sábado, 26 de abril de 2014

Sociedade Paranaense de Cardiologia realiza campanha sobre hipertensão


Por Marina Sequinel e Juliano Cunha/BandaB
hipertensao-250414-bandab
(Foto: Juliano Cunha – Banda B)

Profissionais da Sociedade Paranaense de Cardiologia vão orientar a população em relação ahipertensão arterial até as 17h na Boca Maldita, Centro de Curitiba, na tarde de ontem (25). O evento tem como objetivo lembrar o Dia Nacional de Prevenção e Combate à doença, comemorado em 26 de abril.
Segundo o diretor da instituição, o cardiologista Francisco Maia, é importante divulgar as políticas para o tratamento da popular “pressão alta”, em um país onde a principal causa de morte são as doenças cardiovasculares. “Nós costumamos dizer que a hipertensão é o inimigo silencioso do coração. Muitas pessoas sofrem de outros males e chegam a óbito por isso, sem saber que tinham pressão alta”, explicou o médico em entrevista à Banda B.
O cardiologista afirmou, ainda, que os números são preocupantes, já que cada vez mais pessoas jovens são atingidas pela patologia, incluindo crianças – 11% delas sofrem com a hipertensão. “Isso se deve principalmente devido a mudança de vida das gerações, com o aumento do sedentarismo nas famílias”, relatou Maia.
Durante a campanha na Boca Maldita, os profissionais devem medir a pressão arterial da população e orientar sobre prevenção e tratamento. “O mais importante é cortar o mal pela raiz, alterando os hábitos para uma vida mais saudável”, completou. O evento acontece até as 17h desta sexta-feira.