sexta-feira, 23 de maio de 2014

Lojas dos shoppings de Curitiba irão funcionar normalmente durante a Copa do Mundo


Por Denise Mello/BandaB, com Sindishopping

As lojas de shoppings de Curitiba não terão um horário especial de atendimento durante os jogos do Brasil pela Copa do Mundo de futebol no Brasil. A definição veio do diálogo entre representantes do Sindicato dos Lojistas do Comércio Estabelecidos em Shopping Centers de Curitiba – SINDISHOPPING , do Sindicato dos Trabalhadores em Empresas Estabelecidas em Shopping Centers de Curitiba e das administrações dos shoppings. A orientação é que as lojas abram normalmente e que, durante os jogos do Brasil, cada lojista encontre a melhor forma para que seus funcionários acompanhem as partidas.
Segundo o presidente do Sindishopping, Érico Morbis, a decisão de não criar um Termo Aditivo à Convenção Coletiva para regulamentar o funcionamento das lojas foi tomada porque o diálogo foi considerado a melhor alternativa. “Esta decisão demonstrou ser a mais sensata, pois respeita as características de cada negócio e a decisão pessoal de cada empresário”, diz Morbis.
Morbis ressalta que não foi declarado feriado nacional em nenhum dia de jogos da Copa, nem mesmo o Município o fez. “Portanto, não há nenhuma obrigação legal de fechar as lojas em dias de jogos”, completa o presidente.
O primeiro jogo do Brasil, na abertura da Copa, será em 12 de junho, contra a Croácia, às 16h. O segundo, cinco dias depois, contra o México, às 16h. A participação na primeira fase terminará no dia 23, às 17h, contra Camarões.
A Espanha, campeã do mundo em 2010, na África do Sul, jogará em Curitiba contra a Austrália, às 13 horas do dia 23 de junho, pela terceira rodada do Grupo B. Além dessas duas seleções, também disputarão partidas em Curitiba Irã, Nigéria, Honduras, Equador, Argélia e Rússia.
A primeira partida do Mundial na cidade será entre Irã e Nigéria, que se enfrentam no dia 16 de junho, às 16 h, na Arena da Baixada. Honduras x Equador disputam o segundo jogo, no dia 20, às 19 h, e Argélia x Rússia fecham a participação da cidade na Copa, no dia 26, às 17 horas.