terça-feira, 21 de maio de 2013

BOLETIM CULTURAL DA ASSOCIAÇÃO PARANAENSE DE IMPRENSA - API


API - Associação Paranaense de Imprensa

Fundada em 31 de Outubro de 1934





1. PROBLEMA NOS EUA
Nos Estados Unidos, o presidente Obama teve que vir a público para explicar operação dos serviços de inteligência que colocaram jornalistas de uma importante agencia noticiosa sob monitoramento - a pretexto de buscarem informações de segurança. Pressionado, Obama disse que “o desafio é achar um equilíbrio apropriado entre liberdade de imprensa e segurança nacional”; porém, sob criticas, mostrou-se consciente de que iniciativas desse tipo afetam a democracia no país.

2. BRASIL E INTERNET
O físico britânico Tim Berners-Lee - criador do projeto de informática que iria se tornar a rede internet -, está em visita ao Brasil para uma conferencia sobre o avanço desse meio eletrônico de comunicação. No evento, ele destacou a iniciativa brasileira para a adoção de um projeto de regulação da rede, capaz de preservar sua independência via participação de entidades de usuários. O PHD elogiou a iniciativa, pedindo mobilização popular para que o marco civil da internet possa expressar a neutralidade do sistema, “com o Congresso votando na direção certa”.

3. DIALOGO INFERTIL
De outro lado, especialistas destacam a importância de valoração nos sites da internet, com preferência para as iniciativas vinculadas a grupos de comunicação capazes de oferecer qualidade aos noticiosos eletrônicos. Isso porque, na ausência de filtros – apuração das informações, correção do texto publicado e classificação dos assuntos, entre outros – sites de redes sociais podem acabar colocando na rede material com interações problemáticas, clima de agressões e outras impropriedades que afetam o espaço público disponível com uma das mais importantes novidades do nosso tempo (repercutindo a preocupação anterior de Tim Berners-Lee).

4. SITES CRESCEM
As filtragens de qualidade e veracidade são importantes, porque a cada período, mais brasileiros usam a internet; segundo levantamento do IBGE a média se aproxima de 50% - e leem notícias na rede eletrônica. O acesso a sites com conteúdo jornalístico cresceu 39% em 2012, com 1.115 milhões de páginas vistas. A maioria acessa o meio por computador (de mesa ou notebook), mas cresce o uso de telefones inteligentes e tablets.

5. IMPULSO É NEGATIVO
Já no campo da publicidade a concorrência de meios leva as agencias a uma corrida para despertar a atenção da audiência e, nesse embalo, cometerem excessos contraproducentes. Assim, em países avançados, grupos de pressão de usuários e consumidores montam protestos públicos contra tais abusos; como ocorreu com a campanha, criada na Índia, para promoção de uma marca de automóvel. A agencia lotou o porta-malas do carro com falsas mulheres amordaçadas e, no volante, o ex-premier italiano Berlusconi – notório por aventuras não usuais. Tal incidente foi seguido por outros que assinalam perplexidade dos meios para enfrentar o tempo.

6. MORRE TAMER, UM PRECURSOR
Alberto Tâmer, um dos jornalistas mais experientes sobre economia, morreu na semana aos 81 anos. Depois de trabalhar por meio século no “Estadão”, Tamer também manteve programa em rádio, onde respondia duvidas sobre assuntos econômicos e atendia o público, mesmo fora do microfone. Uma de suas frustrações foi quando o governo Collor confiscou a caderneta de poupança – um dos símbolos da economia popular. Tâmer atuou ainda como editorialista, correspondente internacional e, sobretudo, como colunista que dissecava o “dia-a-dia” da economia.

7. API REUNIDA
A Associação Paranaense de Imprensa reuniu, na sexta-feira, seus órgãos diretivos (Diretoria e Conselho), para aprovar as contas do ano passado e repassar os projetos e iniciativas do exercício. Entre eles o apoio às comemorações dos 160 anos de autonomia do Paraná e o lançamento de uma premiação das personalidades com boas iniciativas para a sociedade.

Rafael de Lala, Presidente da Diretoria

Hélio Freitas Puglielli, Diretor de Assuntos Culturais.