sexta-feira, 25 de abril de 2014

Médicos chamam pacientes com feridas de difícil cicatrização para avaliação gratuita


Da Redação/BandaB

O Instituto de Medicina Hiperbárica promove, a partir desta sexta-feira (25), a Segunda Semana de Cuidados da Ferida de Difícil Cicatrização. As avaliações gratuitas dos pacientes serão realizadas das 8h às 17h, aos fundos do Hospital Pilar, no bairro Bom Retiro, em Curitiba.
medicina-hiperbarica-240414-bandab
Médico explicou que o objetivo é orientar as pessoas sobre como cuidar das feridas. (Foto: Geovane Barreiro – Banda B)
Segundo o médico Diogo Peixoto, o objetivo do projeto é orientar as pessoas em relação aos cuidados necessários para tratar as feridas que não cicatrizaram mesmo depois de 30 dias. “Nós vamos passar os procedimentos que devem ser feitos para cuidar desses machucados, desde a limpeza até a aplicação de medicamentos. A gente vai fazer, ainda, a avaliação dos casos, para saber quais as possibilidades de tratamento para o paciente”, explicou ele em entrevista à Banda B nesta quinta-feira (23).
Na primeira edição do evento, que aconteceu em julho do ano passado, 150 pessoas foram atendidas pelos profissionais do Instituto. “Além da orientação, é importante falarmos também da prevenção desse tipo de patologia. Fatores como o tabagismo, hipertenção ou, ainda, varizes potencializam o risco de se formar uma ferida de difícil cicatrização”, afirmou Peixoto. Isso pode acontecer devido à baixa oxigenação ou problemas de circulação.
O ramo da medicina hiperbárica trabalha para acelerar o processo de fechamento das feridas, por meio da chamada oxigenoterapia, procedimento que submete o paciente a uma pressão maior que a atmosférica dentro de uma câmara. “O paciente fica em uma espécie de ‘vagão de trem’ metálico, inalando oxigênio puro”, concluiu o médico. Quem quiser participar da Segunda Semana deve agendar a consulta por telefone ou ainda pessoalmente.
Serviço
Segunda Semana de Cuidados de Difícil Cicatrização
Data: 25 de abril, das 8h às 17h
Agendamentos pelo telefone (41) 3027-3696, ou pessoalmente na Rua Emílio de Menezes, 833, Térreo – Bom Retiro (local onde acontece o projeto).