantar por um lanche de baixo valor nutritivo, como pizzas, sanduíches ou salgados, e o consumo excessivo de gordura saturada e refrigerante.