quarta-feira, 12 de março de 2014

Falta de medicamento para mal de Parkinson preocupa cerca de 500 famílias no Paraná


Por Felipe Ribeiro e Antônio Nascimento/BamdaB

A falta do medicamento Pramipexol 1 mg, vem preocupando cerca de 500 famílias que possuem portadores do mal de Parkinson no Paraná. De acordo com Michel Pereira, cujo a mãe é portadora da doença, o remédio está em falta desde o mês de janeiro e a ausência dele intensifica os sintomas de tremores e dificuldades de movimentação e coordenação.
“Desde o começo do ano, a associação que repassa para as famílias o remédio, tem fornecido apenas uma caixa e meia por mês, mas minha mãe necessita de quatro. Esse mês ainda consegui fazer uma vaquinha com meus irmãos e compramos, mas fico pensando nas pessoas que não podem fazer isso”, comentou.
O gerente administrativo da Associação Paranaense dos Portadores de Parkinsonismo, Francisco Carvalho, confirmou o problema e disse que, segundo o Governo do Estado, o problema foi de produção. “A Secretária da Saúde me disse que o remédio está em falta no país inteiro devido a uma dificuldade na produção já que um componente estaria em falta. Eles nos mandaram documentos para a aquisição, mas que os fornecedores não conseguiram nos repassar”, disse.
Outra preocupação de Carvalho ficou em torno do preço do medicamento, já que ele custa em torno de R$ 250 com 30 comprimidos. “A falta deste remédio compromete o tratamento, intensifica o sintoma e tem pessoas que ficam de cama sem ele. Está na lei que ele precisa ser cedido, já que custa muito caro”, concluiu.