sábado, 26 de abril de 2014

Trabalhadores em supermercados podem recuperar descontos no Imposto de Renda e 13°


Por Felipe Ribeiro e Antônio Nascimento/BandaB

Os trabalhadores de supermercados em Curitiba, região metropolitana e litoral que tiveram um valor descontado dos salários com alegação de desconto pelo imposto de renda ou 13° salário podem buscar o ressarcimento da quantia. Isso porque, de acordo com o presidente do sindicato da categoria, Jorge Leonel de Souza, isso é proibido pela justiça e uma ação já ganha garante ao trabalhador o direito de receber o desconto.
“Quando o trabalhador recebe o pagamento de férias, recebe um adicional de um terço, mas algumas empresas estavam fazendo o cálculo com esse adicional, o que não pode acontecer. Quem tiver esse desconto no holerite, pode procurar o sindicato que iremos buscar esse valor descontado”, disse.
Segundo o presidente Souza, o setor jurídico do sindicato está verificando situação a situação para ver se o trabalhador tem direito ao valor descontado. “Hoje o piso do funcionário de supermercado é amparado pelo piso mínimo regional, então trabalhadores mais recentes dificilmente tiveram algum problema, isso é mais para quem tem alguns anos de casa”, disse.
Qualquer dúvida pode ser feita através do telefone do sindicato: 3262-6863 ou 3016-6863. O tema será melhor explicado no próximo domingo (25) no Bom Dia Trabalhador, a partir das 6h da manhã no AM550.