sábado, 26 de maio de 2012

Hauer ganha nova área de lazer neste sábado


Aviso de Pauta



O bairro Hauer ganhará um novo espaço de lazer e convivência neste fim de semana. A praça Nair Pereira Queirolo fica na confluência das ruas das Carmelitas, Frei Henrique de Coimbra e São Bento e será inaugurada neste sábado (26), às 16h, pelo prefeito Luciano Ducci.

A praça fica no Eixo de Animação Canal Belém-Sul e tem playground e canchas de futebol de areia, de mini futebol e de vôlei. 
Nascida em Santos (SP), Nair Pereira Queirolo (1923-2001) morou em Curitiba, no bairro Hauer, por 40 anos. Ela foi jogador de vôlei e casada com Julião Queirolo, artista que trabalhou no consagrado Circo dos Irmãos Queirolo.

Serviço
Inauguração da praça Nair Pereira QueiroloLocal: confluência das ruas Frei Henrique de Coimbra, São Bento e das Carmelitas
Data: sábado (26)
Horário: 16h

sexta-feira, 25 de maio de 2012

Família Curitibana amplia atuação


Ação Social




principal
  • miniatura
  • miniatura
  • miniatura
  • miniatura
A presidente da FAS Marry Ducci abriu  ontem, quinta-feira (24), no salão de Atos do Centro de Formação Permanente do Parque Barigui, o encontro dos profissionais que trabalham no projeto Família Curitibana.
“Quero agradecer às três novas secretarias – Antidrogas, Defesa Social e a Secretaria de Estado da Educação, além da parceria efetiva com o Comunidade Escola, que se integram a partir de hoje, a este grande projeto que tem mudado a vida de muitas pessoas em vulnerabilidade social”, disse Marry.
O Família Curitibana é um programa premiado pelo concurso Boas Práticas de Gestão, do Colegiado Nacional da Assistência Social – Congemas. Mais de 400 profissionais das secretarias que integram os comitês do Projeto Família Curitibana (níveis municipal, regional e local) e conselheiros tutelares participaram do evento.
O palestrante foi o secretário Homero Giacomini, do Planejamento e Instituto Municipal de Administração Pública, que abordou o tema Curitiba – Conquistas e Desafios.
“Curitiba deve se tornar, cada vez mais, uma cidade de oportunidades e entre as prioridades da cidade hoje está o desenvolvimento sustentável e a inclusão social”, disse.
Representando o prefeito Luciano Ducci, o secretário de governo Luiz Fernando Jamur elogiu o projeto Família Curitiba. “É um exercício diário de intersetorialidade. Um trabalho silencioso que emancipa pessoas da pobreza, o que pode ser sentido nos dados da Fundação Getúlio Vargas, que aponta nos últimos anos, a redução da pobreza e da miséria em 65%” disse Jamur.
Família Curitibana - O Projeto Família Curitibana é uma intervenção integrada de proteção social para promover as condições de vida de 7.000 famílias em extrema pobreza para níveis de emancipação e sustentabilidade.  
Estas famílias foram identificadas pela análise de dados do Cadastro Único e do Índice de Vulnerabilidade Social das Famílias - IVSF, e consideradas com maiores índices de vulnerabilidade socioeconômica.
O modelo de atuação se baseia na diretriz de investimento no capital social das famílias, de forma que as mesmas recuperem ou ampliem sua capacidade funcional e resolutiva a superação de suas dificuldades.
As estratégias de intervenção foram estruturadas a partir de sete eixos, por área de atuação: Assistência Social (garantia da inserção nos serviços de Proteção Social Básica e Proteção Social Especial); Educação (acesso e estímulo da população para permanência na escola); Saúde (acesso integral aos recursos para promoção da saúde, autocuidado e prevenção de doenças das famílias); Segurança Alimentar e Nutricional (melhoria das condições alimentares e nutricionais das famílias); Meio Ambiente e Educação Ambiental (acesso a informação das comunidades quanto a preservação, conservação e recuperação ambiental, para a sustentabilidade urbana); Habitação (melhoria das condições das moradias das famílias); Desenvolvimento Comunitário (desenvolvimento sociocultural e artístico da comunidade) e o Fomento pelas práticas de esporte, lazer e atividades físicas ao cidadão, para seu bem-estar, inserção e promoção social.
Participaram da abertura a secretária Marilza Dias, do Meio Ambiente, a diretora de Proteção Social Básica da FAS Ana Luiza Suplicy, as representantes Mônica Macedo Gauboa, da Secretaria de Estado da Educação; Tatiana Possa Schafachek da Secretaria de Estado da Família e Desenvolvimento Social.

quinta-feira, 24 de maio de 2012

Vacinação só até amanhã





principal

A Secretaria Municipal da Saúde convoca a população que ainda não foi imunizada contra a gripe que procure a vacina na unidade básica de saúde mais próxima de sua casa. Esta é a última semana da campanha nacional de vacinação, que segue até sexta-feira (25), e é voltada a idosos, gestantes e bebês de 6 meses a 2 anos incompletos.

Desde o início da vacinação, em 5 de maio, até o final da manhã desta segunda-feira (21), foram imunizadas  141.048  pessoas, de um total de 254.153 esperadas nos locais de vacinação. Isso representa 55,5% sobre a população total. O Ministério da Saúde considera satisfatórias coberturas de 80% do público alvo para esta vacina.

“Aconselhamos que as pessoas não deixem para a última hora. Além de evitar correria, ficam protegidas mais cedo contra a doença”, diz a secretária municipal da Saúde, Eliane Chomatas.

Dos três segmentos alvos da campanha, os idosos são os que mais se vacinaram até o momento. Das 198.089 pessoas a partir de 60 anos, 113.295 tomaram a vacina (57,2% de cobertura). Os bebês vêm em seguida. Das 37.298 crianças na faixa etária, 19.257 estão protegidas (51,6%). As gestantes ficam em último lugar, com apenas 8.396 das 18.647 futuras mamães vacinas (45% de cobertura). “As grávidas podem vir tomar a vacina sem receio porque ela é segura  indicada para mulheres em qualquer fase gestacional”, observa a diretora do Centro de Epidemiologia da SMS, Karin Luhm.

Igual à dose trivalente usada na campanha de 2011, a vacina destinada a essa ação tem em sua composição vírus influenza similares ao A / Califórnia / 7 / 2009 (H1N1), ao A / Perth / 16 / 2009 (H3N2) e ao B / Brisbane / 60 / 2008. Ela é aplicada em dose única para maiores de 60 anos, grávidas e crianças entre 6 meses e 2 anos incompletos que tomaram pelo menos uma dose no ano passado.

As crianças pertencentes a essa faixa etária que não receberam nenhuma dose em 2011 precisarão das duas aplicações para garantir a proteção contra a influenza.  O reforço deverá ser procurado trinta dias depois da primeira dose. Para evitar esquecimentos por parte dos pais ou responsáveis, a data está sendo anotada pelos vacinadores na caderneta de vacinação infantil.

quarta-feira, 23 de maio de 2012

Mia Cara Curitiba levará show de imagens ao Paço na sexta-feira

Turismo



principal


Na sexta-feira (25) começará o Mia Cara Curitiba, que durante 18 dias terá atrações em homenagem a Itália em diversos locais da cidade. O grupo italiano Studio Festi apresentará na abertura Cidade do Homem, espetáculo gratuito de projeções de imagens na fachada do Paço da Liberdade, na praça Generoso Marques. 

Mais duas sessões estão programadas para o mesmo dia, às 21h e 22h. A expectativa é que dez mil pessoas vejam o show de luzes, cores e som.
Ação do Instituto Municipal de Turismo, Cidade do Homem foi criado pelo artista Valerio Festi, que no ano passado encantou Curitiba com a Galeria de Luz da rua XV de Novembro, principal atração do Natal. Valerio é conhecido internacionalmente por suas técnicas de projeção em prédios e monumentos e por suas instalações de luzes.

"O grupo Studio Festi é uma grife internacional de entretenimento e já emocionou os curitibanos no Natal e no Mia Cara Curitiba do ano passado", lembra a presidente do Instituto Municipal de Turismo, Juliana Vosnika. "Nas duas ocasiões tivemos um aumento do fluxo de turistas na cidade".

Cidade do Homem contará a história das cidades, desde a Grécia antiga, passando por Roma, cidades medievais italianas, utópicas, da ficção, até chegar a Curitiba, símbolo de planejamento sustentável. Imagens do Jardim Botânico e do biarticulado Azulão, o maior ônibus do mundo, serão projetadas na fachada do Paço da Liberdade.

O Mia Cara Curitiba é uma realização do Consulado Geral da Itália em parceria com a Prefeitura de Curitiba, o Instituto Municipal de Turismo e CANAL/mkt. Além do espetáculo da abertura, o evento terá, de 25 de maio a 10 de junho,  exposição fotográfica e de artes plásticas, corrida pela ruas de Santa Felicidade, mostra de gastronomia italiana e de cinema e apresentação de balé.
PROGRAMAÇÃO
Evento de abertura Cidade-Homem, com Studio Festi
Local: Paço da Liberdade (praça Generoso Marques, 189, Centro)
Data: 25/05
Horário: 20h, 21h e 22h
Missa oficial
A Missa abençoará as festividades e será celebrada pelo bispo auxiliar Dom Gabriel
Local: Catedral Metropolitana (Barão do Cerro Azul, 31, Centro)
Data: 27/05
Horário: 10h

Mostra fotográfica Passione Itália
Fotos com o tema “Una Giornata Italiana”, em homenagem ao país e seus cidadãos no aniversário de 150 anos da Unificação Italiana, completados no ano passado.
Local: Museu Paranaense (rua Kellers, 289, São Francisco)
Data: 26/05 a 17/06
Horário: terça a sexta-feira das 9h às 17h. Sábado, domingo e feriado das 11h às 15h

Lançamento de livro sobre a Colônia Cecília, mostra fotográfica e apresentações de grupos folclóricos italianosLocal: Memorial de Curitiba (rua Doutor Claudino dos Santos, 79, São Francisco)
Data: 27/05 a 04/06
Horário: de terça a sexta-feira, das 9h às 18h. Sábado, domingo e feriado, das 9h às 15h
Settimana Della Gastronomia Italiana
Os principais restaurantes de Curitiba especializados em gastronomia italiana oferecerão pratos a um preço especial, orientados por um chef da Casa Artusi.
Data: de 27/05 a 03/06

Ballet Botega
Local: Teatro Guaíra (rua 15 Novembro, 971, Centro)
Data: 29/05
Horário: 21h
Entrada franca

Mostra de filmes italianosTodos os dias serão apresentados filmes italianos contemporâneos legendados em português.
Local: Cinemateca de Curitiba (rua Carlos Cavalcanti, 1174, São Francisco)
Data: de 05 a 10/06
Entrada franca
Corritalia Brasile – encerramento do Mia Cara Curitiba
Com um percurso de 10 milhas, a corrida atravessa o tradicional bairro italiano de Santa Felicidade. A corrida é certificada pelo Comitê Olímpico Nacional Italiano.
Local: Bairro de Santa Felicidade
Largada: Restaurante Madalosso (avenida Manoel Ribas, 5875, Santa Felicidade)
Data: 10/06
Horário: 7h
Inscrições pelo site www.procorrer.org.br

terça-feira, 22 de maio de 2012

Prefeitura e governo inauguram novo batalhão da PM e anunciam mais ações na seguranç



principal
O 20.º Batalhão da Polícia Militar ganhou uma sede nova nesta segunda-feira (21) a partir de uma parceria entre a Prefeitura e o governo do Estado. 

O imóvel onde está a nova sede foi cedido pelo município e vai abrigar o efetivo de 411 policiais militares responsáveis pelo atendimento a 620 mil moradores de 29 bairros da cidade. No evento foi anunciada também a criação de mais um batalhão da PM na CIC e outro, metropolitano, no município de Colombo.

 "Vivemos um novo tempo na área da segurança pública. Várias ações estão acontecendo. Em Curitiba temos duas Unidades do Paraná Seguro, uma no Uberaba e outra no Parolin. Temos uma grande parceria com o governo do estado e estamos avançando muito na área da segurança", explicou Luciano Ducci.

Na última semana, o governo do Estado aumentou o efetivo policial em 3.120 homens, dos quais 95 policiais trabalharão na sede entregue nesta segunda-feira. "A integração do governo do estado com a Prefeitura tem trazido vários avanços na área da segurança. Agora o 20.º Batalhão terá uma sede mais moderna e preparada", afirmou Beto Richa. O 20.º BPM fica na rua Carlos de Laet, 6335, no Boqueirão.

Mais segurança - Durante o evento, o secretário de estado da Segurança Pública, Reinaldo de Almeida Cesar, também assinou o decreto para a criação do 22.º Batalhão da PM, que ficará em Colombo. A unidade vai atender 12 municípios da região metropolitana. Também está previsto para o mês que vem a criação do 23.º Batalhão, que ficará na Cidade Industrial de Curitiba.

segunda-feira, 21 de maio de 2012

Novos médicos Contratação de médicos: inscrições para processo seletivo até dia 1º


Novos médicos

principal
A Fundação Estatal de Atenção em Saúde de Curitiba (Feaes) prorrogou até 1 de junho as inscrições do novo processo seletivo para contratação imediata de mais 290 médicos generalistas e pediatras. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas das 8h às12h, no Hospital do Idoso, na rua Lothário Boutin, 90, Pinheirinho.Os novos médicos vão trabalhar nos oito Centros Municipais de Urgências Médicas (CMUMs) e no Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU). São 200 vagas para clínico-geral e 90 para pediatra.
A remuneração por hora de trabalho é de R$ 45, mais o descanso semanal remunerado. Os valores brutos de remuneração para os plantões de 12 horas são de R$ 722 para o plantão diurno, e R$ 850 para o plantão noturno. Em feriados nacionais selecionados, o valor da remuneração do plantão é o dobro.   
O regime de contratação é CLT, por isso os médicos têm direito a FGTS, Férias e 13º salário, além de R$ 170 por mês de vale-alimentação. Conforme a necessidade da rede de saúde, os médicos podem fazer até 60 horas extras por mês, cuja remuneração por hora é dobrado. 
O processo de seleção será realizado em duas etapas. Na primeira, haverá análise de currículos e títulos, com caráter eliminatório e classificatório. Na segunda, será realizado o exame médico admissional.
Com o processo seletivo simplificado, a Feaes, que faz parte da administração indireta do município, pretende suprir a rede de atendimento de urgências médicas com profissionais em número suficiente para cobrir de um mínimo de 60 até 180 horas mensais de trabalho de clínicos e de pediatras. Isso significa que poderão ser contratados até 300 clínicos e 100 pediatras.
A Feaes é uma entidade com personalidade jurídica de direito privado e integra a administração pública indireta. Atua de acordo com os termos pactuados em contrato de gestão. É financiada com recursos públicos e submetida à fiscalização e ao acompanhamento do Conselho Municipal de Saúde.  
Serviço:
Processo seletivo da FeaesInscrições: até 1 de junho
Horário: das 8h às 12h
Local: Rua Lothário Boutin, 90, Pinheirinho (Hospital do Idoso).
Informações sobre o edital do processo seletivo pelo site: www.feaes.curitiba.pr.gov.br

domingo, 20 de maio de 2012

Aos 40 anos, calçadão da XV ainda é indutor da renovação urbana


Pr


principal
  • miniatura
  • miniatura
  • miniatura
  • miniatura
  • miniatura
  • miniatura
Os atuais projetos de renovação urbana feitos pela Prefeitura de Curitiba estão direta ou indiretamente conectados ao Calçadão da Rua XV de Novembro, que completa 40 anos neste domingo (20).

Ao longo desse tempo a primeira rua exclusiva de pedestres de Curitiba passou por algumas transformações urbanísticas, mas ainda é uma das mais importantes referências para as ações que fazem o centro de Curitiba crescer com qualidade, conquistando mais pessoas e novos moradores.

“A valorização dos pedestres na central é o maior legado que o Calçadão continua deixando para a cidade. Como aponta nosso Plano Diretor da Cidade, o calçadão mostra que o pedestre tem prioridade no centro, e que é possível a convivência harmoniosa e segura com os veículos que cruzam a rua XV. O Ippuc busca em suas ações de planejamento levar esses elementos para outros lugares, perto ou longe do Calçadão”, diz o presidente do Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba, Cléver de Almeida.
Retorno ao Centro - A revitalização e transformação do Paço Municipal em um polo cultural, a nova iluminação do Calçadão, câmeras de monitoramento para aumentar a segurança, além das melhorias urbanísticas e arquitetônicas nas praças Tiradentes e Generoso Marques, Zacarias e Osório, ajudaram o centro a conquistar novos moradores.

Nos últimos 10 anos, o centro de Curitiba despontou como um dos únicos no Brasil a apresentar crescimento populacional, 14,3%, com um perfil de pessoas mais jovens estabelecendo moradias no espaço onde está o coração urbano da cidade, o Calçadão da Rua XV de Novembro.

O Centro de Curitiba ganhou na década passada quase cinco mil habitantes, no mesmo tempo em que a taxa de crescimento da cidade caiu para menos de 1%. Entre 2000 e 2010, a o número de moradores do Centro passou de 32,6 mil para 37,3 mil pessoas.

“É difícil dissociar o Calçadão desse ganho, ele está diretamente conectado a uma somatória de infraestrutura e de renovação urbana que vem acontecendo e faz o centro da cidade ser um espaço vivo e cheio de dinamismo”, diz a arquiteta do Ippuc, Ariadne Giacomassi Manzi.

Novas ações - Se depender das ações da Prefeitura esse crescimento continuará nos próximos anos. Mais um pacote de renovação urbana, com obras já licitadas vão acontecer nas Ruas Carlos de Carvalho, São Francisco e avenida Batel. Nos projetos do Ippuc para esses investimentos destacam-se ampliação e melhoria de calçadas com iluminação para pedestres.

O Ippuc também está estudando melhorias para o pedestre no Centro, em ruas perto do Calçadão da Rua XV. A rua Voluntários da Pátria e Saldanha Marinho fazem parte desse novo conjunto de ações.

Na Voluntários a ideia geral é criar um corredor transversal que facilitará a circulação dos pedestres entre o Calçadão e a Rua da Cidadania, passando pela praça Rui Barbosa que hoje já é Calçadão e chegando até a Saldanha Marinho, que entrará no projeto para futuramente ser revitalizada desde a Catedral até a Visconde Nácar. 

Dentro do projeto que ainda precisa ser elaborado, o Ippuc também incluirá ainda nesse trecho um ramal cicloviário. “Ainda estamos estudando as viabilidades e as futuras conexões para qual servirá esse ramal, mas a princípio a ideia é compartilhar o espaço também com a bicicleta”, conta o arquiteto Mauro Magnabosco, que será o responsável pelos novos projetos.
A arquiteta Ariadne afirma que uma das razões para que o calçadão tenha realmente dado certo é justamente pela passagem de veículos e de transporte coletivo em algumas ruas transversais como a Dr Muricy, por exemplo. Para ela isso não deixa o espaço segregado e ajuda a integrar as funções. “É o local onde mais vejo respeito entre veículos e pedestres. Se observarmos bem, ali o conflito maior e justamente entre ciclistas e pedrestes”, diz. 
Outras ações de valorização do Calçadão já são desenvolvidas durante o ano para que ele cumpra sua função de ser um espaço democrático e de convivência. O Natal de Luz é um desses eventos que reúne milhares de pessoas, muitos turistas inclusive, para celebrar a data. “O uso que faz dele é tão ou até mais importante que obras” analisa a assessora de projetos do Ippuc, Célia Bim.