segunda-feira, 18 de março de 2013

Projeção de analistas para taxa básica de juros sobe pela segunda semana seguida


Projeção de analistas para taxa básica de juros sobe pela segunda semana seguida



Kelly Oliveira
Repórter da Agência Brasil
Brasília – Analistas do mercado financeiro consultados pelo Banco Central (BC) elevaram pela segunda semana seguida a projeção para a taxa básica de juros, a Selic, ao final deste ano. Desta vez, a estimativa passou de 8% para 8,25% ao ano. Para o final de 2014, a projeção subiu de 8,25% para 8,50% ao ano.
O aumento da inflação pode levar o BC a subir a Selic para calibrar os preços. A mudança nas expectativas das instituições financeiras ocorreu depois da divulgação da ata da última reunião do Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central, no dia 6 deste mês, quando a taxa foi mantida em 7,25% ao ano.
Na última quinta-feira (14), o BC informou, por meio da ata, que o aumento da inflação pode não ser um fenômeno temporário, mas uma uma eventual acomodação em patamar mais elevado. Mas o comitê ponderou que “incertezas remanescentes – de origem externa e interna – cercam o cenário prospectivo e recomendam que a política monetária [definição da taxa básica de juros, a Selic] deva ser administrada com cautela”.
Apesar dessa expectativa de que a Selic vai subir, tanto a mediana das expectativa de todas as instituições pesquisadas quanto a das cinco que mais acertam as projeções (Top 5), indicam que Selic não deve começar a subir já na próxima reunião do Copom, nos dias 16 e 17 de abril.
O BC trabalha para que a inflação convirja para o centro da meta, que é 4,5%, com margem de 2 pontos percentuais para mais ou para menos. De acordo com a projeção dos analistas de instituições financeiras, neste ano, a inflação medida pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) deve ficar em 5,73%, contra os 5,82% previstos na pesquisa divulgada na segunda-feira passada. Para 2014, a estimativa passou de 5,50% para 5,54%.