quinta-feira, 20 de março de 2014

Garis recebem nova proposta de reajuste e decidem hoje se encerram a greve ou não


Redação/BandaB

Os trabalhadores da limpeza pública de Curitiba vão decidir a partir das 8 horas desta quinta-feira (20) se aceitam a proposta feita pelo Tribunal Regional do Trabalho do Paraná (TRT-PR). A reunião durou cerca de 7 horas e o reajuste apresentado para a categoria foi aceito pela Cavo, a empresa responsável, e também pela Prefeitura de Curitiba.
O reajuste apresentado é de 10% no salário e 15% no vale-alimentação de março a agosto. Esse reajuste sobe para 20% a partir de setembro, até fevereiro de 2015. Também, segundo a proposta do TRT, os trabalhadores terão abono salarial de R$ 300, em uma parcela, no mês de abril.
Essa proposta será analisada e votada pelos trabalhadores ainda hoje. Logo após, o sindicato que representa a categoria, o Siemaco, deve informar ao TRT se a proposta foi aceita ou não. Na reunião, as partes informaram que, caso os trabalhadores recusem a proposta, as negociações voltam ao patamar dos 7% de reajuste.
Efetivo
Durante a greve o Tribunal Regional do Trabalho do Paraná (TRT-PR) também determinou que 40% dos caminhões de lixo circulem enquanto a greve dos funcionários da Cavo, empresa responsável pela limpeza em Curitiba, acontece. Essa determinação está sendo cumprida pelos trabalhadores após assembleia realizada na manhã desta quarta-feira (19). Com isso, parte da coleta vem sendo feita em bairros da capital.
A decisão pela volta dos caminhões foi tomada pela desembargadora Ana Carolina Zaina, que justificou a medida pela atividade ser considerada essencial, portanto, de prestação de serviço indispensável ao atendimento.