sexta-feira, 5 de abril de 2013

Saiba quais frutas do outono são as maiores fontes de nutrientes


imagem transparente

Morango é antioxidante
Morango é antioxidante Foto: Divulgação
 
O outono chegou há uma semana, e as frutas da estação já enchem de cor e sabor as bancadas de feiras e supermercados. Caqui, tangerina, coco, morango e limão são alguns dos alimentos que estão mais baratos nesta época do ano, e além de fazerem bem ao bolso, contêm nutrientes aliados da saúde do organismo.

- A produção dessas frutas é grande agora. Então, elas estão mais saborosas, suculentas, ricas em nutrientes e com menos agrotóxicos - diz a nutricionista funcional Gabriela Maia.
De acordo com a especialista, antes de comprar, deve-se calcular a quantidade de frutas consumidas por semana para evitar desperdício.

- Por exemplo, frutas como banana e mamão amadurecem rápido, então é melhor comprar mais verdinhos. É importante também observar a integridade da casca. Se ela estiver batida, rachada ou com furinhos, é bom evitar, pois a fruta tenderá a estragar mais facilmente e pode ter havido a entrada de bactérias - ensina.

Dependendo da fruta, é possível usar a casca higienizada para preparar doces. É o caso do abacaxi, outra fruta do outono, afirma a nutricionista Flávia Morais, da rede Mundo Verde. Segundo ela, se a forma escolhida para o consumo for o suco, o ideal é não coar a bebida para não desperdiçar as fibras.

Com algumas frutas, deve-se ter moderação. Uma delas é o caqui, riquíssimo em frutose. Uma unidade por dia está de bom tamanho, afirma Gabriela Maia. Para o abacate, fonte de gordura, a quantidade diária recomendada é de duas a três colheres de sopa, adição de açúcar.