sexta-feira, 31 de janeiro de 2014

Ministro do Trabalho lança carteira de trabalho digital nos postos do Sine


imagem transparente

Carteira de trabalho com tarja magnética ficará pronta em até cinco dias úteis Foto: / Divulgação / Renato Alves
O novo modelo da carteira de trabalho poderá ser pedido, a partir de hoje, na Casa do Trabalhador, na Avenida Dom Hélder Câmara 1.184, em Manguinhos, e no posto do Sine do Cantagalo (Rua Barão da Torre, esquina com Rua Teixeira de Melo, na estação de metrô General Osório, em Ipanema). Apelidado de carteira digital, o documento tem, além das folhas para as anotações do histórico do empregado, uma tarja magnética e uma numeração única para todas as vias. O objetivo é coibir as falsificações. O novo modelo é confeccionado com um material mais resistente do que o usado na emissão antiga.
O ministro do Trabalho, Manoel Dias, foi ao Rio, ontem,  quinta-feira, participar do lançamento do serviço nos dois postos. Segundo o secretário estadual de Trabalho e Renda, Sérgio Romay, o documento ficará pronto em até cinco dias úteis.
— A foto e a impressão digital são tiradas na hora. A secretaria adquiriu 111 kits, que serão distribuídos entre os postos Sine do estado — afirmou.
A ideia, no futuro, é substituir a carteira de papel por um cartão, que vai permitir ao trabalhador acompanhar se o empregador está depositando corretamente o Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) e recolhendo a contribuição previdenciária.
A nova carteira de trabalho, que lembra um passaporte, foi lançada em 2008. Desde então, já foram emitidas 693.900 delas somente no Estado do Rio.


Fonte: Extra - Online