quinta-feira, 13 de março de 2014

Migração de emissoras AM para FM deve começar em agosto, diz Bernardo à Banda B


Por Denise Mello e Adilson Arantes*

As primeiras autorizações para migração de emissoras da faixa AM para a FM deverão ser anunciadas em agosto, e a previsão é que até o fim do ano algumas estações comecem a operar nessa faixa. A portaria que define as regras para a migração das emissoras AM para a faixa FM e a forma como os processos vão ser analisados pelo governo foi assinada ontem quarta-feira (12) pelo ministro das Comunicações, Paulo Bernardo. O texto deve ser publicado na edição de hoje (13) do Diário Oficial da União.
bernardo
Ministro Paulo Bernardo – Foto: Ag. Brasil
Em entrevista à Banda B, o ministro explicou como será a transição. “Nas cidades onde houver espaço na faixa de FM, a transição deve começar já em agosto, de forma imediata. Em outros lugares, como as grandes capitais, incluindo aí Curitiba, por exemplo, onde não há espaço, vamos usar a faixa estendida, que hoje é utilizada pelas TVs analógicas. Para esses casos, estimamos a migração em um ano”, explicou Bernardo.
Para o radialista Luiz Carlos Martins, da Rádio Banda B, a notícia da migração é recebida com muito entusiasmo. “Fiquei muito feliz, até porque está havendo muito preconceito com a Rádio AM. É claro que com a urbanização, a interferência é muito grande, o que não acontece com a Rádio FM. Mas a Rádio Am faz parte da história do Brasil e é preciso se modernizar”, afirmou Martins.
Segundo o radialista, a Rádio Banda B já está se preparando para mudar de faixa e deve ser uma das primeiras a fazer a migração em Curitiba. “Assim que for possível fazer a migração, a Rádio Banda B já estará pronta. Este é um compromisso que temos com nossos ouvintes”, afirmou Luiz Carlos Martins, diretor-presidente da Banda B.