sábado, 28 de julho de 2012

1.400 hortas comunitárias produzem alimentos e geram renda


Alimento



principal




Vizinhos, comunidades organizadas e outros grupos de pessoas interessadas em ter uma horta coletiva podem contar com assistência técnica da Prefeitura de Curitiba. Por meio da Secretaria Municipal do Abastecimento, agrônomos e técnicos dão todo suporte necessário a famílias interessadas em transformar terrenos ociosos em áreas de produção de alimentos.
Em Curitiba existem 1.396 hortas comunitárias apoiadas pela Prefeitura, envolvendo cerca de 9 mil pessoas, numa área de cultivo de 250 hectares de terra. Nas hortas são cultivadas mais de 33 variedades de verduras e legumes.
A Prefeitura fornece alguns insumos, técnicas de preparo de solo e de plantio, avaliação prévia e acompanhamento da produção no começo do programa. Cada grupo tem apoio institucional pelo prazo de um ano.
“As vantagens das hortas vão além do alimento. É um método barato de eliminar terrenos baldios, que muitas vezes viram depósitos de lixo e de foco de mosquitos na cidade. As hortas também evitam a impermeabilização do solo, um problema grave nos grandes centros urbanos, além de ser um exercício de cidadania quando envolve grupos de pessoas”, explica o secretário municipal do Abastecimento, Humberto Malucelli.
A renda não é um critério para se ter uma horta comunitária. A Prefeitura só não faz atendimento individual. Para receber o apoio, basta ter um grupo de pessoas interessados e a autorização do proprietário do terreno. 
Condomínios, escolas, instituições podem participar do programa. Os interessados devem entrar em contato com as Regionais da Prefeitura, nos Núcleos do Abastecimento. Os pedidos serão analisados pelos técnicos.
Recorde de alimento - Junto com o projeto Lavoura, que atende pequenos produtores rurais da cidade, a produção de alimentos nas hortas comunitárias e pequenos produtores da cidade chegou a 4.700 toneladas em 2010. A produção é destinada tanto para consumo das famílias, como para comercialização do excedente.
Serviço:
Informações sobre hortas comunitárias nas Regionais:
Regional Portão:3250-3901/3903
Regional Boqueirão: 3313-5517/5518
Regional Boa Vista: 3313-5721/5681
Regional CIC: 3212 1704/1705
Regional Bairro Novo: 3298-6101/6168
Regional Matriz: 3313-5819/5821
Regional Pinheirinho:3313-5424/5425
Regional Santa Felicidade: 3374-5005/5011
Regional Cajuru: 3267-3880

sexta-feira, 27 de julho de 2012

Criatividade feita à mão nos bairros de Curitiba


Feiras de artesanato


principal

Curitiba tem 22 feiras distribuídas pelos bairros para comercializar o trabalho feito à mão de aproximadamente 2.000 artesãos. As feiras são administradas pelo Instituto Municipal de Turismo e oferecem grande variedade de produtos, com preços atraentes. É possível encontrar o artesanato tradicional e até artigos inovadores.
Todos os produtos expostos e vendidos nas feiras de bairros passam por uma avaliação. Para serem selecionados, precisam ter características artesanais, artísticas e culturais. Também são avaliados criatividade, acabamento, execução, funcionalidade, higiene, apresentação e estética.
Para a comercialização de gêneros alimentícios, os artesãos devem atender as normas de manipulação, comercialização e armazenamento da Vigilância Sanitária.
O artesanato culinário, por exemplo, precisa ser embalado e apresentar etiqueta com dados como ingredientes, conteúdo ou peso líquido, identificação de origem (endereço completo do fabricante com telefone), data de validade, forma de conservação e se o produto contém ou não contém glúten.
Cosméticos (sabonete, sais de banho, hidratantes, xampus) devem conter rótulo identificando a composição, datas de fabricação e validade, peso ou volume líquido e termo de responsabilidade do profissional responsável pela fabricação.
Horários e características das feiras
ÁGUA VERDE Rua Professor Brasílio O. da Costa (entre avenida República Argentina e avenida Guararapes) 
Sábado, das 9h às 15hMuitas opções de presentes e objetos de decoração. Tem velas no formato de flor, colares de contas, pijamas de pelúcia para crianças, toalhas e cestas de crochê e até acessórios feitos com fitas de impressora.
BACACHERIAvenida José Goulin (próximo Conjunto Solar)
Domingo, das 8h às 13hO passeio começa pela feira verde, que tem frutas e verduras sem agrotóxicos. Na parte de artesanato, uma incrível variedade de artigos de vestuário, mesa, banho e decoração. Sabonetes artesanais, vasos de cerâmica e muitos outros produtos diferentes que agradam todos os estilos e ainda cabem no seu bolso.
BAIRRO ALTORua Jornalista Alceu Chichorro, em frente ao Liceu de Ofícios
Sábado, das 9h30 às 17hTem objetos decorativos, utilidades para casa, acessórios e muito mais. Tudo em um ambiente descontraído e com um atendimento diferenciado.
BOQUEIRÃORua da Cidadania do Carmo 
Segunda e terça-feira, das 9h às 17h, e quarta-feira, das 9h às 19hProdutos variados, que vão desde acessórios pessoais, objetos decorativos e lúdicos para o lar, até obras de arte. Vale experimentar um pouco da gastronomia brasileira comendo uma tapioca ou sabores internacionais, como o do pierogue.
CAPÃO RASO Largo Padre Albino Vicco (Praça da Igreja) 
Sábado, das 10h às 17hVende objetos decorativos para casa ou festa, além de nécessaires, estojos personalizados, velas e muito mais. Para as futuras mamães, a feira é ótima para comprar o enxoval e os presentes do bebê.
A feira oferece ainda muitas opções de lanches e uma oficina de artesanato no primeiro sábado de cada mês, a partir das 13h30.
CIC Rua São Severino (Terminal CIC) 
Quarta-feira, das 10h às 17hVocê encontra de tudo: roupinhas de bebê, jogos de cozinha e objetos de decoração variados. A feira também conta com um atendimento especial para encomendas sob medida.
FAZENDINHATerminal Fazendinha 
Segunda e quarta-feira, das 9h às 17hBrincos, colares e bolsas, sem contar os lindos conjuntos de trilhos e toalhas de mesa bordados em ponto cruz. Se a fome bater, a feira tem pasteis, doces, salgados e bolos com gostinho de tarde na casa da avó.
HAUERPassarela do Hauer
Sábado, das 8h às 13hComece bem o fim de semana passeando com seu cãozinho pela passarela do Hauer até chegar à feira e confira as últimas novidades em artesanato. Tem objetos de decoração, acessórios e muito mais.
JUVEVÊRua Alberto Bolliger (próximo ao Estádio Couto Pereira)
Sábado, das 8h às 13hAcessórios femininos, vasos florais e muitos objetos decorativos que vão deixar seu lar mais moderno. Os produtos variam de antiguidades a objetos de design.
LUIZ XAVIER (ARTES PLÁSTICAS) Avenida Luiz Xavier (próximo ao Palácio Avenida) 
Quarta-feira, das 9h às 14h, e sábado, das 9h às 14hExpressões artísticas de cunho erudito ou popular. Pintura, escultura, desenho, caricatura, gravura de arte com matriz original e fotografia artística são apenas algumas das inúmeras técnicas presentes no espaço.
PASSEIO PÚBLICOAvenida Presidente Faria esquina com Presidente Carlos Cavalcanti (Passeio Público)
Sábado, das 8h às 13hVários artigos para a casa ficar mais bonita, acessórios, produtos para cozinha e presentes para crianças.
PORTÃOPraça Desembargador Armando Carneiro (ao lado do Terminal do Portão)
Quinta-feira, das 9h às 17hOs produtos artesanais são de qualidade e cheios de diferenciais. Experimente também as bolachas caseiras.
PRAÇA AFONSO BOTELHORua Buenos Aires (próximo ao Estádio do Atlético) 
Terça-feira, das 17h às 22hTem pastel, pierogui e muitas outras delícias. Nas barraquinhas de artesanato, veja os cestões e cestinhas de vime, os bótons, a galinha de matelassê e o tricô para bebês.
PRAÇA UCRÂNIAPraça Ucrânia, Bigorrilho
Quarta-feira, das 11h às 19hCartonagem, patchwork e cortinas em pedraria são diferenciais dessa feira, que oferece uma boa variedade de artigos exclusivos. Você encontra arte em mosaicos, tricô, crochê, bordado, macramê. A feira possui um amplo espaço para as crianças brincarem e curtirem.
PRAÇA 29 DE MARÇOPraça 29 de Março, Centro
Domingo, das 8h às 13hTem acessórios para a família toda, inclusive para seu animal de estimação. Confira também os trabalhos em crochê e os objetos decorativos em MDF.
REPÚBLICA ARGENTINAAvenida República Argentina (ao lado do Supermercado Pão de Açúcar)
Sábado, das 10h às 17hAcessórios pessoais encantadores, objetos exclusivos para decorar a casa e uma linha completa de produtos para a cozinha. Há opções de acessórios para os bichos de estimação.
SANTA FELICIDADE Praça São Marcos (em frente ao Terminal de Santa Felicidade)
Terça-feira, das 15h às 21hTem conjuntos de colar e brincos, além de outras bijuterias. Aqui tudo vira arte, até aquela calça jeans antiga se transforma em bolsa cheia de charme
SANTA FELICIDADE II Rua da Cidadania de Santa Felicidade 
Primeira semana do mês, das 8h às 17h
SANTA QUITÉRIARua Curupaitis, esquina com Bocayuva (praça Francisco R. A. de Macedo)
Sábado, das 11h às 19h
SÃO LOURENÇOParque São Lourenço
Domingo, das 11h às 17hBonecos de pano de diversos estilos e uma variedade incrível de bijuterias artesanais. Tem também caixas de madeira decoradas e objetos de acrílico.
SÃO LUCAS Avenida João Gualberto, esquina com Anita Garibaldi 
Terça-feira, das 14h30 às 20h30Há velas de todos os tipos, casaquinhos de tricô e objetos para cozinha. Para a criançada, uma diversidade de bichos e feltro e dedoches.
SÍTIO CERCADORua Contenda (próximo Terminal Sítio Cercado)
Sábado, das 10h às 17hTem diversos tipos de bolsas e vários produtos com muita beleza, praticidade e conveniência. Confira também os objetos decorativos em EVA, bijuterias, caixas de madeira decoradas e muito mais.

quinta-feira, 26 de julho de 2012

Feira do 1º emprego terá mais de 3 mil vagas no sábado


Trabalho



principal

A I Feira do Emprego e da Capacitação Profissional no Comunidade Escola e a  II Feira do Primeiro Emprego de Curitiba, promovidas pela Secretaria Municipal do Trabalho e Emprego serão realizadas no próximo sábado (28), na Escola Municipal Coronel Durival Britto e Silva, no Cajuru.
Serão oferecidas 3.169 vagas de emprego pelas 24 empresas de Recursos Humanos que confirmaram participação no evento. Além disso, os participantes também poderão participar das 756 vagas oferecidas em cursos profissionalizantes.
O evento é uma parceria do município com a Fecomércio, sistemas Sesc/Senac e Centro de Integração Empresa Escola (CIEE).
Serviço:
I Feira do Emprego e da Capacitação Profissional no Comunidade Escola e II Feira do Primeiro Emprego
Data: 
28 de julho
Local: Escola Municipal Coronel Durival Britto e Silva (Rua Emílio Bertolini, nº 44 – Bairro Cajuru)
Horário: 9h às 17h
Informações: (41) 3221-9950e

quarta-feira, 25 de julho de 2012

Antes da volta às aulas fique atento ao contratar o serviço de transporte escolar


Criança segura


principal

Antes da volta às aulas a Urbs alerta aos pais que usam transporte escolar para seus filhos para que verifiquem se o serviço a ser contratado é licenciado. Esta verificação pode ser feita facilmente pela internet, no sitewww.urbs.curitiba.pr.gov.br, clicando sobre a palavra Escolar no menu Transporte ou diretamente na Urbs, na Estação Rodoviária de Curitiba (avenida Affonso Camargo, 330, Jardim Botânico), de segunda a sexta-feira das 8h30 às 17h. 
Ao contratar o serviço, os pais devem verificar se o veículo tem licença para trafegar - um selo concedido pela Urbs que deve estar afixado no parabrisa dianteiro do carro. Além do adesivo, que tem a data de validade da vistoria feita pela Urbs, os pais devem exigir o Certificado Cadastral do Condutor, documento concedido a motoristas profissionais que têm mais de 21 anos, estão habilitados nas categorias "D" e "E", tenham pelo menos dois anos de experiência profissional, bons antecedentes e curso específico de condutores de veículos.
A Urbs controla a prestação do serviço: emite as licenças, vistoria os veículos, fiscaliza o trabalho dos motoristas, acompanha a capacitação deles e combate os transportadores “piratas”. 

Vistoria – Todos os veículos licenciados passam por vistoria obrigatória feita pela Urbs a cada seis meses. A fiscalização da Urbs confere os itens de segurança, conforto e aparência e também sistema de direção, freio, cintos de segurança individuais, tacógrafo, limpadores de pára-brisa, saídas de emergência e extintor de incêndio entre outros.
Na parte externa são checados os amortecedores, placa, bateria, faróis, piscas, luz de freio, lanterna, espelho retrovisor e pneus. Depois da vistoria, o veículo recebe a Licença para Trafegar, o selo que fica colado do lado superior direito do pára-brisa dianteiro, válido por seis meses.
As empresas e pessoas físicas que prestam serviço de transporte escolar devem procurar a Urbs dentro do prazo de vistoria e renovação do documento que garante a regularidade do serviço conforme a legislação. A Urbs alerta os transportadores para que não deixem a realização da vistoria para a última hora, na véspera da volta às aulas.
Serviço:
Os pais podem obter informações pela internet, onde é possível localizar o prestador de serviço autorizado mais próximo. Para isso, basta acessar www.urbs.curitiba.pr.gov.br. O atendimento pessoal é feito na sede da Urbs, na avenida Affonso Camargo, 330 (Rodoviária), de segunda a sexta-feira das 8h30 às 17h ou pelo telefone 3320-3321 neste mesmo horário.

terça-feira, 24 de julho de 2012

Saúde começa a vacinar crianças de 2 a 4 anos contra a gripe



principal


A Secretaria Municipal da Saúde começou nesta segunda-feira (23) a vacinar contra a gripe as crianças entre 2 anos e 5 anos incompletos (4 anos, 11 meses e 29 dias). A estimativa é que haja na cidade entre 60 mil e 70 mil crianças na faixa etária, que deverão ser levadas às unidades básicas de saúde, no horário normal de funcionamento de cada uma. Os endereços estão no sitewww.curitiba.pr.gov.pr, da Prefeitura.
A ação começa quatro dias antes da chegada das 65 mil doses que serão repassadas pela Secretaria Estadual da Saúde, como parte de um lote de 400 mil doses destinadas para o Paraná pelo Ministério da Saúde. “Isso será possível porque dispomos de 30 mil doses, suficiente para vacinar cerca de metade desse público. Quem tem crianças nessa faixa pode ficar tranquilo porque haverá doses suficientes para todas”, explica a diretora do Centro de Epidemiologia da Secretaria Municipal da Saúde, pediatra Karin Luhm.  A ampliação da oferta da vacina é decorrência da disponibilidade de doses, adquiridas e distribuídas pelo Ministério da Saúde.
Bebês - Além disso, informa Karin, deverão ser vacinados também os bebês que estão completando 6 meses a partir de agora. A faixa 6 meses/2 anos incompletos, ao lado das gestantes e dos idosos, foi considerada prioritária pelo Ministério da Saúde e contemplada no início da campanha, deflagrada em 5 de maio.
Os três segmentos somam em Curitiba 277.753 pessoas vacinadas, equivalente a uma cobertura média de 99,8%. Já estão imunizadas 17.128 gestantes (91,9%), 38.817 bebês (104,1%) e 185.515 idosos (93,7%). Também já foram aplicadas 17.079 doses de reforço em bebês que não tomaram nenhuma dose no ano passado, para garantir a ativação do sistema imunológico.
A vacina é a mesma empregada na campanha de 2011. Traz em sua composição vírus influenza similares ao A / Califórnia / 7 / 2009 (H1N1), ao A / Perth / 16 / 2009 (H3N2) e ao B / Brisbane / 60 / 2008. Protege, portanto, contra três tipos de vírus causadores de gripe ou influenza e leva duas semanas, a partir da aplicação, para fazer efeito.
Prevenir e observar - A oferta da vacina, lembra Karin, não dispensa as condutas preventivas e de observação de sintomas. “Todos, indistintamente, devem continuar observando a ventilação dos ambientes bem como a lavagem constante de mãos e o uso de lenços descartáveis para cobrir o rosto antes de tossir e espirrar”, observa.
Outro cuidado é levar ao médico as pessoas com queixas compatíveis com gripe – como febre alta (superior a 38º C) acompanhada de sintomas tosse ou dor de garganta – o mais rápido possível. Assim os médicos podem fazer o diagnóstico clínico da doença e, sendo o caso, prescrever oseltamivir. O medicamento pode ser retirado gratuitamente nas unidades de saúde e centros de urgências médicas, mediante a apresentação de receita atual.
Balanço - A vigilância de síndrome gripal nas três unidades sentinelas para influenza (Centros de Urgências Médicas Campo Comprido, CIC e Cajuru) detectou 39 casos de influenza A/ H1N1, 3 casos de influenza A, três casos de influenza A/H3 e um caso de influenza B no período de 01/01/2012 a 13/07//2012.
Entre os pacientes atendidos em serviços hospitalares, 98 tiveram resultado positivo para influenza A/H1N1, quatro casos de influenza A, 26 para influenza A/H3 e um para influenza B. Desde o início do ano ocorreram 7 óbitos por influenza entre moradores de Curitiba – cinco por influenza A/H1N1 (um deles fora de Curitiba em janeiro) e dois por influenza A/H3.

segunda-feira, 23 de julho de 2012

Cartão transporte também é feito em Ruas da Cidadania


Serviço descentralizado




principal

Usuários que ainda não têm cartão transporte podem fazê-lo na sede da Urbs – no prédio central na Rodoviária – ou nos postos de atendimento nas Ruas da Cidadania Boa Vista, Boqueirão, Matriz, Pinheirinho e Portão e também no posto avançado, no Tatuquara.
Quem utiliza o cartão transporte não precisa se preocupar com dinheiro ou aguardar o troco, além da possibilidade de compra de crédito antecipada, de acordo com a necessidade.  Além disso, quanto maior o uso do cartão, menor o volume de dinheiro circulando no sistema o que é também uma medida de segurança. Atualmente, o cartão utilizado  em 55% dos deslocamentos na Rede Integrada de Transporte. Por dia, são 2,3 milhões de passageiros transportados.
A primeira via do cartão é gratuita e feita na hora – de segunda a sexta-feira, das 8h30 às 17h, bastando ter em mãos um documento de identificação original com foto, CPF e comprovante de endereço. A emissão da segunda via custa atualmente R$ 13,00, o equivalente a cinco tarifas de R$ 2,60. Para fazer o cartão, não é necessário morar em Curitiba. O cartão pode ser feito por pessoas que morem em qualquer lugar, no país ou no exterior.
Para carregar créditos no cartão o cidadão pode procurar a sede da Urbs, na Rodoferroviária onde cada atendimento dura em média um minuto, ou utilizar a internet com emissão de boleto que pode ser pago na rede bancária. Uma vez adquiridos, os créditos são carregados automaticamente – até 72 horas depois no caso do pagamento na rede bancária.
Para saber mais sobre o cartão transporte acesse www.urbs.curitiba.pr.gov.br
Perguntas frequentes
O que é o Cartão Transporte? É um cartão eletrônico inteligente (smart card), de uso pessoal, não descartável, que armazena créditos de passagens a serem utilizados pelos usuários no sistema de bilhetagem eletrônica da Rede Integrada de Transporte – RIT.
Quais as vantagens do sistema de bilhetagem eletrônica? Maior segurança nos ônibus, estações tubo e terminais em virtude da redução do volume de dinheiro e vales circulantes;
Redução no tempo de embarque uma vez que o cobrador não precisará recolher o vale-transporte;
Agilidade e segurança nos procedimentos de compra e distribuição do benefício do vale-transporte pelas empresas;
Garantia do uso do benefício do vale-transporte dentro de sua real função;
Facilidade de aquisição de créditos pela internet
Possibilidade de limitar a quantidade de utilização diária do Cartão Transporte;
Possibilidade de bloqueio do cartão com a recuperação dos créditos não utilizados.
Como faço para obter o Cartão Transporte? Os Cartões Transporte podem ser obtidos nos postos de atendimento da URBS na Rodoferroviária, nas Ruas da Cidadania (Boa Vista, Boqueirão, Matriz, Pinheirinho e Portão) e na Unidade de Atendimento Tatuquara. O usuário deverá trazer seu documento de identificação original com foto, CPF, um comprovante de endereço e fornecer informações para preenchimento de um cadastro. Não é necessário tirar foto e o cartão é emitido no momento do cadastro. Menores de idade deverão estar acompanhados dos pais ou responsável legal, apresentando documento de identificação original com foto de ambos. O Cartão Transporte é um documento pessoal e não é descartável.
Quanto custa o Cartão Transporte? O primeiro Cartão Transporte é fornecido gratuitamente pela URBS. A segunda via equivale ao valor de cinco tarifas vigentes e correrá por conta do titular do cartão.
Qual a idade mínima para se adquirir um Cartão Transporte? Crianças até cinco anos de idade não precisam adquirir o Cartão Transporte uma vez que estão isentas de pagar a tarifa.
Pode-se solicitar o Cartão Transporte para outra pessoa? (filhos, empregados domésticos, etc.) Para a confecção do cartão, o usuário tem que comparecer pessoalmente aos postos de atendimento da URBS. É necessário trazer um documento de identificação original com foto, CPF e um comprovante de endereço. Entretanto, menores de 18 anos, os pais ou responsável legal, apresentando documento de identificação original com foto de ambos, podem solicitar o Cartão Transporte.
Os usuários do sistema de transporte coletivo da Rede Integrada de Transporte - RIT são obrigados a ter o Cartão Transporte? 
Não, o usuário pode optar em pagar a tarifa em dinheiro direto ao cobrador, mas o uso do cartão trará maior agilidade e comodidade.
Como o Cartão Transporte deve ser utilizado para permitir o acesso do usuário aos ônibus das linhas integrantes da Rede Integrada de Transporte - RIT? Junto a cada catraca dos ônibus, das estações tubo e dos terminais da Rede Integrada de Transporte – RIT, há um equipamento que valida o uso do crédito sempre que o Cartão Transporte for aproximado. Um crédito é deduzido do cartão e a catraca é imediatamente liberada para o usuário.
O Cartão Transporte pode ser utilizado em qualquer ônibus? O Cartão Transporte pode ser utilizado em todos os ônibus das linhas do transporte coletivo da Rede Integrada de Transporte – RIT (urbanos e metropolitanos).
Qual a validade do Cartão Transporte? O Cartão Transporte Usuário não tem prazo de validade (os créditos não serão perdidos, caso não utilizados ou disponibilizados no sistema de bilhetagem eletrônica). Os cartões concedidos aos idosos, pessoas com deficiência e estudantes (Passe Escolar) devem ser renovados anualmente de acordo com as instruções informadas pela URBS no momento da obtenção do benefício.
Por que o Cartão Transporte é personalizado? Para permitir seu bloqueio nos casos de perda, roubo ou extravio. O bloqueio será efetivado em até 48 horas da data da solicitação, realizada pelo titular do Cartão Transporte, para ligações de Curitiba, através do fone 156, da região metropolitana 3350-6300, ou diretamente nos postos de atendimento da URBS. Neste caso munido de documento de identificação original com foto. Os créditos não utilizados, apurados após às 48 horas da notificação, serão restituidos pela URBS. O titular também deverá estipular um limite diário de utilização do seu Cartão Transporte, o que permitirá minimizar eventuais prejuízos na ocorrência dos casos acima citados.
O que fazer em caso de roubo, extravio ou defeito no cartão? É de única responsabilidade do titular entrar em contato para solicitar o bloqueio do seu Cartão Transporte. Para ligações de Curitiba, através do fone 156, da região metropolitana 3350-6300 ou diretamente nos postos de atendimento da URBS, neste caso, munido de documento de identificação original com foto. O bloqueio será efetivado em até 48 horas da data da solicitação. Para obter uma 2ª via do Cartão Transporte, o titular deve se dirigir aos postos de atendimento da URBS, e terá um custo no valor de 5 (cinco) tarifas vigentes.
Como o usuário deve proceder, caso localize seu cartão, que já encontra-se bloqueado por extravio ou roubo? De posse do cartão (desde que este seja o último solicitado pelo usuário), e de um documento de identificação original com foto, o titular deverá se dirigir a um dos postos de atendimento da URBS, para efetuar o desbloqueio do mesmo.
E quando o usuário não pode comparecer a um dos postos de atendimento da URBS para solicitar a confecção de seu Cartão Transporte ou para verificar um possível problema no mesmo? Caso o titular do Cartão Transporte não possa comparecer aos postos de atendimento da URBS, o mesmo poderá emitir uma autorização específica, com firma reconhecida em cartório autorizando uma outra pessoa, maior de idade. De posse desta autorização, com o seu documento original de identificação com foto e do Cartão Transporte quando for o caso, o autorizado deverá se dirigir aos postos de atendimento da URBS para realizar o serviço desejado.
Como devo proceder para carregar os créditos disponíveis no meu Cartão Transporte? Os créditos que já estão disponíveis por aquisição pessoal, ou pela empresa, devem ser carregados ao aproximar o cartão dos validadores, instalados junto às catracas, dos ônibus, estações tubo e terminais do Sistema da Rede Integrada de Transporte.
Como se verifica o saldo de créditos no cartão? Toda vez que o cartão for utilizado o visor do validador junto às catracas dos ônibus, estações tubo e terminais da Rede Integrada de Transporte, informará o saldo de créditos remanescentes. Também é possível consultar o saldo e verificar os últimos lançamentos de créditos, no site da URBS. Para isto, o usuário deverá ter apresentado o seu CPF no momento da aquisição do cartão, bem como possuir cadastro para compra de créditos "Pessoa Física" (acessar: TRANSPORTE/Cartão Transporte/Compra de Créditos/Pessoa Física).
Quem possui o Cartão Transporte Isento ou o Cartão Transporte Estudante deve solicitar o Cartão Transporte Usuário? O Cartão Transporte Isento e o Cartão Transporte Estudante são concedidos aos usuários que tem direito, por lei, à obtenção de algum tipo de benefício nos valores das tarifas do sistema de transporte coletivo. Estes cartões não recebem créditos e sua validade é renovada anualmente. O usuário portador do Cartão Transporte Isento, por usufruir de gratuidade integral na tarifa, não necessita do Cartão Transporte Usuário para nenhuma circunstância. O usuário portador do Cartão Transporte Estudante deve providenciar seu Cartão Transporte Usuário, se precisar receber créditos de passagens de eventual empregador ou se desejar adquirir créditos para seu uso pessoal além do obtido no benefício concedido.
O que é função limitante de utilização diária do Cartão Transporte? Para minimizar ou evitar prejuízos nas ocorrências de perda, roubo ou extravio do Cartão Transporte, até o momento do seu bloqueio, o usuário deverá optar por um limite diário de utilização do cartão. Em outras palavras, o usuário tem a escolha de estipular até no máximo 10 (dez) créditos que poderão ser utilizados por dia em seu cartão.
Onde estão localizados os postos de atendimento da URBS? Os postos de atendimento da URBS estão localizados na Rodoferroviária e Ruas da Cidadania, nos endereços a seguir:
RODOFERROVIÁRIA - AV. PRESIDENTE AFFONSO CAMARGO, 330;
MATRIZ - PRAÇA RUI BARBOSA;
BOA VISTA - AV. PARANÁ, 3600 - PRÓX. POSTO DE SAÚDE 24H DO BOA VISTA;
BOQUEIRÃO - TERMINAL DO CARMO;
PINHEIRINHO - TERMINAL DO PINHEIRINHO;
PORTÃO - TERMINAL DO FAZENDINHA;
UNIDADE DE ATENDIMENTO TATUQUARA - RUA PERO VAZ DE CAMINHA, 560 - TATUQUARA.