quinta-feira, 10 de abril de 2014

Aeroporto Afonso Pena confirma escalação de “nevoeiros” para a Copa

Com a instalação de sistema preciso descartada e previsão de inverno típico, aeroporto deve enfrentar problemas de teto

 |  Ana Ehlert/BemParana

Aeroporto Afonso Pena ficou fechado para pouso e decolagens por 98 horas em 2013: razões climáticas, como nevoeiros, foram as principais causas (foto: Franklin de Freitas)

Quem utiliza o Aeroporto Internacional Afonso Pena, em São José dos Pinhais, na Região Metropolitana de Curitiba (RMC), conhece a fama dos nevoeiros da região, principalmente nos dias mais frios. No ano passado, o aeroporto ficou fechado para pousos e decolagens num total de 98 horas por causa do fenômeno natural, boa parte desse tempo justamente em meados do ano, quando o curitibano vive o inverno. Neste ano a data coincide com a Copa do Mundo.

A Copa será realizada quando as temperaturas são mais baixas e, portanto, mais propícias a formação de nevoeiros, de acordo com o meteorologista do Instituto Tecnológico Simepar, Samuel Braun. “Não dá para dizer que nos dias dos jogos teremos nevoeiro ou no período da Copa, mas as previsões são de inverno típico, ou seja, as temperaturas podem chegar a zero grau ou menor, elevando as chances de termos manhãs com forte nevoeiro”, explica.
Apesar desta expectativa, o formação do fenômeno em nível que provoque o fechamento do aeroporto varia de ano a ano. Em 2012, por exemplo, o Afonso Pena ficou fechado por 173 horas, quase o dobro de tempo do ano passado.

O Afonso Pena passa por reformas e ampliação visando a Copa do Mundo. Embora muito das obras — como o do ILS CAT III, que permite a operação em baixa visibildiade — sejam entregues apenas em 2015, o ministro-chefe da Secretaria de Aviação Civil, Moreira Franco, disse na terça-feira que tudo está pronto para o evento no País.

“Eu garanto que sim. Nós fizemos todo esforço para que isso ocorra. Do ponto de vista da operação, sim. O que eu não posso fazer, lamentavelmente, é negociar com São Pedro para que não haja uma condição climática que leve um aeroporto a ser fechado", brincou