sábado, 30 de junho de 2012

Zoo ganha nova praça e estacionamento neste domingo


principal
Quem for até o Zoológico de Curitiba a partir deste domingo (1º) irá encontrar melhorias no local. Neste dia será inaugurada a nova praça de acesso e um novo estacionamento. O estacionamento antigo, que passou por uma completa revitalização, também está pronto e será entregue.
“As benfeitorias melhoram a infraestrutura do Zôo, trazendo mais conforto e segurança aos visitantes”, comenta o diretor do departamento de Pesquisa e Conservação de Fauna da Secretaria de Meio Ambiente, Alfredo Trindade.
Ele explica que a média oficial de público é de 650 mil pessoas por ano. “Se forem consideradas as visitas de grupos escolares, cujas crianças não passam pelas roletas, este número se aproxima de um milhão de pessoas por ano”, afirma.
A nova praça de acesso, com área de convívio superior a 1.600 m2, conta com dez bancos, 18 luminárias decorativas, um toten, gramado e árvores nativas. O piso foi pavimentado com blocos de pavers coloridos.
Mais vagas - O estacionamento já existente, com 155 vagas regulares, sete para ônibus e cinco para portadores de deficiência, foi totalmente revitalizado. O local ganhou novo asfalto e sinalização.
Além desta, será inaugurada no domingo uma nova área de estacionamento, com mais 120 vagas regulares, três vagas para portadores de deficiência e seis vagas para idosos.
O Zoológico de Curitiba, inaugurado em 1982, tem aproximadamente 1.800 animais de 130 espécies, entre aves, peixes, mamíferos exóticos e nativos, primatas e répteis. Um dos maiores do Brasil, com 589 mil m2, o Zôo tem entre as principais atrações um leão, quatro leoas, um urso de óculos, um casal de girafas, três hipopótamos, três jacarés, um tigre de bengala, quatro onças pintadas e um chimpanzé, além de onças pardas, macacos e aves.
ServiçoZoológico de Curitiba ganha nova praça e mais vagas de estacionamento

Local: Rua João Miqueletto, Alto Boqueirão, fone 3378-1221.
Horários de funcionamento: Terça-feira a domingo, das 9 às 17 horas.

quarta-feira, 27 de junho de 2012

Caminhada Antidrogas reúne 3 mil pessoas




principal
  • miniatura
  • miniatura
  • miniatura
  • miniatura
  • miniatura
  • miniatura
  • miniatura
  • miniatura

No Dia Internacional de Combate às Drogas, mais de 3 mil pessoas se reuniram na Praça Santos Andrade, ontem (26), para participar da caminhada contra as drogas. A manifestação, que faz parte da 4ª Semana Antidrogas, seguiu pelo calçadão da Rua XV de Novembro até a Boca Maldita e contou com o apoio dos comerciantes da região.
“Com esta caminhada estamos encerrando a Semana Antidrogas e mostrando que a população é contra a liberação das drogas”, frisou Hamilton Klein, secretário municipal Antidrogas. Com faixas, cartazes, camisetas e apitos, funcionários da secretaria, comerciantes, estudantes e representantes das igrejas chamaram a atenção da população para a importância da prevenção do uso e tráfico de drogas.
A dona de casa Maria Helena Ribeiro afirmou que saiu de casa para participar da caminhada porque conhece pessoas que já se envolveram com as drogas e que desestruturam assim toda a família. “Impossível que alguém que já tenha visto o estrago que as drogas fazem dentro de um lar seja a favor ou fique indiferente a esse mal. Qualquer coisa que se faça para evitar o contato de um jovem com a droga é válido”, ressaltou.
O estudante Felipe Padilha, 17 anos, reuniu sua turma e também participou da caminhada. “Muitos jovens se perdem nas drogas. É importante alertar a população”, garantiu.
No sábado (23) pela manhã, as atividades da 4ª Semana Antidrogas foram realizadas na Regional CIC. A estrutura foi montada próximo ao Armazém da Família e pouco mais de 100 pessoas receberam as informações e esclarecimentos sobre os trabalhos realizados pela secretaria.
Já na parte da tarde, a Secretaria montou sua estrutura na Regional do Cajuru, ao lado da feira de Serviços e Cidadania promovida pela Prefeitura. Toda a equipe da Antidrogas participou das atividades com os programas Cão Amigo, Caravana do Bem e Papo Legal.
Edna Paixão, líder comunitária do Cajuru destacou a importância do trabalho realizado pela Secretaria. “Essas ações trazem informação e oferecem oportunidade para a prática de esportes nos finais de semana com o programa Bola Cheia. As famílias se sentem seguras porque sabem onde seus filhos estão”, garantiu.

terça-feira, 26 de junho de 2012


Café com o Prefeito Ducci



Interatividade

O diretor-presidente da Rede de Farmácias Nissei, 
Sérgio Maeoka, e o prefeito de Curitiba, 
Luciano Ducci em conversa 
com os colaboradores da empresa.
Créditos: André Rodrigues.
O diretor-presidente da Rede de Farmácias Nissei, Sergio Maeoka, recebeu na última quinta-feira (21), o prefeito de Curitiba, Luciano Ducci, para um café-da-manhã na sede administrativa da Nissei. O evento faz parte de um projeto da rede, que pretende receber todos os candidatos a prefeito de Curitiba para um bate-papo com os colaboradores, proporcionando a eles um acesso diferenciado à informação, com maior interação com os candidatos. Segundo Maeoka, o objetivo da ação é despertar uma visão crítica nos colaboradores e conscientizá-los em relação à importância do voto.
Ducci apresentou as propostas de governo e, como já atuou como secretário de Saúde e diretor da Vigilância Sanitária, o prefeito elogiou com propriedade as instalações da rede de farmácias e as ações voltadas à terceira idade desenvolvidas pelo Clube Nissei da Melhor Idade. Considerada a sétima maior rede de farmácias do país em faturamento e número de lojas, segundo dados da Abrafarma (Associação Brasileira de Redes de Farmácias e Drogarias), a paranaense Nissei possui mais de 200 lojas e mais de 4 mil colaboradores no Paraná e Santa Catarina.


Abertas inscrições ao Circuito pela Paz Boqueirão


principal
A Secretaria Municipal do Esporte, Lazer e Juventude abriu ontem (25) as inscrições para a quarta etapa do Circuito pela Paz, que acontecerá no dia 8 de julho na Regional Boqueirão. Os atletas interessados em participar devem se inscrever até o dia 5 de julho, na Rua da Cidadania do Boqueirão, na Avenida Marechal Floriano Peixoto, 8430 - Boqueirão (Praça Nossa Senhora do Carmo - Terminal do Carmo).
Para realizar sua inscrição, o atleta deverá ter mais de 16 anos e apresentar o documento de identidade (RG) e o Cadastro de Pessoa Física (CPF). As inscrições custam R$ 5,00, que serão destinadas ao Conselho Comunitário de Segurança (CONSEG), que dá suporte aos órgãos de segurança pública.
Kits - A retirada dos kits da corrida e caminhada acontecerá na Praça Agostinho Legró, na rua Pastor Carlos Frank, esquina com rua Ten. Cel. Villigran Cabrita – Boqueirão, no sábado (7), das 9h às 16h, e no domingo (8), das 6h30 às 7h30.
A Secretaria Municipal do Esporte, Lazer e Juventude recomenda que os atletas realizem a retirada do kit no sábado, no objetivo de garantir que não aconteça atrasos na realização da prova.
A etapa do Circuito pela Paz – Regional Boqueirão acontecerá no dia 8 de julho, com a largada da corrida marcada para as 8h na Praça Agostinho Legró. Na sequência acontecerá a saída da caminhada. O circuito contará com limite máximo de 1.000 vagas.
Circuito pela Paz – Criado para estimular a prática de atividades físicas e esportivas descentralizadas em Curitiba, o Circuito pela Paz conta com dez etapas, uma em cada regional administrativa da Prefeitura, sempre com provas de corrida de 5 km e caminhada de 2,5 km.
Devido ao seu caráter participativo, durante o Circuito pela Paz é marcado o tempo apenas dos cinco primeiros colocados da corrida na categoria masculina e feminina. Fica sob responsabilidade dos demais atletas a marcação do seu tempo de execução do percurso.
As próximas etapas do Circuito acontecerão na Regional Boa Vista, no dia 22/07; Regional Tatuquara, no dia 05/08; Regional Santa Felicidade, no dia 26/08; Regional Cajuru, no dia 23/09; Regional CIC, no dia 25/11 e na Regional Matriz no dia 02/12.
Serviço
Circuito pela Paz – Corrida e Caminhada – Regional Boqueirão
Inscrições – de 25/06 a 05/07, na Rua da Cidadania do Boqueirão, na Avenida Marechal Floriano Peixoto, 8430 - Boqueirão (Praça Nossa Senhora do Carmo - Terminal do Carmo).
(Inscrições limitadas: 1.000 vagas)
Informações - 3313-5525 /3313-5524

segunda-feira, 25 de junho de 2012

Recordes e vitória queniana na 2ª Meia Maratona de Curitiba


Esporte



principal
  • miniatura
  • miniatura
  • miniatura
  • miniatura
  • miniatura
  • miniatura
  • miniatura
  • miniatura
  • miniatura
  • miniatura
Em uma disputa emocionante, definida apenas nos últimos 50 metros da prova, o queniano Hillary Kipgetich Kibet superou o brasileiro Franck Caldeira e sagrou-se campeão da 2ª Meia Maratona de Curitiba na manhã deste domingo (24). Além da vitória, o queniano também estabeleceu um novo recorde para a prova ao finalizar o percurso com o tempo de 1h05min43s, superando a marca anterior de 1h06min46s.
O brasileiro e o queniano se revezaram na liderança da prova durante todo o percurso, com Franck Caldeira, atleta olímpico que participou da Meia Maratona como preparação para disputar a Maratona Olímpica de Londres, virou a última reta na liderança, mas foi ultrapassado quase na linha de chegada.
“Foi uma corrida muito disputada e precisei dar tudo que tinha para conseguir competir com o Franck Caldeira. Foi uma vitória muito difícil e isso valoriza muito a prova e mostra como este esporte é emocionante”, disse Hillary Kipgetich Kibet, que após cruzar a linha de chegada jogou-se exausto no chão, para logo depois receber um abraço de Frank Caldeira.
“Acho que foi um grande final para uma excelente prova, que contou com um percurso desafiador muito bem organizada, excelentes atletas e uma torcida animada que nos incentivou do início ao fim da corrida”, disse Franck Caldeira, que finalizou a prova apenas um segundo atrás do queniano, com o tempo de 1h05min44s.
Na categoria feminina a queniana Flomena Cheyech Daniel conquistou a vitória com o tempo de 1h16min17s após liderar todo o percurso com folga e também quebrou o recorde anterior da prova, que era de 1h17min31s. Na segunda posição chegou a brasileira Joziane da Silva Cardozo, com o tempo de 1h21min30s.
“Adorei participar desta prova e fiquei muito feliz com o meu resultado, especialmente por ser minha segunda Meia Maratona”, disse Joziane da Silva Cardozo. “Fiz um excelente tempo, mas a Flomena é impressionante e foi muito difícil manter o mesmo ritmo que ela”.
A 2ª Meia Maratona de Curitiba teve largada em frente ao Museu Oscar Niemeyer e reuniu 4,5 mil atletas. No total foram distribuídos R$ 19 mil em prêmios. “Ficamos muito felizes com o crescimento da Meia Maratona, que em sua segunda edição já se consolida como uma das principais provas de corrida de rua da cidade”, disse o secretário municipal do Esporte, Lazer e Juventude, Marcello Richa.
Organizada pela empresa Nosso Time em parceria com a Secretaria do Esporte, Lazer e Juventude, a Meia Maratona de Curitiba contou com provas de 21 quilômetros individual, revezamento em duplas (10,5 Km por atleta), caminhada de 5km e maratoninha kids.
Antes do início da corrida, professores de educação física realizaram uma sessão de aquecimento e alongamento com os atletas. As 7h começaram as largadas da prova principal da Meia Maratona, a corrida de 21 quilômetros, e na seqüência da caminhada.
Classificação final da Meia Maratona de Inverno de Curitiba – 21 km individual
Masculino
1º - Hillary Kipgetich Kibet 
– 1h05min43s
2º - Franck Caldeira – 1h05min44s
3º - Élson Alex Gracioli – 1h07min20s
4º - José Nascimento de Souza – 1h08m15
5º - José Eraldon de Lima – 1h08m31
Feminino
1º - Flomena Cheyech Daniel –
 1h16m47
2º - Joziane da Silva Cardoso –1h21m30
3º - Dione D’agostini Chillemi – 1h21m39
4º - Letícia da Silva Saltori – 1h24m33
5º - Marinês Adriana Paolazi –1h35m07
 

domingo, 24 de junho de 2012

Revitalização de seis ruas comerciais começa amanhà


Renovação urbana


principal
Começam nesta segunda-feira (25) as obras da Prefeitura de Curitiba para revitalização de seis importantes ruas comercias da cidade: Ladislau Kula, no bairro Santo Inácio; Fagundes Varela, no Bacacheri; Augusto Stresser, entre o Hugo Lange e Alto da Glória; São Francisco, no Centro Histórico; Carlos de Carvalho, entre o Centro e o Batel; e avenida Batel e a rua Bispo do José, entre o Batel e o Seminário.

O prefeito Luciano Ducci autorizou, na última quinta-feira (21) o início das obras que terão mais de R$ 22 milhões em investimentos na construção de novas calçadas, rede de drenagem, pavimentação, iluminação, paisagismo e sinalização. “A Prefeitura, em parceria com o governo estadual, está investindo na renovação das ruas comercias da cidade. São obras que irão impulsionar ainda mais os pólos comerciais nos bairros para o benefício dos clientes e dos empreendedores”, disse Ducci.

Ladislau Kula – O trecho da Rua Padre Ladislau Kula, entre a BR-277 e a Avenida Cândido Hartmann, no bairro Santo Inácio, terá asfalto definitivo. Além da troca do antipó por asfalto, a Prefeitura também fará calçadas novas. A obra beneficiará 18 mil moradores da região.

No trecho também circulam as linhas de ônibus Bigorrilho e Tuiuti/Barigui. A obra na Ladislau Kula vai melhorar a fluidez do tráfego na região.

No sentido bairro a rua ficará com três faixas de circulação, sendo duas no sentido bairro e um sentido centro, funcionando assim até a Rua Pedro Leitoles. Deste trecho em diante, até a BR-277, a rua terá duas faixas com sentido duplo.

São Francisco - No Centro Histórico, será revitalizada a Rua São Francisco, o que vai valorizar a região central, como foi feito com a Riachuelo. Com a obra, no trecho da Rua Presidente Faria até a Rua Barão do Cerro Azul, será possível ampliar o espaço de atendimento de restaurantes que poderão ter mesas nas calçadas. Nesse trecho, as calçadas do lado direito de quem sobe em direção ao Centro Histórico serão alargadas, passando de 2 metros para cerca de 3,5 metros.

O alargamento das calçadas acontecerá no lado onde está concentrando a maior parte do comércio da rua, com implantação de placas de concreto de alta resistência na cor vermelha, o mesmo modelo usado na revitalização da Rua Riachuelo, que corta a Rua São Francisco.

No projeto, o Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba (IPPUC) preservou uma faixa do piso histórico da rua, de blocos de pedras.

O pavimento em paralelepípedo será mantido e passará por correção de nivelamento. As pedras serão retiradas para ser feita uma nova base antes da recolocação do piso. A iluminação pública da rua será em arandelas, dando continuidade ao padrão do Setor Histórico.

Augusto Stresser - A rua Augusto Stresser, entre os bairros Juvevê e Hugo Lange, terá novo asfalto, calçadas e arborização viária além de melhoria na iluminação. A revitalização será feita ao longo dos 1300 metros da rua, desde a avenida Nossa Senhora Luz até a rua Almirante Tamandaré, organizando melhor o fluxo de veículos e a circulação de pedestres.

O rua também ganhará novas árvores no trecho que atualmente está quase sem arborização. As calçadas serão em blocos de cimento intertravados melhorando significativamente as condições de acessibilidade.

Fagundes Varela - A rua Fagundes Varela também terá obras viárias num trecho de 1.300 metros. Entre a Rua México e a Linha Verde Norte (antiga BR-476), será trocado todo pavimento da pista e feitas novas calçadas dos dois lados. Também será reforça da iluminação e feito um novo paisagismo. Esta obra vai se interligar com a atual trincheira Bacacheri/ Bairro Alto e a nova trincheira na região, que será construída.

Rua Carlos de Carvalho – Os pedestres terão um motivo a mais para andar nas calçadas da rua Carlos de Carvalho. No trecho entre a Avenida Visconde de Nácar até a Rua Francisco Rocha, a Prefeitura fará uma grande intervenção dos dois lados da via, mudando para melhor a paisagem da região, a acessibilidade e a segurança.

Nesse trecho a Prefeitura trocará as atuais calçadas irregulares por um novo modelo, uniforme, com placas de concreto de alta resistência e blocos intertravados.

Nova área verde seguirá as determinações do Plano Diretor de Arborização Viária, da Secretaria Municipal do Meio Ambiente e será feita ao longo da Rua Carlos de Carvalho. As árvores existentes serão mantidas, com o incremento de quaresmeiras, espécie nativa com grande potencial paisagístico. O paisagismo será complementado com floreiras, bancos, lixeiras e outros mobiliários urbanos.

Com o novo calçamento, será possível aos comerciantes do ramo de gastronomia colocar mesas e cadeiras. A rua também passará por intervenção, com troca do asfalto antigo e a demarcação de três pistas em todo o trecho revitalizado e estacionamento de um dos lados da via.

Avenida Batel e Bispo Dom José - As calçadas da Avenida Batel serão renovadas com um piso diferenciado, antiderrapante, e contornadas por jardins de flores. Além da iluminação para pedestres, a calçada terá piso iluminado, criando um ambiente convidativo para circulação ao ar livre.

A obra será na Rua Bispo Dom José, entre a Avenida Nossa Senhora Aparecida até a pracinha do Batel. No trecho todo estão previstos elementos de paisagismo como três espelhos d’água na calçada. Um dos espelhos será perto do cruzamento com a Rua Gabriel de Lara. A ideia dos canteiros de flores é que eles sirvam de barreira entre o pedestre e os carros.
Investimentos
Valor total: R$ 22.408.386, 27
Ruas e Avenidas
Augusto Stresser - Entre av. Nossa Senhora da Luz e rua Almirante Tamandaré
Intervenções: Pavimentação, calçadas novas, iluminação e reordenamento do tráfego e paisagismo.
R$ 4.141.181,57
São Francisco - completa
Alargamento e novas calçadas, nivelamento da pista e iluminação especial.
R$ 489.917,20
Carlos de Carvalho – entre a Visconde de Nacar e Francisco Rocha
Calçadas novas, iluminação, parte do cabeamento subterrâneo, paisagismo, mobiliário urbano e pavimentação.
R$ 7.204.535,75
Fagundes Varela – entre Linha Verde Norte (BR-476) e avenida N.Srª da Luz
Pavimento, calçadas, paisagismo e iluminação.
R$ 4.120.639,54
Padre Ladislau Kula – entre BR-277 e Cândido Hartmann
Troca do antipó por asfalto definitivo, calçadas, iluminação e paisagismo.
R$ 3.299.255,28
Av. Batel/Bispo Dom José – Trecho Batel, entre a Costa Carvalho e Av. Nossa Srª Aparecida / trecho Bispo Dom José entre a Costa de Carvalho e a rua Dom Ático

Paisagismo especial, iluminação para pedestre, floreiras, pavimentação, novas calçadas e paisagismo.
R$ 3.500.000,00