sexta-feira, 7 de junho de 2013

Cida Borghetti comemora aprovação de projetos da Copa


O idealizador do Museu Itinerante do Índio, jornalista Ricardo Rodrigues, embora não estando mais participando dos trabalhos que envolvem o projeto, por opção própria e por estar com outras prioridades no momento, está otimista com as perspectiva de implantação do MII. 

A deputada federal Cida Borghetti (PP-PR) comemorou, nesta sexta-feira, a aprovação do projeto “Museu Itinerante do Índio” pelo Ministério da Cultura e o Caminhão da Copa, aprovado no ano passado pelo Ministério do Esporte. Estes dois projetos integram o Plano de Promoção Brasil durante a Copa de 2014. “São projetos que vão valorizar nosso país envolvendo a cultura e o esporte. Aqui estarão delegações do mundo inteiro, pessoas que vão levar aos seus países o que conhecerem aqui. É uma forma de comunicar e informar ao mundo as nossas riquezas culturais e naturais que merecem ser conhecidas por todos”, destacou a parlamentar.
O projeto aprovado pelo ministério da Cultura que cria ‘o Museu Itinerante do Índio’, transportará uma exposição interativa que se transforma em um moderno auditório multimídia com objetivo de divulgar a importância e participação dos índios no descobrimento e na história do Brasil. O Museu contará com aparatos interativos, painéis educativos, réplicas de materiais líticos, artesanato e jogos. Já o Caminhão da Copa é um projeto oficial com o objetivo de promover o esporte, a cultura, a educação e o meio ambiente, levando informação e entretenimento. O Caminhão também vai destacar as riquezas culturais e belezas naturais dos estados. De acordo com o projeto, o Caminhão estará em mais de 720 cidades brasileiras. No Paraná estima-se mais de 200 mil visitantes. O Caminhão será visto por mais de 9.000.000 de brasileiros e estrangeiros.