sábado, 15 de junho de 2013

Estresse pode levar cabelo a ficar grisalho


imagem transparente



Presidente Barack Obama: antes e depois do cargo
Foto: Reprodução

Presidente Barack Obama: antes e depois do cargoREPRODUÇÃO
Aquela velha história de que preocupação deixa os cabelos brancos agora tem base científica. Um novo estudo mostrou que altos níveis de hormônios do estresse podem interromper a produção de células-tronco de melanócitos, que dá pigmentação ao cabelo. Ao longo do tempo, elas são reduzidas ao ponto que os fios ficam cinza ou brancos.
- Nosso resultado pode dar ideia da relação entre o hormônio do estresse e o cabelo grisalho - disse, ao “The Telegraph”, Mayumi Ito, professor dermatologia do Centro Médico da da Universidade de Nova York.

Os melanócitos são células que produzem o pigmento conhecido por melanina, responsável pela cor da pele e do cabelo. Quando uma pessoa se bronzeia, a pele produz mais melanina. Entretanto, a descoberta, publicada no periódico “Nature Medicine”, sugere que a pele pode roubar melanócito do reservatório do folículo capilar.

Usando camundongos e amostras de pele do couro cabeludo humano, os pesquisadores descobriram que a luz ultravioleta leva as células-tronco a migrar do folículo. Ao aprofundar esta migração de melanócitos, os cientistas notaram que uma das substâncias que provoca este processo é a melanocortina 1, um dos hormônios relacionados ao estresse.

Em ratos com altos níveis deste hormônio, mais destas células saem dos folículos capilares. A descoberta se baseia em pesquisas anteriores que sugerem que ficar prematuramente grisalho pode ter causa genética, ou ainda ter relação com fatores do meio ambiente, como poluição, dieta e fumo.


Fonte: O Globo - Online