sábado, 15 de junho de 2013

Observatório do Trabalho é um raio-X das possibilidades de emprego e o mercado



Agora é possível traçar um mapa detalhado do mercado de trabalho e da atividade econômica de Porto Alegre


Porto Alegre, RS (DINO) |
O Observatório é fundamental para o desenvolvimento econômico da cidade, a partir dos subsídios capazes de contribuir com a formulação de políticas públicas de emprego,trabalho e renda
O Observatório do Trabalho de Porto Alegre chega a média mensal de 7.200 acessos. Segundo Krishna Daudt, coordenadora dessa importante ferramenta, pioneira no Rio Grande do Sul, implantada em 2012, já construiu um conjunto de indicadores, estudos e informações – a partir de diferentes bases de dados e do diálogo com lideranças, dirigentes e gestores locais –, que consolidam a metodologia de acompanhamento da situação de ocupação e da renda.

O secretário municipal do Trabalho e Emprego, Pompeo de Mattos define esse conhecimento para o público em geral ou diretamente interessado como parte da estratégia do Observatório, com foco na ampliação do debate público com a temática”. Significa,, que tanto empresários como trabalhadores, bem como o mundo acadêmico podem dispor da ferramenta, criada com esse objetivo, produzir conhecimento referente ao mercado de trabalho local, com subsídios para a formulação de políticas públicas de emprego, trabalho e renda. O Observatório resulta da parceria firmada pela Secretaria Municipal do Trabalho e Emprego(SMTE),com o Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) e Departamento Intersindical de Estatísticas e Estudos Socioeconômicos (DIEESE).


O mais importante no Observatório, conforme Krishna Daudt é o fato de que agora é possível traçar um mapa detalhado do mercado de trabalho e da atividade econômica de Porto Alegre.”O observatório ´e uma ferramenta online que reúne, a partir de diferentes bases de dados o acompanhamento periódico e mensal da empregabilidade local. “Para isso, utilizam-se os dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (CAGED) do Ministério do Trabalho e Emprego,” enfatiza Krishna. Permite, ainda, obter análise por bairros em Porto Alegre, nas 17 regiões do Orçamento Participativo, com diversas opções de cruzamentos, como registro de ocupação da região ,dados dos trabalhadores,das empresas e do patamar salarial praticado.


“Assim, o Observatório é fundamental para o desenvolvimento econômico da cidade, a partir dos subsídios capazes de contribuir com a formulação de políticas públicas de emprego,trabalho e renda” conclui a coordenadora do Observatório e Gerente de Informações sobre Trabalho e Emprego, da Secretaria Municipal do Trabalho e Emprego da Prefeitura Municipal de Porto Alegre”, Krishna Daudt. Tudo isso ao alcance de todos: http:geo.dieese.org.br/poa.
- See more at: http://www.dino.com.br/releases/observatorio-do-trabalho-e-um-raio-x-das-possibilidades-de-emprego-e--o-mercado-dino8906787131#sthash.z3wV5wTQ.dpuf