sexta-feira, 22 de novembro de 2013

Perto do adeus, Massa diz que ordem na Alemanha foi 'golpe mais duro'



Às vésperas da despedida, piloto diz que ordem de equipe para que desse passagem para Fernando Alonso em Hockenheim foi seu momento mais complicado na Ferrari

Por São Paulo
Felipe Massa coletiva F1 GP Brasil (Foto: Reuters)Felipe Massa elege momento mais complicado durante sua passagem pela Ferrari (Foto: Reuters)
Às vésperas de sua despedida, Felipe Massadiz não ter do que reclamar. Em 12 anos naFerrari, sendo oito como piloto titular, o brasileiro afirma colecionar bons momentos na Scuderia. Nem tudo, porém, foram flores. Durante o período, precisou superar dificuldades, como o grave acidente no GP da Hungria, em 2009. Mas, prestes a ir embora, Massa elege a ordem para que desse passagem a Fernando Alonso, no ano seguinte, na Alemanha, como seu momento mais difícil na equipe.
- Eu acho que o momento mais difícil foi... Definitivamente, o acidente não foi um grande momento, mas talvez a corrida em Hockenheim, em 2010.
No GP da Alemanha, Massa sofreu seu maior golpe na Ferrari. Fazia exatamente um ano de sua grave batida em Hungaroring. Após uma bela largada, quando superou Vettel e Alonso, caminhava para uma vitória com sabor de superação. Porém, a história de cinema não comoveu a Ferrari, que ordenou a troca de posições para favorecer o espanhol, que ainda alimentava chances de lutar pela taça. Pelo rádio, seu engenheiro Rob Smedley disse: “Fernando está mais rápido que você. Pode confirmar que entendeu a mensagem?”. Mesmo incomodado, Felipe obedeceu. Reduziu e cedeu a liderança da corrida a Alonso. Em seguida, o engenheiro voltou a falar: “Boa decisão. Temos de ficar assim agora. Desculpe”, deixando na cara o jogo de equipe.
Naquele momento, Massa viu que seu espaço no time havia sido reduzido. No papel de escudeiro até o fim do ano, ainda conseguiu mais dois pódios, completando cinco na temporada. Entretanto, a desejada vitória, que teria vindo em Hockenheim, acabou não acontecendo.
- A corrida de Hockenheim foi um momento muito marcante, foi muito duro aquilo que aconteceu. É marcante no lado negativo não só para mim, mas para a equipe. Um dia ruim para a Fórmula 1 em geral.
Apesar dos problemas, Massa garante não se arrepender. O brasileiro afirma que seguirá torcendo para que a Ferrari retorne ao caminho das conquistas.
- Eu vou apenas tentar fazer o melhor na minha carreira e eu realmente torço para que a Ferrari também tenha um bom futuro. Eu realmente não tenho nada a reclamar. Nós tivemos um bom tempo juntos e eu espero ter um futuro fantástico em outra equipe. Eu não tenho nenhuma frustração na minha vida e é assim que as coisas são.