sexta-feira, 28 de junho de 2013

Governo cria canal para ouvir população sobre rodovias e transporte




Informações, sugestões e reclamações sobre condições de rodovias pedagiadas, transporte marítimo e fluvial, e transporte coletivo intermunicipal têm novo canal para serem registradas. A Agência Reguladora do Paraná, do Governo do Estado, instalou a Ouvidoria Agepar que atenderá pelo número 0800- 644-2013.

Placas informativas com o número da Ouvidoria serão colocadas nas rodovias pedagiadas e junto às praças de pedágio. Material com as mesmas informações será afixado em ônibus, balsas e ferry boat. O atendimento da Ouvidoria funciona 24 horas.

A instalação da Ouvidoria faz parte da estruturação da Agepar, agência criada em 2002, mas regulamentada em novembro do ano passado. “O funcionamento da Ouvidoria é um passo importante para a estruturação da Agência e um instrumento de grande valia para as ações que fazemos”, disse o diretor-presidente, Antonio José Correia Ribas. Para ele, o atendimento permite fiscalização mais eficiente e a criação de um banco de informações que orientará novas ações para os serviços de concessão.

O responsável pela Ouvidoria da Agepar é advogado João Luiz Rego Barros, que foi ouvidor de empresa de telefonia de 1998 a 2009 e consultor empresarial para implantação de Ouvidoria. Ele foi responsável pela criação dos conselhos de clientes em empresas públicas e privadas. “A participação do cliente é o melhor presente para qualquer empresa e a Ouvidoria é o canal para isso”, disse.

ESTRUTURA - A Ouvidoria da Agepar terá quatro canais importantes de comunicação com o cliente. No site www.agepar.pr.gov.br estão as respostas sobre as dúvidas mais frequentes dos setores sobre os quais a Agência atua, além de o Fale Conosco da Ouvidoria. Pelo telefone serão repassadas informações gerais sobre sinalização e condições de rodovias, transporte fluvial e aquático, pedágio e transporte intermunicipal de passageiros. Em caso de reclamações, estas serão encaminhadas para o Ouvidor.

Para ter uma resposta mais rápida e precisa, é importante descrever a reclamação de forma clara, simples e objetiva. O relato deve ser completo com indicação de locais, datas, nomes, documentos comprobatórios e outros itens que sirvam de subsídios para viabilizar a análise do caso. Não é preciso se identificar. A denúncia anônima é aceita e processada.

A Agepar responde pela regulação, normatização, controle, mediação e fiscalização dos serviços públicos de infraestrutura concedidos no Paraná. O objetivo é atender o interesse público, garantindo qualidade, segurança, eficiência econômica e técnica, além de tarifas justas.

A Agência Reguladora do Paraná é um órgão de Estado, portanto não é subordinada ao governo. Como autarquia de regime especial, a Agepar tem como características independência financeira e autoridade administrativa e decisória.