sábado, 31 de agosto de 2013

Canhedo é preso em Brasília por sonegação


Brasil247

: Ex-dono da Vasp e de várias linhas de ônibus na capital federal, o empresário Wagner Canhedo foi preso neste sábado pela Polícia Civil do Distrito Federal; a prisão decorre de sentença da Justiça de Santa Catarina por sonegação fiscal; de acordo com o delegado Sérgio Henrique de Araújo Moraes, que interinamente está no comando da Delegacia de Captura e Polícia Interestadual, Canhedo foi condenado a quatro anos, cinco meses e dez dias de prisão.

Exposição mostra em São Paulo ilustrações de Salvador Dalí para A Divina Comédia



Daniel Mello
Repórter da Agência Brasil
São Paulo – Com 100 gravuras, a exposição Dalí: A Divina Comédia apresenta o encontro do pintor surrealista espanhol com a obra do poeta italiano Dante Alighieri. A mostra, aberta hoje (31) na Caixa Cultural, no centro paulistano, traz as gravuras que Salvador Dalí fez na década de 60 do século passado para ilustrar uma edição comemorativa da obra A Divina Comédia, lembrando os 700 anos de nascimento de  Dante Alighieri. As obras chegaram a São Paulo depois de passar pelo Rio de Janeiro, por Curitiba e pelo Recife.
O trabalho começou como uma encomenda do governo italiano. No entanto, mesmo após a desistência do pedido, o artista continuou elaborando as ilustrações. “Ele ficou cativado pela figura de Dante e pela importância que tem A Divina Comédia no contexto da cultura ocidental. E se sentiu também desafiado pela possibilidade de poder ilustrar a obra, assim como tantos outros artistas anteriores a ele tinham tentado”, diz a curadora da exposição, Ana Rodrigues.
Cada uma das gravuras corresponde a um dos 100 cantos da obra, respeitando a divisão original:ParaísoPurgatório e Inferno. No poema, Dante desce ao submundo para resgatar sua amada Beatriz, sendo guiado pelo poeta Virgílio. A curadora Ana Rodrigues destaca que os três tempos da obra ilustrados por Dalí refletem momentos diferentes da carreira do pintor. “A parte do inferno é a que tem mais referências a todo o mundo onírico, ao universo surrealista de Dalí. É o espaço onde ele coloca todos os medos, os pesadelos, as angústias do ser humano.”
A primeira imagem do purgatório foi escolhida como símbolo da exposição. Nela, um anjo olha para gavetas que se abrem em seu corpo. “Explorando o seu interior, o mundo subconsciente ao qual Dalí tanto se refere”, explica Ana. A figura é um bom exemplo de como o pintor espanhol pensou a dimensão intermediária entre o paraíso e o inferno.
“Como espaço de transição, ele vai colocar [no purgatório] as dúvidas do homem, vários elementos simbólicos que vão identificar sua iconografia, as muletas, as cabeças, os corpos moles”, detalha a curadora.
Nas 33 gravuras que compõem o canto Paraíso, é possível encontrar traços da fase mística de Dalí. “Temos imagens mais calmas, serenas, equilibradas e que remetem também a uma fase importante do trabalho de Dalí, na qual ele se refugia no misticismo e nas imagens religiosas para expressar o seu estado de espírito”.

EUA estão prontos para ataque à Síria



Em pronunciamento na Casa Branca, o presidente Barack Obama disse que quer ouvir o Congresso, que está em recesso até 9 de setembro. Obama não espera a concordância de todos os países, mas pediu que aqueles que estiverem de acordo declarem isso publicamente. Ele disse que tomará a decisão mesmo sem aval do Conselho de Segurança da ONU.

Paraná propõe 40 ações para a promoção da igualdade racial no Brasil


Justiça


Com a participação de mais de 200 representantes de todas as grandes regiões do estado, encerrou-se na noite de ontem,  sexta-feira (30/08), em Curitiba, a 3ª Conferência Estadual de Promoção da Igualdade Racial, iniciada no dia anterior. Coordenada pelo Departamento de Direitos Humanos e Cidadania da Secretaria da Justiça, Cidadania e Direitos Humanos do Paraná (SEJU), a conferência aprovou 40 propostas para promover a igualdade racial no Brasil, que serão levadas à 3ª Conferência Nacional de Igualdade Racial, em Brasília, de 5 a 7 de dezembro deste ano.

A conferência paranaense, que teve como tema Democracia e Desenvolvimento Sem Racismo: Por um Brasil Afirmativo, também elegeu os 28 delegados que representação o Paraná na conferência nacional. São 17 representantes da sociedade civil organizada, oito representantes de poderes municipais e três do governo do Paraná.

As 40 propostas paranaenses, que integrarão um relatório final da conferência e enviado nas próximas semanas a Brasília, foram divididas em quatro eixos temáticos, propostos pela organização nacional: Estratégias para o desenvolvimento e o enfrentamento ao racismo; Políticas de Igualdade Racial no Brasil: Avanços e desafios; Arranjos institucionais para assegurar a sustentabilidade das políticas de igualdade racial; Participação política e controle social: igualdade racial nos espaços de decisão - mecanismo de participação da sociedade civil no monitoramento das políticas de igualdade racial.

SOS Racismo– Durante o evento, a secretária da Justiça, Cidadania e Direitos Humanos do Paraná, Maria Tereza Uille Gomes, destacou que é desejo do Governador Beto Richa que as políticas públicas sejam construídas junto com representantes da sociedade civil. “Essas políticas públicas aqui propostas receberão do Estado uma atenção especial, diferenciada e de monitoramento para que as ações aqui deliberadas efetivamente aconteçam”, afirmou a secretária.

Maria Tereza informou também que já está em fase final o estudo para a criação do SOS Racismo no Paraná, que terá um número de telefone com atendimento profissional, e que já está concluído pelo Governo do Paraná o anteprojeto de lei que cria o Conselho Estadual de Promoção de Igualdade Racial no estado, com representação paritária entre governo e sociedade civil. A proposta está sendo encaminhada pela Casa Civil à Assembleia Legislativa do Paraná, para que se transforme em lei, garantiu ela.

Bombeiros e Defesa Civil alertam para alto risco de incêndio florestal




A Coordenadoria Estadual da Defesa Civil e Corpo de Bombeiros do Paraná alertam para o risco elevado de incêndios florestais em função do clima. As recentes geadas e a previsão meteorológica do Simepar de tempo seco e temperaturas elevadas em todo o Estado até a próxima semana aumentam consideravelmente a possibilidade de incêndios.

Para reduzir os riscos é preciso tomar algumas precauções. É importante não realizar queimadas neste período, nem mesmo para a limpeza de terrenos baldios e não eliminar lixo ou entulho com fogo. A orientação é para que se redobre os cuidados na estrada e não jogar fósforos ou bitucas de cigarro pela janela do veículo. Outra recomendação é não soltar balões e não fazer fogueiras.

Em caso de incêndio ambiental, comunique o Corpo de Bombeiros pelo telefone 193. Em todo o Estado, a ligação será direcionada para uma central. Caso a região não possua Corpo de Bombeiros nas proximidades, o atendimento será repassado aos Bombeiros Comunitários ao a uma regional da Defesa Civil.

HISTÓRIA – Há 50 anos, o Paraná decretou Estado de Calamidade Pública em função de um dos maiores incêndios florestais que há atingiram o país. Em 1963, no período chamado de “Paraná em Flagelo”, o fogo consumiu cerca de 2 milhões de hectares no Estado, incluindo florestas, lavouras e áreas de pastagem. Foram registradas 73 mortes. Aproximadamente 4 mil casas foram destruídas e 5,7 mil famílias ficaram desabrigadas. Em 2012 foram registrados no Paraná 7.375 incêndios florestais. Em 2013 já são 3.700 casos até agora. Em julho do ano passado ocorreram 556 incêndios florestais. Em julho de 2013 foram 689 casos.

Em nota, Gleisi diz que não compactua com Gaievski


A ministra chefe da Casa Civil, Gleisi Hoffmann, diz que lamenta a situação e que jamais compactuou com o  assessor Eduardo Gaievski.  A Nota, na íntegra:
NOTA
A Casa Civil da Presidência da República, assim que foi informada da prisão preventiva e das acusações contra o ex-prefeito Eduardo Gaievski, no dia 23/08, afastou-o imediatamente de suas funções.
O ex-prefeito de Realeza (PR) foi contratado para trabalhar na Casa Civil no dia 23/01/2013 para acompanhar e monitorar alguns programas do governo federal executados em parceria com municípios. A contratação considerou a avaliação dele à frente da prefeitura de Realeza. Foi reeleito por 87% da população e teve aprovação elevada na política de saúde.
Para a contratação, foram realizadas todas as pesquisas que se faz para ocupação de cargo de confiança na administração pública federal. Em nenhum momento, durante o processo de contratação, foi encontrada qualquer indicação sobre as acusações que hoje surgem contra Eduardo Gaievski e que levaram à sua prisão na manhã deste sábado.
A ministra-chefe da Casa Civil, Gleisi Hoffmann, lamenta profundamente a situação. “Tenho uma história de vida, não só política, em defesa da mulher e seus direitos, mas também de crianças e adolescentes. As acusações imputadas a Eduardo Gaievski são da mais alta gravidade e têm que ser apuradas levando-se às últimas consequências. Jamais compactuei ou compactuarei com crimes, ignorando-os ou acobertando-os”.
Brasília, 31 de agosto de 2013
Casa Civil da Presidência da República

Começa a valer suspensão de venda de planos de saúde



A suspensão da venda de212 planos de saúdecomo punição por descumpri- mento das normas da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) começou a valer nesta sexta-feira (30). A agência reguladora avalia que decisão da Justiça permite manter a suspensão.

Barbosa: rejeição de cassação é "incongruência constitucional"



O presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Joaquim Barbosa, disse que lamenta a “incongruência constitucional” gerada pela decisão da Câmara de rejeitar a cassação do deputado Natan Donadon. O parlamentar foi condenado pelo STF a 13 anos de reclusão por peculato e formação de quadrilha e está preso.

Advogado de Pinto Molina negocia asilo em dois países



O advogado Fernando Tibúrcio Peña, que defende o senador boliviano Roger Pinto Molina, negocia a possibilidade de obter asilo político para seu cliente em dois países latino-americanos que fazem fronteira com o Brasil, se o processo dele for politizado. O advogado mantém sigilo sobre os países.

Planalto mantém modelo de desfile do 7 de Setembro



Apesar das manifestações que estão sendo organizadas nas redes sociais para o 7 de Setembro, o desfile cívico do Dia da Independência na capital federal seguirá o modelo dos anos anteriores, com escolas, bandas e grupamentos militares. A informação foi divulgada pela Secretaria de Comunicação (Secom) da Presidência.

Mais Médicos: MPT quer conhecer convênio entre Cuba e Opas



O procurador do Ministério Público do Trabalho (MPT) Sebastião Caixeta pediu ao Ministério da Saúde acesso à documentação que embasa o convênio firmado entre a Organização Pan-Americana da Saúde (Opas) e o governo de Cuba, um dos países que vão enviar médicos para o programa.

Orçamento prevê 47 mil vagas para concursos no Executivo em 2014



O Projeto de Lei Orçamentária Anual (Ploa) limita em 47.112 o número de contratações por concurso público no Executivo. Se todas as vagas forem preenchidas, a despesa com salários vai crescer R$ 2,278 bilhões, informou o Ministério do Planejamento.

Mantega: "Temos bala na agulha para moderar mudança de câmbio"



O ministro da Fazenda, Guido Mantega, disse que a desvalori- zação do real em relação ao dólar está ligada à expectativa de medidas que podem ser adotadas pelo Fed, o Banco Central americano. Segundo ele, o governo tem os instrumentos necessários para controlar a desvalorização do real.

Ministério Público abre inquérito para investigar causas de blecaute no Nordeste



O Ministério Público Federal (MPF) no Piauí abriu inquérito para investigar as causas do blecaute que atingiu a região na quarta-feira (28). A interrupção no fornecimento de energia foi provocada pelo desligamento automático de duas linhas de transmissão, localizadas entre as subestações Ribeiro Gonçalves e São João do Piauí, no Piauí. No local, foram identificados focos de queimadas.

Manchetes dos jornais e das principais capas das revistas deste sábado



Jornais do Paraná

Gazeta do Povo: PIB cresce acima do esperado; alta é ainda maior no Paraná
Folha de Londrina: Alta do PIB não empolga mercado
O Diário (Maringá): PIB do Paraná cresce 3,9% e do Brasil 2,6%
Diário dos Campos: FALSO SEQUESTRO – Ana Maria renuncia e pode perder direitos políticos
Jornal da Manhã: Vereadora Ana Maria renuncia para fugir da cassação da Comissão
Tribuna do Interior: Operação “Paraná mais Verde” coíbe crimes ambientais na regi
O Paraná: Economia do PR cresce 50% mais que a do País
Jornal Hoje: Óleo jogado em galeria ameça Lago e Zoológico
Gazeta do Iguaçu: Codefoz entrega projeto de revitalização da PIA ao DNIT
Diário do Noroeste: Bombeiros e Defesa Civil alertam para alto risco de incêndio florestal
Tribuna de Cianorte: PIB do Paraná cresceu 3,9% no primeiro semestre de 2013
Tribuna do Norte: Gás de cozinha pode subir até 14% na região
Jornais de outros estados
Globo: PIB sobe 1,5% e surpreende com alta em todos os setores
Folha: Economia surpreende e cresce 1,5%
Estadão: PIB surpreende, cresce 1,5% e melhora previsão para o ano
Correio: Alta do PIB pega até o governo de surpresa
Zero Hora: PIB surpreende e tem maior crescimento em três anos
imageCapas de revistas:
CartaCapital: Nas barbas de Patriota
Veja: Vergonha – O poço não tem fundo
IstoÉ: Fuga Fantástica
Época: Mais médicos? Só isso não basta

sexta-feira, 30 de agosto de 2013

Governo oferece mestrado em Políticas Públicas para servidores



A Secretaria Estadual da Administração e da Previdência (Seap) e a Secretaria Estadual da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Seti) oferecem aos servidores públicos 30 vagas para o curso de Mestrado Profissional em Políticas Públicas. O edital para o processo seletivo pode ser consultado no site www.escoladegoverno.pr.gov.br. As inscrições serão feitas entre os dias 9 de setembro e 4 de outubro de 2013.

O curso terá início na primeira quinzena de maio de 2014, com previsão de término em 24 meses, podendo ser prorrogado, excepcionalmente, por mais seis meses. Será realizado nas dependências da Universidade Estadual de Maringá (UEM) às sextas-feiras, nos períodos vespertino e noturno, e aos sábados, nos períodos matutino e vespertino. A Seti e a Seap financiarão o curso, e o aluno será responsável por gastos com transporte, estada e alimentação.

O mestrado destina-se a servidores públicos efetivos e estáveis, com formação superior em qualquer área de conhecimento, ocupantes de cargo de nível superior das carreiras do Poder Executivo do Paraná ou militares do Quadro de Oficiais da Polícia Militar do Paraná. Por terem política específica de educação continuada, os servidores do Quadro Próprio do Magistério não estão contemplados no edital.

CRITÉRIOS - Para se credenciar a uma das vagas, além de ocupar cargo de nível superior, o servidor precisa ter cumprido integralmente o período de estágio probatório, não ter realizado curso de pós-graduação stricto sensu com ônus para o Estado nos últimos cinco anos, atuar em áreas correlatas à temática do curso e não ter sido condenado em processo administrativo de cunho disciplinar nos últimos cinco anos.

Após receber os documentos exigidos para a inscrição, uma Comissão de Avaliação, com membros das duas secretarias organizadoras do processo seletivo, realizará a pré-seleção dos candidatos, com os nomes divulgados até 14 de outubro. Os pré-selecionados serão convocados para as fases do processo seletivo.

FASES - Na primeira fase, em 30 de outubro, no período da tarde, eles serão submetidos à prova de conhecimentos específicos. O resultado será divulgado no dia 4 de novembro. Na segunda fase, a Comissão de Avaliação, acrescida de representantes da Escola de Governo, analisará o Memorial Descritivo e o pré-projeto de pesquisa apresentados pelos candidatos. Serão avaliados também a trajetória profissional e acadêmica do pretendente, sua área de atuação e relação com a elaboração, implantação e gestão de políticas públicas.

Na terceira e última fase, a ser realizada nos dias 21 e 22 de novembro, os candidatos serão submetidos a entrevistas. O resultado do processo seletivo será conhecido em 28 de novembro, sendo chamados os classificados dentro do número de vagas oferecidas. Os aprovados que efetivarem a matrícula deverão assinar documento comprometendo-se a permanecer em efetivo exercício na área por pelo menos dois anos após o curso, sob pena de ressarcimento aos cofres públicos de R$ 13.632,33, valor despendido para custear o estudo.

Comissão da Câmara dos Deputados visita o Porto de Paranaguá




Integrantes da Comissão de Viação e Transporte da Câmara dos Deputados fez hoje uma visita técnica ao Porto de Paranaguá como parte de uma série de visitas aos portos brasileiros. O objetivo é verificar a situação em cada terminal.

O deputado federal Zeca Dirceu, que integra a Comissão, explicou que as visitas foram iniciadas em 2011, mas foram retomadas em função do marco regulatório do setor. O deputado disse que esteve no Porto de Paranaguá em 2011 e que encontrou agora uma situação bem diferente. “Temos aqui um porto com um planejamento mais claro, que possui um diagnóstico mais preciso das suas potencialidades e deficiências. Sem dúvida houve avanços, resultado dos investimentos públicos feitos pelo Governo do Estado nos últimos dois anos”, comentou o parlamentar.

O secretário de Infraestrutura e Logística, José Richa Filho, pediu ao deputado especial empenho para que as demandas dos portos paranaenses sejam priorizadas nas discussões em Brasília. “Ouvir do deputado que já é possível perceber as mudanças no Porto nos deixa muito satisfeitos porque indica que estamos no caminho certo, mas queremos dar ainda mais celeridade ao processo de modernização dos portos”, disse. “Hoje, o deputado assumiu este compromisso conosco, de lutar por nós para colocar os portos paranaenses como prioritários nas discussões em nível federal”, disse Richa Filho.

O deputado Zeca Dirceu lembrou que o texto inicial da MP dos Portos não permitia a participação das administrações locais no processo, mas que o Congresso conseguiu inserir esta mudança. “Se há necessidade, nós da Comissão trabalharemos na interlocução política. Vamos discutir com a SEP, Antaq e com o Governo Federal como um todo para que os portos paranaenses não só sejam ouvidos, mas que participem do processo como um todo”, finalizou o deputado.

A Comissão foi recebida também pelo superintendente dos portos paranaenses, Luiz Henrique Dividino, e pelos diretores da Administração dos Portos de Paranaguá e Antonina (Appa). 

PIB do Paraná cresceu 3,9% no primeiro semestre de 2013




O Produto Interno Bruto (PIB) paranaense cresceu 3,9% no primeiro semestre de 2013, na comparação com igual período do ano passado, de acordo com estimativa do Instituto Paranaense de Desenvolvimento Econômico e Social (Ipardes). No mesmo intervalo, o PIB nacional teve expansão de 2,6%, conforme dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), divulgados nesta sexta-feira (30/08).

“O ritmo mais acelerado de crescimento da economia do Estado, em relação ao desempenho médio nacional, foi sustentado pela impulsão da renda do agronegócio e aquecimento do mercado de trabalho regional”, avalia o diretor-presidente do Ipardes, o economista Gilmar Mendes Lourenço.

O Estado colheu uma safra recorde de verão em 2013, com mais de 23 milhões de toneladas. O resultado foi 31% maior do que o do ano passado. Os destaques ficaram para a soja (+46%) e o milho (+8%). Somadas todas as colheitas do ano, a produção agrícola paranaense deve superar 36 milhões de toneladas, com acréscimo de 17% sobre 2012.

“A combinação entre preços internacionais de alimentos ainda favoráveis, desvalorização cambial próxima de 20%, entre janeiro e junho de 2013, e forte elevação da produção de grãos, produziu efeitos multiplicadores dinâmicos nas cadeias produtivas direta e indiretamente atreladas ao setor rural”, explica Gilmar Lourenço.

EMPREGO - Em relação ao mercado de trabalho, a Pesquisa Mensal de Emprego e Salário (PIMES), do IBGE, revela que o contingente ocupado na indústria do Paraná subiu 1,1% no primeiro semestre do ano, contra queda de -0,7% no País.

“O Estado liderou a geração de postos no segmento fabril. A abertura de vagas industriais vem crescendo por 21 meses seguidos no Paraná, enquanto no País recua por 21 meses consecutivos”, informa o diretor-presidente do Ipardes.

Ele ressalta que levantamentos do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), do Ministério do Trabalho em Emprego (MTE), apontam que o interior foi responsável pela criação de 90% dos empregos formais da indústria paranaense nos primeiros seis meses de 2013, contra 79% entre 2011 e junho de 2013 e 68% no intervalo 2003 a 2010.

EXPANSÃO - Lourenço afirma que a expansão da economia paranaense deve continuar no restante do ano, apesar “da crise externa, as incongruências da orientação macroeconômica do Palácio do Planalto e as perdas de R$ 1,3 bilhão na agropecuária, por conta de fatores climáticos”.

O economista entende que haverá recuperação dos níveis de produção e rentabilidade do agronegócio e ressalta a maturação da carteira de mais de R$ 21 bilhões de empreendimentos industriais privados nacionais e multinacionais do Programa Paraná Competitivo.

“Além disso, a aceleração das obras de restauração e ampliação da competitividade da infraestrutura, por parte do executivo estadual, deve sustentar a continuidade da expansão da economia estadual”, ressalta Lourenço.

BRASIL - O desempenho brasileiro foi puxado pela agropecuária (14,7%), enquanto serviços e indústria cresceram 2,1% e 0,8%, respectivamente. “A decolagem econômica brasileira vem sendo obstruída pelos crescentes desequilíbrios nas contas externas, pela debilidade das finanças públicas e pelos focos inflacionários domésticos”, afirma Lourenço.

Como é formado o PIB

O Produto Interno Bruto (PIB) é a soma, em valor monetário, das riquezas geradas ao longo de um período de tempo. O índice serve como parâmetro macroeconômico para medir o desempenho da atividade produtiva de um País, Estado, região ou cidade. Na conta, entram somente os bens e serviços finais. A matéria-prima usada na fabricação de determinado produto não é contabilizado. 

BC segue com estratégia de intervenções diárias no mercado de câmbio




Kelly Oliveira
Repórter da Agência Brasil
Brasília – Depois de descartar por duas vezes propostas em leilão de venda de dólares com compromisso de recompra, o BC fechou uma operação com oferta de até US$ 1 bilhão.
Nesse tipo de leilão, o BC não divulga no mesmo dia o valor, em dólares, que emprestou ao mercado. Os dados serão divulgados nos próximos dias. A taxa de corte da operação ficou em R$ 2,47 e a de venda em R$ 2,362. A data da liquidação de venda pelo BC será no próximo dia 4. A data de recompra será no dia 2 de abril de 2014.
Hoje, o BC também fez um leilão de swap cambial tradicional, equivalente à venda de dólares no mercado futuro. Nesse leilão, foram ofertados 30 mil contratos para duas datas de vencimento. Para 1º de novembro de 2013, foram negociados 7 mil contratos, totalizando US$ 349,2 milhões. Para 2 de janeiro de 2014, 23 mil contratos foram negociados, no total de US$ 1,143 bilhão.
Pela programação diária do BC, de segunda a quinta-feira serão feitos leilões de swap cambial, com oferta de cerca de US$ 500 milhões por dia. Às sextas-feiras, será oferecido até US$ 1 bilhão, por meio dos leilões de venda com compromisso de recompra. No entanto, quando anunciou essa programação, na semana passada, o BC informou que faria leilões adicionais sempre que julgasse apropriado.
Desde o fim de maio, o sistema financeiro global enfrenta turbulências por causa da perspectiva de que o Federal Reserve (Fed), o Banco Central dos Estados Unidos, reduza os estímulos monetários para a maior economia do planeta. Com menos dólares em circulação, a cotação da moeda norte-americana fica mais alta em todo o mundo.
A instabilidade agravou-se na semana passada, quando foi divulgada a ata da reunião de julho do Fed. No documento, os diretores do Banco Central americano não estipularam uma data, mas confirmaram que pretendem acabar com as injeções mensais de dólares até meados do próximo ano.

Centrais sindicais avaliam positivamente manifestações dos trabalhadores



Pedro Peduzzi
Repórter da Agência Brasil
Brasília – Diversas manifestações e paralisações foram planejadas para hoje (30) pelas principais centrais sindicais brasileiras. Central Única dos Trabalhadores (CUT), Força Sindical, Conlutas e Central Geral dos Trabalhadores do Brasil (CGTB) aproveitam o Dia Nacional de Mobilização e Paralisação para pressionar os governos federal e estaduais e o Legislativo para atendimento de uma série de demandas que, em comum, têm a defesa de uma agenda que associe desenvolvimento com distribuição de renda.
Entre as reivindicações, estão o fim do fator previdenciário, a redução da jornada de trabalho sem redução salarial, a valorização das aposentadorias, a reforma agrária, o fim do Projeto de Lei 4.330/04, que libera a terceirização e torna mais precárias as condições de trabalho, transporte público e de qualidade, mais investimento em saúde e educação e a suspensão dos leilões de petróleo.
Dirigentes sindicais consultados pela Agência Brasilafirmam que as mobilizações e paralisações estão superando as expectativas iniciais. “Nosso objetivo é chamar a sociedade para a pauta dos trabalhadores, e estamos conseguindo isso", disse o presidente da CUT, Vagner Freitas. Para ele, as primeiras horas de ações foram “muito positivas”.
“Temos feito paralisações parciais e, onde possível, manifestações. As atividades mais fortes envolvem professores, bancários e rodoviários, e as cidades onde há resultados mais positivos são Porto Alegre, Recife, Fortaleza, Salvador e Rio de Janeiro”, disse ele.
Segundo a CUT, a negociação com o governo está "quase parada". 'Mas queremos fazer andar, e sabemos que isso só acontecerá com pressão e mobilização. O governo até dialoga e negocia. O problema é que não tem concedido nada", acrescentou o sindicalista.
Um dos pontos que geram mais insatisfação na CUT é o fator previdenciário, que retira uma parcela do benefício concedido aos aposentados. “Não conseguimos imaginar que o governo Dilma [Rousseff] se negue a apresentar uma proposta que dê fim ao fator previdenciário. Ela [presidenta] pode aproveitar essa oportunidade, junto com o Congresso Nacional, e acabar com algo negativo herdado do governo FHC [Fernando Henrique Cardoso]. Tem uma bola pingando sem goleiro. Só falta chutar”, ressaltou Freitas.
Para ele, o fim do fator é viável e não implicará danos aos cofres públicos. “Além do mais, será conveniente para o poder aquisitivo do brasileiro e, como diminuiria a necessidade de aposentados terem de continuar trabalhando para fazer renda, o fim do fator previdenciário geraria cerca de 1,5 milhão de empregos novos.”
Presidente da Força Sindical, Paulo Pereira da Silva, o Paulinho, disse à Agência Brasil que está surpreendido com o alcance das paralisações do setor de transportes, especialmente nas capitais. “Os protestos têm abrangência nacional, estão nas principais capitais, e a pauta está na rua, sendo defendida pelos trabalhadores na busca por uma negociação séria com o governo. Infelizmente, o governo só tem feito reuniões para marcar reuniões. Nada além disso”, lamentou Paulinho da Força.
Segundo ele, as manifestações estão dentro do previsto. "Em algumas situações, estão superando o que esperávamos. É o caso dos rodoviários, principalmente em Porto Alegre, São Luís e Fortaleza, onde o alcance foi maior do que o imaginado. Ficamos surpresos também com a paralisação do metrô de Belo Horizonte.”
Para o coordenador da Executiva Nacional do Conlutas, José Maria de Almeida, os eventos de hoje poderão resultar no fortalecimento da luta e das mobilizações dos trabalhadores brasileiros. “Estamos confirmando as expectativas que tínhamos. Está sendo um dia de protestos muito fortes, com paralisações de transporte público em pelo menos sete capitais”, disse ele à Agência Brasil.
“Além disso, há boa adesão de operários. Em especial, de metalúrgicos e de trabalhadores da construção civil e da construção pesada. Há paralisações também em portos e refinarias e de petroleiros. Pararam, ainda, trabalhadores da Vale e da CSN [Companhia Siderúrgica Nacional]. O quadro está parecido em todo o país por causa do descontentamento dos trabalhadores com os governos, que só atendem a demandas de grandes grupos. Está cada vez mais clara a busca [dos trabalhadores] por mudanças no modelo econômico”, destacou o dirigente da Conlutas.
As centrais informaram, em seus sites, os atos de mobilização organizados em praticamente todas as unidades federativas. Confira o que a CUT, a Força Sindical e a Conlutas planejaram para hoje.

Serviço Florestal Brasileiro mapeia carga tributária sobre madeira da Amazônia



Ana Cristina Campos
Repórter da Agência Brasil
Brasília – Levantamento do Serviço Florestal Brasileiro (SFB), órgão vinculado ao Ministério do Meio Ambiente, apontou que a carga tributária incidente sobre os produtos madeireiros da Floresta Amazônica é 32%, desde a exploração até a venda ao consumidor final. O Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) é o tributo que mais onera a cadeia produtiva e responde por 12% dos custos. Em seguida, vêm o Simples Nacional, com 9% do peso tributário, e o Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI), com 6%.
O estudo do SFB apresentou propostas de desoneração para fortalecer a economia florestal amazônica e aumentar a competitividade dos produtos de madeira tropical oriunda de áreas de manejo florestal. Uma das propostas de desoneração do ICMS que será levada ao Conselho Nacional de Política Fazendária (Confaz) retira da base de cálculo o imposto para os produtos madeireiros produzidos por meio da exploração de concessão florestal, pelas empresas credenciadas no SFB.
Há também propostas de desoneração do PIS/Pasep, da Contribuição para o Financiamento da Seguridade Social (Cofins) e do IPI. De acordo com a consultora do SFB, Edna Carmélio, a cadeia produtiva da madeira amazônica soma R$ 7 bilhões dos quais R$ 2 bilhões vão para tributos. As propostas implicam uma perda de arrecadação com o ICMS estimada em R$ 40 milhões; com o PIS/Pasep e a Cofins, em R$ 19 milhões; e do IPI, em R$ 28 milhões. “Espera-se com essas propostas aumentar a competitividade dos produtos madeireiros da concessão e de manejo florestal”, disse Edna.
Para o diretor-geral do SFB, Antônio Carlos Hummel, é necessário dar uma solução urgente para economia madeireira na região amazônica. “É fundamental nesse fortalecimento do setor florestal discutir medidas que efetivamente garantam que a produção vem de áreas sob manejo. Um dos aspectos importantes é criar instrumentos econômicos que favoreçam quem faz manejo florestal e desfavoreçam quem trabalha na ilegalidade. Isso pode ajudar no combate ao desmatamento na região,” disse Hummel.
Segundo ele, discute-se muito sobre a Floresta Amazônica do ponto de vista do desmatamento. O diretor do SFB espera que se amplie a discussão para a valorização da floresta em pé. “O SFB e o ministério esperam construir políticas públicas que beneficiem o manejo e as concessões florestais, para que se tenha uma economia madeireira sustentável”, disse Hummel.
O SFB está com três editais abertos de concessão com mais de 1 milhão de hectares nas florestas de Altamira, do Crepori e do Amana, todas no Pará. Um hectare corresponde a 10 mil metros quadrados, o equivalente a um campo de futebol oficial. “Essas áreas manejadas podem ser objeto desses incentivos econômicos para manter a floresta em pé e gerar renda e emprego na região amazônica”, destacou Hummel. As concessões florestais de Jamari, em Rondônia, e de Sacará-Taquera, no Pará, já estão em operação e abrangem uma área de cerca de 145 mil hectares.
Roberto Waack, presidente da Amata, empresa que atua em toda a cadeia da madeira - da produção até a comercialização - disse que as desonerações vão incentivar a madeira legal e certificada. “Uma das questões centrais relacionadas ao setor madeireiro é a competição com quem está na ilegalidade, que não é tributado”, destacou. A Amata é uma das empresas concessionárias que atua na Floresta Nacional de Jamari, em uma área de 46 mil hectares.

Banco Mundial diz que projeto coordenado pela EBC deve ser levado a outros países



Luciano Nascimento
Repórter da Agência Brasil
Brasília – O Projeto Brasil 4D, coordenado pela Empresa Brasil de Comunicação (EBC), foi apontado hoje como uma referência em inclusão digital e deve ser levado a outros países. A opinião é do gerente de Relações Externas para a América Latina e Caribe do Banco Mundial, Sergio Jellinek. “Estamos falando de setores que não tinham entrado no século 21. Avaliamos que a experiência pode ser replicada no Brasil e em outros países da América Latina.
O banco avaliou a experiência do Projeto Brasil 4D, que levou a 100 famílias beneficiárias do Programa Brasil Sem Miséria em João Pessoa (PB), aplicativos interativos desenvolvidos para televisão digital, com acesso às ofertas de empregos na cidade, cursos de capacitação e orientações para obtenção de documentos, além de informações sobre serviços e benefícios, como aposentadoria, campanhas de saúde e programas Bolsa Família e Brasil Carinhoso, entre outros.
"Percebemos que o projeto poderia atingir vários objetivos a um custo baixo. Desta forma, o Banco Mundial financiou um estudo sob o impacto socioeconômico da iniciativa a um setor da sociedade que estava à margem da era da internet", disse durante o 4º Fórum Internacional de Mídias Públicas.
Na semana passada, o projeto Brasil 4D foi premiado com o Troféu SET 2013, durante o Congresso da Sociedade de Engenharia de Televisão (SET). No dia 20, recebeu a menção especial da La Cumbre TV Abierta 2013, em Nova Iorque, pela contribuição para a TV aberta.

Projeto coordenado pela EBC leva interatividade da TV digital a famílias de baixa renda



Luciano Nascimento
Repórter da Agência Brasil
Brasília - Imagine receber na tela da TV informações a respeito de direitos como acesso a serviços públicos ou sobre orientação financeira. Essas são algumas das aplicações de interatividade do sistema digital que estão sendo desenvolvidas pelo Projeto Brasil 4D, apresentado hoje (30) em painel do 4º Fórum Internacional de Mídias Públicas.
O projeto, coordenado pela Empresa Brasil de Comunicação (EBC), foi iniciado em dezembro do ano passado e selecionou 100 famílias beneficiárias do Programa Brasil sem Miséria em João Pessoa. Elas testaram aplicativos desenvolvidos para interatividade com a televisão digital, usando softwares livres.
"Foi um trabalho de formiguinha, montamos um projeto inédito e, para tal, tivemos que descobrir toda uma linguagem interativa que fosse acessível para a população", disse o coordenador-geral do projeto e superintendente de suporte da EBC, André Barbosa.
Na tela da TV, os moradores tiveram acesso às ofertas de empregos da sua cidade, cursos de capacitação e orientações para obtenção de documentos, além de informações sobre serviços e benefícios do governo federal, como aposentadoria, campanhas de saúde e programas Bolsa Família e Brasil Carinhoso, entre outros.
Segundo a professora da Universidade Católica de Brasília (UCB), Cosette Espindola de Castro, os testes mostraram que, após a ambientação com o sistema, as pessoas passaram a otimizar recursos com as informações disponíveis sobre os serviços.
"Um exemplo foi o caso da oferta de emprego. Com a interatividade, as pessoas recebiam informações atualizadas semanalmente e não saiam de casa desnecessariamente para buscar emprego, e não teriam que gastar dinheiro com transporte e comida" disse Cosette, que participou de um estudo para avaliar os impactos do projeto.
De acordo com o levantamento, 64% das famílias disseram que o uso da interatividade reduziu despesas para conseguir uma informação a respeito de oferta de emprego ou obtenção de documentos.
"Trabalhamos com famílias de baixa renda de bairros periféricos e que apenas 6% delas tinham acesso à internet. Ou seja, elas também passaram a ser incluídas social e digitalmente" disse Cosette.
O Projeto Brasil 4D foi premiado com o Troféu SET 2013, durante o Congresso da Sociedade de Engenharia de Televisão (SET), no dia 20. No mesmo dia, recebeu a menção especial da LA Cumbre TV Abierta 2013, em Nova York, pela contribuição para a TV aberta. O evento é um fórum anual que debate a indústria e o mercado de TV Aberta.
O 4º Fórum Internacional de Mídias Públicas está sendo transmitido pelo Portal EBC. O evento, que termina nesta tarde, oferece uma programação de debates que abordam os modelos de financiamento da televisão pública e a participação cidadã na gestão da mídia pública, entre outros assuntos.

Mantega diz que Brasil pode crescer 4% a partir de 2014



Para o ministro da Fazenda, o bom desempenho previsto poderá vir de um incremento das exportações à medida que começam a surgir sinais de retomada do crescimento da economia internacional. Ele disse que, anualizando, o resultado do PIB no segundo trimestre "é como se a economia tivesse crescendo a uma velocidade de 6%".

ANONYMOUS INVADE SITE DO SINDICATO DOS MÉDICOS DO CEARÁ


MULHER DE HENRIQUE ALVES PLANTA BOATO SOBRE SAÚDE DE DILMA


brasil247

: Casada com o presidente da Câmara dos Deputados, Laurita Arruda, que se define como "jornalista, blogueira, ex-advogada e observadora da cena em busca da verdade", espalha pelo Twitter rumor sobre a saúde da presidente Dilma Rousseff, que, ontem, fez exames de rotina no Hospital Sírio-Libanês, antes de embarcar para o Suriname; "nada de rotina", disse ela.

Petista também quer anular absolvição de Donadon



: Para Amauri Teixeira, a absolvição do deputado Natan Donadon "desmoralizaria ainda mais o Congresso Nacional"; justifica seu argumento com base no artigo 180°, parágrafo oitavo do regimento interno da Câmara dos Deputados, que diz que "no caso de deliberação sobre aplicação de sanção disciplinar por conduta atentatória ou incompatível com o decoro parlamentar, é vedado o acolhimento do voto do Deputado representado"; Amauri promete pedir hoje anulação da sessão que manteve o mandato de Donadon.

PIB CRESCE ACIMA DA MAIS OTIMISTA DAS PREVISÕES


brasil247

:
IBGE acaba de divulgar o crescimento do segundo trimestre: 1,5%, quando o topo das estimativas de mercado apontava 1,3%; crescimento em seis meses já é maior do que o previsto por instituições financeiras o ano todo; ontem, o ministro da Fazenda, Guido Mantega, afirmou que foi plantado no País um "pessimismo artificial"; investimentos também cresceram com força; ritmo anualizado é de 6%; para o ministro, a "confiança foi restaurada".

Richa garante reajustes salariais, promoções e progressões de professores




Richa garante reajustes salariais, promoções e progressões de professoresBeto Richa
O governador Beto Richa confirmou o pagamento de 0,6% sobre os salários de setembro e a implantação das promoções e progressões aos professores paranaenses. Em outubro, adianta a última parcela de 3,94% da equiparação salarial. “A educação é a nossa maior prioridade. Estamos empenhando todo nosso esforço para assegurar as conquistas dos professores que trabalham pelo futuro dos paranaenses”, disse Richa.
Com a equiparação, pela primeira vez na história, os professores concursados vão ingressar na carreira com salário inicial igual aos demais servidores de nível técnico superior. Em outubro, o salário dos professores para jornada de 40 horas semanais será de R$ 2.237,08, mais R$ 649,24 de auxílio transporte, totalizando vencimento inicial de R$ 2.886,32. Atualmente, o piso nacional para a mesma jornada é de R$ 1.567,00. Com os novos índices, o aumento salarial de 2013 para os professores atinge 11,35% e acumula em menos de três anos 50,16%.

Manifestantes bloqueiam trechos de rodovias que ligam São Paulo ao litoral



Fernanda Cruz
Repórter da Agência Brasil
São Paulo – Os acessos ao litoral sul paulista estão bloqueados em alguns pontos por causa de manifestações promovidas por centrais sindicais. Na Via Anchieta, altura do quilômetro (km) 60, sentido litoral, cerca de 50 manifestantes, moradores do Conjunto Habitacional Imigrantes, protestam por melhores condições de saúde e segurança.
Mais cedo, por volta das 5h, os manifestantes interditaram a Interligação Baixada, que liga a Rodovia Anchieta a Imigrantes. Depois, seguiram para a Via Anchieta onde bloqueiam a pista marginal do km-60. Segundo a Ecovias, o tráfego está fluindo pela pista central e há lentidão de 1 km.
Em outro ponto da mesma rodovia, na altura do km-13, manifestantes ocupam a faixa da direita e o acostamento da pista marginal da Anchieta, sentido capital.
Os protestos fazem parte do Dia Nacional de Mobilização e Paralisação, que tem entre as reivindicações redução da jornada de trabalho para 40 horas semanais sem redução salarial, valorização das aposentadorias, rejeição ao Projeto de Lei 4.330/04, que regulamenta a terceirização nos serviços público e privado, além da destinação de 10% do Produto Interno Bruto (PIB) para a educação, de 10% do orçamento da União para a saúde e melhorias no transporte público

MPU encaminha ao Congresso projeto de reajuste dos subsídios de 4,06%



Iolando Lourenço
Repórter da Agência Brasil
Brasília - Projeto de lei propondo aumentar os subsídios dos membros do Ministério Público da União (MPU) em mais 4,06%, além dos 5,2% já aprovados, foi encaminhado há pouco à Câmara dos Deputados pela procuradora-geral da República, Helenita Caiado de Acioli. A proposta é semelhante à enviada também hoje (29) pelo presidente do Supremo Tribunal Federal, ministro Joaquim Barbosa.
Se o projeto for aprovado pelo Congresso e sancionado, o subsídio do procurador-geral da República passará para R$ 30.658,42, a partir de 1º de janeiro de 2014. De acordo com justificativa do MPU, a proposição “busca a recomposição do subsídio dos membros do Ministério Público da União de modo a compensar as perdas sofridas em face do processo inflacionário no período de janeiro de 2012 a dezembro de 2013”.
Pela proposta, o valor dos vencimentos do procurador-geral passará de R$ 29.462,25 para R$ 30.658,42. No âmbito do MPU, o impacto da proposta é R$ 51.542.337,00. De acordo com o texto do projeto de lei, as despesas resultantes da aplicação da medida correrão à conta das dotações orçamentárias consignadas ao órgão.

Exposição mostra lacunas nas famílias vítimas da ditadura militar



Marcelo Brandão
Repórter da Agência Brasil
Brasília - A exposição Ausências, aberta hoje (29), no Museu da República, em Brasília, faz um convite à reflexão sobre a repressão dos regimes ditatoriais. Criada pelo fotógrafo argentino Gustavo Germano, Ausências mostra a violência dos tempos da ditadura militar no Brasil. Fotos antigas de famílias de vítimas são remontadas trazendo-as para os dias de hoje. São as mesmas pessoas e paisagens, mostrando quanto os entes queridos fazem falta.
Germano conhece a dor de perto, o irmão desapareceu na ditadura militar argentina. Essa foi a motivação que o levou, anos depois, a fotografar os parentes dos desaparecidos. Uma amostra apenas com famílias argentinas foi o ponto de partida para retratar o drama de milhares de brasileiros. “Esta exposição tem uma gênese que atravessa toda a minha vida. Sou um instrumento para mostrar o que as famílias da América Latina querem falar, que é a presença da ausência”.
A ministra da Secretaria de Direitos Humanos, Maria do Rosário, participou do evento e criticou a falta de respostas do país sobre o passado do seu povo. “Esta exposição revela o limite que a democracia ainda tem no Brasil, o quanto temos que avançar, dar respostas diante do que a ditadura fez. Essas famílias merecem a verdade, saber o que ocorreu com as pessoas que eram jovens, idealistas e que acreditavam no Brasil”.
A exposição fica no Museu Nacional da República até o dia 30 de setembro.

Mantega diz que não há fuga de dólares e o país continua atraindo investimentos estrangeiros



Daniel Mello
Repórter da Agência Brasil
São Paulo – O ministro da Fazenda, Guido Mantega, disse hoje (29) que não há fuga de dólares no Brasil e o país continua atraindo investimentos estrangeiros. “Temos mercado consumidor e um mercado financeiro que continuam atraindo investidores do mundo todo. É por isso que não há fuga de dólares no Brasil, enquanto outros países emergentes já perderam US$ 150 bilhões de reserva nesse último período”, disse ao participar de premiação a empresários promovida pela revista IstoÉ Dinheiro. “De janeiro a junho nós já recebemos US$ 59 bilhões em investimentos estrangeiros, tanto na produção como em ativos financeiros”, completou.
Segundo o ministro, há uma turbulência internacional causada pelo Federal Reserve (Fed), o Banco Central dos Estados Unidos. “O Fed exagerou na dose dos estímulos financeiros e agora está em via de desativá-los. É preciso muito cuidado nesse processo de desativação para não prejudicar os outros países”, declarou. Mantega garantiu que o país está preparado para enfrentar os problemas. “Mais uma vez o Brasil está bem preparado para a turbulência”, ressaltou.
De acordo com o ministro da Fazenda, os efeitos da instabilidade econômica estão sendo mitigados pelas ações do governo. “O Banco Central e o Tesouro [Nacional] têm agido com eficiência para dar liquidez aos mercados e manter a normalidade da economia”, declarou.
Apesar das incertezas, Mantega avaliou que existem sinais de que a economia mundial está retomando o ritmo de crescimento. “Os países avançados começam a dar sinais de recuperação. Os Estados Unidos, com maior vigor, e os países europeus mais moderadamente, ainda engatinhando, mas na mesma direção”.

Vereador que propôs CPI dos Ônibus do Rio deixa comissão



Da Agência Brasil
Rio de Janeiro – O vereador Eliomar Coelho (PSOL), autor do pedido de criação da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) dos Ônibus da Câmara Municipal e único da bancada de oposição, deixou o colegiado. Os demais vereadores do PSOL - Jefferson Moura, Paulo Pinheiro e Renato Cinco - também não vão ocupar a vaga do partido na CPI. O grupo anunciou que vai criar uma comissão paralela e encaminhar o relatório ao Ministério Público do Rio de Janeiro.
Sete dos oito vereadores da oposição estiveram se reuniram hoje (29), e somente o vereador Leonel Brizola Neto (PDT) não compareceu. O grupo discorda da composição da CPI por não incorporar as minorias partidárias e ao destinar os quatro principais cargos do órgão aos vereadores da base governista.
O vereador Eliomar Coelho disse que deixou a vaga por não reconhecer a legitimidade da CPI. “Não reconhecemos legitimidade nos membros da comissão que lá estão. Além disso, não tem a menor condição de falar de uma coisa ilegítima proporcionada por eles. Eu sou membro nato, tudo que está sendo decidido e resolvido é sem a minha pessoa. Não vou contribuir para isso. Eu acho incorreto e imoral”, alegou.
"As apurações e investigações feitas pela minha assessoria vão continuar. Vamos produzir relatórios e questionamentos sobre a situação dos ônibus na cidade, além de organizar seminários com a sociedade organizada. Por fim, vamos cobrar das autoridades. Buscamos o apoio dos movimentos organizados que atuam por melhoria nos transportes, o apoio da OAB [Ordem dos Advogados do Brasil] e do Clube de Engenharia para abrir a caixa-preta do setor", disse Eliomar.
Os vereadores de oposição disseram que vão recorrer da decisão da juíza Roseli Nalim, da 5ª Vara de Fazenda Pública do Rio, que revogou ontem (28) liminar que impedia o funcionamento da comissão.
A segunda sessão da CPI dos Ônibus, prevista para hoje, não ocorreu porque a decisão judicial foi concedida no final da tarde de ontem (28). O presidente da comissão, Chiquinho Brazão (PMDB), disse que os trabalhos serão retomados na próxima quinta-feira (5).
“Na próxima quinta-feira, todos os membros da CPI estão convocados para a segunda rodada de depoimentos e eu espero, sinceramente que o vereador Eliomar Coelho compareça, pois ele pode dar uma grande contribuição para a CPI que ele mesmo propôs”, disse Chiquinho Brazão.