sábado, 7 de setembro de 2013

“Um dia cívico para comemorar a paixão dos brasileiros pelo País”



O governador Beto Richa afirmou neste sábado (07), durante o desfile em comemoração ao Dia da Independência do Brasil, em Curitiba, que a data comemora o amor dos brasileiros pelo país. “É um momento cívico, em que comemoramos a paixão da população pelo Brasil, um povo ordeiro e trabalhador, que contribui diariamente para a construção dessa grande nação”, disse Richa.

Richa também falou sobre o momento vivido pelo país, com manifestações nas principais cidades. “Vivemos um momento diferente, de manifestações em todo o país. Isso é compreensível e o principal objetivo é cobrar da classe política uma mudança de comportamento”.

O governador reiterou que o Paraná apoia as manifestações pacíficas, que tenham um objetivo, mas que não serão permitidas ações de violência.

De acordo com a Polícia Militar, cerca de 5 mil pessoas assistiram ao Desfile de 7 de Setembro na Avenida Cândido de Abreu, no Centro Cívico, onde estão localizadas as sedes dos poderes Executivo, Legislativo e Judiciário do Estado, além da prefeitura da capital.

O público acompanhou a passagem de unidades do Exército, Marinha, Aeronáutica, Polícia Militar, Polícia Civil, Guarda Municipal de Curitiba.

DESFILE - O desfile deste ano, promovido pelo Governo do Estado em cooperação com as Forças Armadas e o município, teve a participação de mais de 1,5 mil alunos de escolas municipais e estaduais e de centenas de representantes de organizações da sociedade civil.

Na sequência, foi a vez da passagem de militares e veículos das Forças Armadas e da Polícia Militar, além dos veteranos da Força Expedicionária Brasileira. O exército trouxe para a avenida cerca de 1.800 homens e 35 veículos. O encerramento do desfile foi realizado pelo Regimento de Polícia Montada Coronel Dulcídio, da Polícia Militar do Paraná.

Para o general Luiz Felipe Kraemer Carbonell, comandante da 5ª Região Militar do Exército, o 7 de Setembro é uma data cívica magna, que desperta a valorização pelo Brasil. “Temos que valorizar o nosso país, que tem todas as riquezas possíveis, inclusive a riqueza pessoal do nosso povo. É uma nação especial”, disse.

Marilda Clemente foi para avenida conferir o desfilou e ver o filho João, de 17 anos, representar o Colégio Militar de Curitiba. “É muito bonito. Todo ano venho”, disse. Marilda defendeu mais incentivo ao patriotismo, principalmente para os jovens. “Precisa incentivar. Se todo adolescente tivesse mais patriotismo nosso país seria melhor”, destacou.

Raimundo Cícero levou as duas filhas pequenas, Juliana e Letícia, para assistirem ao desfile. É a primeira vez que elas participam da celebração. “É bom pra mostrar o valor que a pátria tem pra gente. Desde pequenos eles começam a tomar conhecimento”, explicou Raimundo.

O vice-governador, Flávio Arns, a secretária da Família e Desenvolvimento Social, Fernanda Richa, o prefeito de Curitiba, Gustavo Fruet, e diversas autoridades estaduais e municipais, além de militares das forças armadas e representantes da segurança pública do Estado, acompanharam o desfile cívico em Curitiba, que começou às 9 horas e foi encerrado ao meio-dia.

SEGURANÇA – Com o objetivo de garantir a ordem e também a tranquilidade do público que assistiu ao desfile, a Polícia Militar do Paraná montou um forte esquema de segurança na Avenida Cândido de Abreu e imediações. O policiamento também foi reforçado no Litoral.

Durante o período do desfile, das 9h00 até perto do meio-dia, 11 pessoas foram encaminhadas pela Polícia Militar ao Centro de Triagem, na capital, para averiguações. “O desfile foi ordeiro, com harmonia e tranquilidade. Famílias inteiras compareceram para celebrar os valores da pátria, valores esses que toda nação, todo país precisa ter”, afirmou o comandante-geral da PM, coronel Roberson Bondaruk.

Saiba mais sobre o trabalho do governo do Estado em: