sexta-feira, 12 de julho de 2013

Orquestra Sinfônica do Paraná abre o Festival de Música de Londrina




A Orquestra Sinfônica do Paraná abre neste sábado (13) o 33º Festival de Música de Londrina com apresentação, às 21 horas, na Catedral Metropolitana de Londrina, e contará com a presença do secretário estadual da cultura, Paulino Viapiana.

O evento, que vai até o dia 27, é resultado de um convênio entre a Secretaria da Cultura do Paraná, a Secretaria de Cultura do Município de Londrina e a Universidade Estadual de Londrina.

A 33ª edição do Festival de Música de Londrina vai espalhar uma variedade de sons pela cidade e prevê uma programação artística diversificada, com cerca de 80 concertos distribuídos pela Catedral de Londrina, teatros da cidade, bares, instituições, empresas, calçadão central, hospitais, ônibus, entre outros.

Esta edição conta com o patrocínio da Copel (via Lei Rouanet), e apoio da Secretaria de Estado da Cultura, que participa da comissão institucional do evento. Como contrapartida ao apoio dado pela Secretaria, cidades do interior vão receber apresentações musicais que integram o festival.

O projeto, intitulado Música na Região, levará concertos aos municípios de Cornélio Procópio, Cambé, Rolândia, Ibiporã, Apucarana, Mauá da Serra, Faxinal, Arapongas e Maringá.

Pela primeira vez, em 33 anos, serão apresentados dois concertos de abertura, com grupos e programas diferentes. No dia 13, a Orquestra Sinfônica se apresenta sob a regência do maestro Osvaldo Ferreira. No repertório, o Concerto para Piano nº 4 em Sol Maior, de Beethoven. O solista será o pianista londrinense Marco Antônio de Almeida, diretor artístico do evento. No dia 14 de julho ocorre a segunda noite de abertura, com a Orquestra Sinfônica da Universidade Estadual de Londrina (Osuel), regida por Maurizio Colasanti, tendo como solista José Staneck, na Gaita de Boca.

FESTIVAL - Criado em julho de 1979 pelo maestro Norton Morozowicz, o evento inicialmente obteve pequena repercussão regional e estadual. Com o passar dos anos, se tornou reconhecido nacional e internacionalmente. Com amplo acesso da comunidade, foi criado e fundamentado no ensino, na criação, na performance e na difusão da música instrumental e vocal, principalmente da música brasileira e paranaense.

Esta edição celebrará os 150 anos de nascimento do pianista e compositor brasileiro Ernesto Nazareth e o bicentenário de nascimento dos músicos Giuseppe Verdi (italiano) e Richard Wagner (alemão).

O Festival conta com duas estruturas: pedagógica e artística. A programação pedagógica envolve 48 professores nacionais e internacionais, que ministrarão 50 cursos e práticas: Práticas de Conjunto, Cursos de Regência, Instrumentos, Voz, Estruturação Musical, Música Popular, Cursos para Crianças, Oficina do Choro, Jazz Vocal e Música e Tecnologia.

Já a programação artística do festival promoverá eventos em diversos espaços da cidade: Catedral Metropolitana de Londrina, Museu de Artes de Londrina, Museu Histórico de Londrina, e outros espaços: Colégio Mãe de Deus, Teatro Zaqueu de Melo, Teatro Crystal Palace, Auditório do SESC, Auditório FIEP / SESI, Zerão, Calçadão, Praça Pé-Vermelho, Arel, Concha Acústica e Bar Valentino.

Serviço: 33º Festival de Música de Londrina.

Abertura: 13 de julho, às 21 horas, na Catedral Metropolitana de Londrina.