sábado, 1 de fevereiro de 2014

Sol e calor vão predominar no PR e movimentar estradas rumo às praias neste fim de semana


Da Redação/BandaB

sol e temperatura elevada que devem predominar em todo o Paraná neste fim de semana estão levando milhares de pessoas ao Litoral. Com o tempo bom, o movimento na BR-277 em direção às praias do estado é intenso desde a manhã deste sábado (1º). Perto do início da tarde, a concessionária Ecovia registrou cerca de 1,5 mil carros por hora rumo à Paranaguá, o que representa o triplo do normal.
praia-calor-010214-bandab
(Foto: Divulgação/AEN)
O sábado deve ser quente e abafado em todo o estado. Em Curitiba, após o recorde histórico de 35ºC registrado nesta sexta-feira (31), a máxima prevista é de 34ºC para hoje e amanhã. Segundo o Instituto Tecnológico Simepar, as praias, os termômetros podem chegar a marcar 35ºC e, em Foz do Iguaçu, 36ºC. A temperatura mais elevada está prevista para Francisco Beltrão, com 37ºC.
O forte calor propicia a ocorrência de pancadas rápidas de chuva entre a tarde e parte da noite, de forma bem isolada. Essas condições seguem associadas a forte massa de ar seco sobre as regiões Sul e Sudeste do Brasil.
As mínimas em todo o estado não devem passar dos 18ºC durante o final de semana. A partir da segunda-feira (3), o tempo abafado começa a aumentar as chances de chuva por todo o estado, o que deve coincidir com o aumento do fluxo de veículos no retorno à Curitiba. Durante o começo deste sábado, o número registrado foi de 500 carros por hora.
Recordes
Janeiro foi caracterizado pelas temperaturas bastante elevadas, principalmente devido à atuação de uma massa de ar mais seco e quente na segunda quinzena do mês. Em boa parte do Paraná a chuva foi mais frequente nos primeiros 15 dias de janeiro, enquanto na segunda quinzena choveu apenas de forma muito isolada, apesar das altas temperaturas. Em várias estações meteorológicas houve recordes históricos de calor. Em Curitiba, por exemplo, as temperaturas máximas médias foram as mais elevadas desde 1961 (considerando também os dados da estação meteorológica do INMET). Registraram-se, em média, máximas de 29,6°C neste janeiro de 2014 (a média histórica é de 26,8°C).