quarta-feira, 12 de março de 2014

Hospital psiquiátrico do Paraná ganha ala feminina para tratar dependência


Da Agência Estadual de Notícias

Como parte das comemorações pela Semana da Mulher, o Governo do Paraná inaugurou nesta semana, a Ala Feminina Flor de Lis, no Hospital Colônia Adauto Botelho, em Pinhais, onde serão atendidas mulheres dependentes de álcool e outras drogas. A ala é composta por 10 leitos, copa, biblioteca, sala de enfermagem e uma ampla área externa para convivência. As mulheres permanecerão no hospital por no máximo 45 dias, sendo preparadas neste tempo, para a reinserção social e familiar.
hospital-psiquiatrico
(Foto: Divulgação/AEN)
“Esta ala foi desenvolvida a partir de uma necessidade da população. Poucos serviços especializados em saúde mental têm espaços dedicados ao atendimento de mulheres dependentes do álcool e de drogas”, afirmou o secretário da Saúde, Michele Caputo Neto. A partir desta semana, a nova ala deve receber duas pacientes encaminhadas através da regulação de leitos de psiquiatria.
A ala feminina do Adauto Botelho será uma importante referência para o atendimento de gestantes alcoólatras e usuárias de drogas, dentro da Rede Mãe Paranaense. “Esta é uma área muito delicada e o atendimento humanizado é fundamental. O Adauto Botelho é um hospital público, do governo estadual, que tem a missão de ser o pioneiro neste tipo de atendimento no Paraná”, ressaltou o secretário.
Michele Caputo enfatizou que o Governo do Estado vem dando respostas certeiras na área de saúde mental, como por exemplo, a regulação de todos os leitos de psiquiatria do estado pelo Centro Psiquiátrico Metropolitano (CPM) e a construção da rede de atenção à saúde mental, com capacitações específicas para profissionais das unidades de saúde e das equipes da estratégia Saúde da Família. “Também fortalecemos os Centros de Atenção Psicossocial e ainda temos espaço para construir boas e humanizadas unidades de saúde mental”, afirmou.
A abertura desta ala foi possível após a nomeação de 60 servidores em dezembro de 2013. “Foi a maior contratação de profissionais de uma só vez da história do hospital”, explicou o diretor do Adauto Botelho, Osvaldo Tchaikovski Junior. Somente nesta ala vão atuar 15 técnicas de enfermagem, duas higienizadoras, uma assistente social, uma enfermeira, uma terapeuta ocupacional, uma psiquiatra e uma psicóloga.
Flor de Lis – O nome da nova ala foi escolhido pela equipe profissional que irá atuar nela, porque significa confiança, paz e pureza. As funcionárias desta ala passaram por semanas de intensa capacitação, inclusive com visitas a serviços de saúde de outros estados e à secretaria da mulher. “Fomos buscar novos conhecimentos em serviços de referência para lidar da melhor forma possível com este público tão específico”, ressaltou o diretor.
Reformas – Nesta segunda-feira também foi inaugurada a nova farmácia do hospital. Ela foi ampliada, equipada com novas geladeiras e adequada às normas sanitárias vigentes. Nos três últimos anos o Hospital Adauto Botelho passou por diversas reformas e ampliações. A primeira obra foi a para reformar a unidade assistida para o acolhimento de pacientes moradores. “O hospital acolhe 20 pacientes que perderam o vínculo familiar e vivem nesta unidade, que foi adequada às necessidades deles, com acessibilidade e humanização”, explicou Tchaikovski Junior. Outro espaço reformado atuará como a ala de hotelaria hospitalar.
Para a prática de exercícios físicos, uma cancha de bocha e uma academia de ginástica ao ar livre foram montadas. O hospital também instalou um laboratório de inclusão digital. Este projeto é pioneiro na atenção psicossocial no sul do Brasil.
Em 2014, o Hospital inicia a primeira reforma elétrica estrutural desde que entrou em funcionamento. “É uma obra grande, no valor de R$ 800 mil, que irá substituir toda a fiação, colocação de postes e será instalado um gerador”, afirmou o diretor. Neste ano o Hospital Adauto Botelho comemora 60 anos de fundação.
Localizado em Pinhais, próximo ao Parque Newton Freire Maia, o Adauto Botelho é o único hospital psiquiátrico estadual. Foi inaugurado no dia 5 de junho de 1954 e seu nome é uma homenagem ao psiquiatra Adauto Junqueira Botelho, professor universitário no Rio de Janeiro e diretor do Serviço Nacional de Doenças Mentais do Ministério da Saúde. Adauto preocupava-se com a assistência psiquiátrica no Brasil e teve como uma de suas metas a construção de Hospitais Psiquiátricos em vários Estados.