segunda-feira, 21 de janeiro de 2013

Veja as dicas de uma nutricionista para interpretar as informações da tabela nutricional


Da Redação  do blog Joice Hasselmann
mulher-lendo-tabela-nutricional-rotulo-embalagemVocê com certeza já reparou na tabela nutricional presente nas embalagens dos alimentos, certo? Há dez anos, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) determinou que as informações básicas deveriam constar nos rótulos de produtos alimentícios vendidos no Brasil. A nutricionista Maria Emília Albuquerque fala sobre a importância dessas informações para o consumidor. ”Isso ajuda a pessoa que está consumindo o produto a ter um pouquinho mais de noção do que compõe esse alimento. Antes dessa obrigatoriedade, as pessoas comiam pelo sabor, pela aparência, então hoje as pessoas têm opção de fazer uma escolha pela parte nutricional também”, ressalta. 
Mas você sabe interpretar as informações contidas nos rótulos das embalagens? A nutricionista dá algumas dicas que podem ajudar. “A tabela é composta por duas colunas, a primeira é composta por gramas ou miligramas dos componentes, a segunda coluna é de porcentagem. Essa porcentagem é o quanto corresponde a necessidade de uma pessoa que consume duas mil calorias por dia”, alerta.
Outra dica importante é prestar atenção na ordem em que os ingredientes aparecem no rótulo. “O fator importante que é desconhecimento da população é na questão dos rótulos, na parte dos ingredientes, onde consta todos os ingredientes que compõem aquele alimento. A ordem em que aparecem segue a ordem de quantidade que compõem aquela comida. Isso as pessoas desconhecem, então se você vai pegar um suco, por exemplo, e o primeiro item é o açúcar e depois vem a polpa da fruta, a pessoa não sabe que ele contém mais açúcar do que a própria polpa. Então isso é uma informação que a população em geral desconhece”, alerta a nutricionista.
As informações básicas que precisam estar em qualquer rótulo são a quantidade de proteínas, carboidratos, gorduras, fibra alimentar e sódio