quinta-feira, 11 de julho de 2013

Metalúrgicos paralisam as atividades e bloqueiam estradas



Do blogdajoice
Manifestantes estão na frente das fábricas com faixas e cartazes
grevemontadoras
Cerca de 10 mil funcionários de pelo menos sete montadoras de Curitiba e Região se reúnem desde o início da madrugada para protestar com faixas e cartazes em apoio ao Dia Nacional de Lutas.
Segundo o Sindicato dos Metalúrgicos da Grande Curitiba (SMC), entre as reivindicações dos trabalhadores estão, a redução da jornada de trabalho para 40 horas, valorização das aposentadorias, e revisão dos preços das taxas de pedágio e mudanças no sistema de eleições do Tribunal de Contas do Paraná (TC-PR). Entre as montadoras que estão sendo afetadas pelos protestos estão a Renault, Volvo e Volkswagen.
Os pontos mais prejudicados são: BR-277, no quilômetro 71, sentido Paranaguá, e no quilômetro 98, sentido interior. No bairro CIC, em Curitiba, os manifestantes também bloqueiam o Contorno Sul, no cruzamento da Avenida Juscelino Kubitscheck com a Rua Eduardo Sprada. Na BR-376, os metalúrgicos já estão em frente à fábrica Audi, e prometem fechar a pista, no sentido Santa Catarina. Na Rodovia do Xisto, em Araucária e BR-277, KM 68, sentido Curitiba, também estão interditadas. De acordo com a Polícia Rodoviária Federal, alguns desvios serão realizados para evitar que o congestionamento piore.
Todos os protestos são realizados de forma pacífica, segundo o sindicato.