sábado, 9 de fevereiro de 2013

Serviços públicos no Litoral são aprovados por 72% dos veranistas



Uma pesquisa de opinião pública realizada pelo Instituto Paraná Pesquisas revela que as ações feitas pelo Governo do Estado, no projeto Verão Paraná 2012/2013, registram altos índices de aprovação dos veranistas. De acordo com o levantamento, 72% dos entrevistados avaliaram como ótimo ou bom os serviços de segurança, limpeza, iluminação e saneamento oferecidos pelo governo durante a temporada. 
A pesquisa ouviu 500 pessoas nos municípios de Guaratuba, Pontal do Paraná e Matinhos, entre 25 e 27 de janeiro. O governador Beto Richa afirmou que todos os serviços foram ampliados para oferecer mais conforto aos veranistas e garantir atenção às pessoas que ali vivem.
Cerca de 35% dos entrevistados, que frequentaram as praias do Paraná nos últimos dois anos, afirmam que os serviços prestados nesta temporada foram melhores que os da anterior. No início da temporada, o governo enviou ao Litoral um efetivo da Polícia Militar 20% maior que na operação passada. 
São dois mil policiais e 900 bombeiros. A Polícia Civil também ampliou o efetivo nas delegacias, com 234 agentes. De acordo com o comandante-geral da PM, coronel Roberson Bondaruk, uma integração maior com a comunidade e com as secretarias, maior efetivo policial e melhores equipamentos garantiram um verão mais tranquilo aos paranaenses.  

O comerciante guaratubano Eduardo Sadzinski disse que é perceptível o reforço da presença policial no município nos últimos anos. Além do policiamento ostensivo e de combate a crimes como tráfico de drogas e roubos, a operação de segurança promovida pelo governo deu atenção especial para abusos no volume de som e no consumo de bebidas alcoólicas. O veranista José Canhe, de 51 anos, passou o verão no Litoral paranaense com a esposa e dois filhos e afirmou que é bom saber que existe segurança para caminhar e passear com os filhos pelas praias.
 Para o trabalho de salvamento e resgate, foram distribuídos guarda-vidas em 100 pontos ao longo da orla paranaense e em 50 pontos no interior do Estado, além de 64 embarcações em praia e 166 viaturas motorizadas. A corporação distribuiu ainda materiais de prevenção contra afogamentos e pulseiras para identificação infantil. Para a limpeza das praias, o governo reforçou as equipes com a contratação de 977 trabalhadores, 309 a mais que na temporada passada. Também dobrou o número de lixeiras instaladas na orla. Com isso, a aprovação dos serviços tiveram altos índices. Segundo o diretor do Águas Paraná, Everton Souza, a aprovação comprova efetivamente que o reforço do governo deu resultados. 
Nesta temporada, veranistas e moradores tiveram à disposição as Bibliopraias. São módulos montados na areia para empréstimos e leitura de livros. O governo instalou ainda pontos de internet sem fio gratuita. Para o atendimento médico/hospitalar adequado aos veranistas, foram ampliados o número de médicos, enfermeiros e técnicos de enfermagem nas unidades de saúde dos sete municípios. Foram cerca de dois mil plantões médicos, 900 de enfermagem e dois mil de técnicos de enfermagem nos diferentes postos de atendimento. O governo também destinou sete ambulâncias do Samu que, após o término da Operação Verão, vão permanecer nos municípios para atendimento no Litoral.