sexta-feira, 4 de maio de 2012

Tênis de rua para todas as idades neste sábado


Esporte

Confira o evento na Regional BoqueirãoLocal: Centro Municipal de Educação Infantil Érico Veríssimo, na rua Campina da Lagoa, 416 - Alto Boqueirão.
Horário: 10h às 12h

Share on twitterShare on reddit
principal
A Secretaria Municipal do Esporte, Lazer e Juventude, em parceria com a Secretaria Municipal da Educação, Federação Paranaense de Tênis e a Associação Ícaro Marcolin, realizam neste sábado (5), a partir das 10h, a ação Street Tênis, que promoverá atividades de tênis de rua abertas para a participação da população de todas as idades.
As atividades serão realizadas em frente a nove escolas municipais de Curitiba, uma em cada regional, com quadras de tênis montadas nas ruas onde a população poderá jogar gratuitamente e contar com professores que irão oferecer orientações sobre as regras e fundamentos do jogo.
“A prática do tênis é muito saudável, pois é um esporte aeróbico que trabalha a coordenação motora, reflexos, musculatura e raciocínio rápido. Com o Street Tênis, convidamos a todos para conhecerem e praticarem este esporte de maneira gratuita e próxima de sua casa”, disse o secretário municipal do Esporte, Lazer e Juventude, Marcello Richa.
Durante o evento também serão divulgadas as aulas de tênis realizadas no Programa de Atendimento Sócio-Esportivo (PASE), destinadas a crianças e adolescentes de 6 a 18 anos. Realizado por meio de convênio com a Associação Ícaro Marcolin, as aulas de tênis do PASE são gratuitas e acontecem em todas as nove regionais administrativas da Prefeitura.
Mais informações sobre o Street Tênis podem ser obtidas pelo telefone (41) 3350-3747 ou (41) 3350-3758. 

Confira abaixo os horários e locais que acontecerão as atividades do Street Tênis neste sábado:
Regional Matriz
Locais: Praças Osório e Santos Andrade.
Horário: 10h às 12h
Regional Bairro Novo
Local: Escola Municipal Paulo Rogério Guimarães Esmanhoto, na rua Pérola do Oeste, 90 - Sítio Cercado.
Horário: 10h às 12h
Regional Boa Vista
Local: Escola Municipal Julia Amaral di Lenna, na rua João Machado de Camargo, 25 - Barreirinha,
Horário: 10h às 12h
Regional BoqueirãoLocal: Centro Municipal de Educação Infantil Érico Veríssimo, na rua Campina da Lagoa, 416 - Alto Boqueirão.
Horário: 10h às 12h
Regional CajuruLocal: Escola Municipal Marli Piovezan, na rua Velcy Bolivar Grando, 155 - Uberaba
Horário: 10h às 12h
Regional CIC
Local: Escola Municipal Poeta João Cabral de Mello Neto, na rua Marco Campos, 445 - Cidade Industrial.
Horário: 10h às 12h
Regional Pinheirinho
Local: Escola Municipal Professora Jurandyr Baggio Mockell, na rua Brigadeiro Eduardo Gomes, 270 – Pinheirinho.
Horário: 14h às 16h
Regional Portão
Local: Escola Municipal Professor Adriano Gustavo Carlos Robine, na rua Vereador Elias Karam, 1060 – Fazendinha.
Horário: 10h às 12h
Regional Santa Felicidade
Local: Escola Municipal Raoul Wallenberg, na rua Hermenegildo Luca, 2400 – Butiatuvinha.
Horário: 10h às 12h

quinta-feira, 3 de maio de 2012

Vacina: Bebês terão agendada a segunda dose


Inverno sem gripe


principal
Os bebês que precisarem tomar duas doses da vacina contra a gripe - que começará a ser oferecida neste sábado (5) para crianças, gestantes e idosos - sairão dos postos de vacinação com a data do reforço anotada na caderneta de vacinação infantil. Curitiba terá 53 pontos de vacinação contra a gripe.

“A ideia é evitar que os pais esqueçam a segunda dose, fundamental para que a vacina proteja o organismo de quem tem entre 6 meses e 2 anos incompletos e não tomou nenhuma dose na campanha de vacinação de 2011”, frisa a diretora do Centro de Epidemiologia da Secretaria Municipal da Saúde, Karin Luhm. A dose de reforço, exclusiva para esses bebês, precisa ser aplicada trinta dias depois da primeira aplicação.

A campanha deste ano se estenderá até 25 de maio. Até lá deverão estar imunizados cerca de 220 mil idosos, gestantes e bebês de 6 meses a 2 anos incompletos, que formam o segmento populacional mais suscetível a ter complicações de saúde em decorrência da ação dos vírus causadores da gripe. Os números correspondem aos 80% de cobertura exigida pelo Ministério da Saúde. 

Igual à dose trivalente usada na campanha de 2011, a vacina destinada a essa ação trará em sua composição vírus influenza similares ao A / Califórnia / 7 / 2009 (H1N1), ao A / Perth / 16 / 2009 (H3N2) e ao B / Brisbane / 60 / 2008. Ela será aplicada em dose única para maiores de 60 anos (158 mil pessoas), grávidas em qualquer fase da gestação (15 mil mulheres) e crianças entre 6 meses e 2 anos incompletos (30 mil bebês), que tomaram pelo menos uma dose no ano passado. 

Conforme explica Karin Luhm, as crianças pertencentes a essa faixa etária que não receberam nenhuma dose em 2011 precisarão das duas aplicações para garantir a proteção contra a influenza.  

Campanha - No dia 5 de maio - o sábado em que a campanha será deflagrada em todo o Brasil - Curitiba terá 53 pontos de vacinação. Em Curitiba, as doses já estão sendo entregues aos nove distritos sanitários pela Central de Vacinas. 

Os locais definidos para o sábado de abertura da ação - chamado Dia D - estão sendo organizados pela Secretaria Municipal da Saúde, responsável pela ação. Eles abrangem desde unidades de saúde até supermercados e shopping centers e uma tenda montada na Boca Maldita, no centro da cidade. Os endereços e horário podem ser consultados no site www.saude.curitiba.pr.gov.br

Na semana seguinte ao início da campanha, a dose poderá ser encontrada nas unidades básicas de saúde, no horário normal de funcionamento de cada uma. Os centros municipais de urgências médicas (CMUM) oferecerão a vacina apenas nos sábados e domingos, das 8h às 17h. Confira, abaixo, o esquema de imunização para os demais dias da campanha. 

quarta-feira, 2 de maio de 2012

Patinadoras curitibanas são convocadas para Copa na Alemanha


Incentivo ao Esporte


principal



As atletas beneficiárias da Lei Municipal de Incentivo ao Esporte Ariane Francez, de 16 anos, e Francys Zanon, de 23 anos, foram convocadas para integrar a seleção brasileira de patinação artística na Copa da Alemanha, que acontecerá de 16 a 19 de maio, em Freiburg.
Francys Zanon participará da prova de livre na categoria sênior (acima de 18 anos), enquanto Ariane Francez competirá nas provas de figuras, livre e combinado na categoria Jeunesse (16 a 17 anos). A convocação das atletas é resultado do excelente desempenho que obtiveram na Copa Interamericana de Patinação Artística, disputada em abril em Santos (SP), onde conquistaram a 2º colocação no livre e combinado sênior (Francys) e a 1ª colocação no combinado e 2ª colocação em livre júnior (Ariane).
“É um orgulho para Curitiba contar com uma geração de atletas comprometidas e talentosas como as da patinação artística. Este ano já tivemos quatro atletas incentivadas pela Prefeitura participando da Copa de Dança da França em abril e agora temos mais duas representando nossa cidade e o país em uma das principais competições internacionais deste esporte”, disse o prefeito Luciano Ducci.
A atleta Ariane Francez fez parte da equipe brasileira que disputou a Copa de Dança de Patinação Artística – Paris, onde conquistou um quarto lugar na modalidade free dance, mas sabe que na Alemanha será um cenário bastante diferente, já que não haverá competições de dança.
“A Copa da França foi minha primeira experiência na Europa e foi um grande aprendizado, especialmente por ter competido contra atletas de destaque, como as italianas. Agora na Alemanha iremos competir outras modalidades, de figuras e livre, que não houve na França, então com certeza será um grande desafio e mais uma oportunidade para me aprimorar muito como atleta”, disse Ariane.
A competição de figuras consiste na execução de traçados de círculos e bóculas, onde é avaliada a limpeza dos movimentos, constância na velocidade, eixo e postura do patinador. Já as provas de livre são divididas em duas partes, sendo a primeira o programa curto, no qual o atleta deve executar apenas os movimentos de saltos e giros obrigatórios, e programa longo, que exige os movimentos obrigatórios e também oferece tempo para que a atleta possa executar outros saltos e giros de maior dificuldade.
Nas provas de livre os patinadores podem escolher a música e a sequência de seus movimentos, sendo avaliada a perfeição da execução e nível de dificuldade dos movimentos, interpretação e harmonia da coreografia. Também haverá premiação de Combinado, que é um somatório de pontuação de figuras e livre, premiando atletas que tenham consistência em ambas as modalidades.
Exemplo – “Uma das melhores coisas de disputar a Copa da Alemanha é ir junto com a Francyz. Ela já disputou um Campeonato Mundial, é uma das melhores atletas de Curitiba e uma ótima companheira de equipe, sempre dividindo sua experiência e nos ajudando a melhorar nosso desempenho”, destacou Ariane Frances.
Considerada um exemplo entre as patinadoras mais novas, Francyz Zanon irá participar da Copa da Alemanha na modalidade livre, sua especialidade e na qual já chegou a competir no Campeonato Mundial de 2005. Com 23 anos e um vasto currículo de competições, Francyz enxerga com otimismo o futuro da patinação em Curitiba.
“Disputar torneios internacionais, contra as principais seleções do mundo, é uma experiência fundamental para o desenvolvimento dos atletas. Com o apoio da Lei de Incentivo, estamos conseguindo participar de mais competições de alto nível, observando e aprendendo as técnicas de nossas adversárias e sendo avaliadas por juízes de diferentes culturas, que ajuda muito na melhoria de nossas coreografias e na execução dos movimentos”, disse Francyz Zanon.
A atleta destacou também que a Copa da Alemanha será um teste importante para melhorar a execução de sua coreografia e se preparar para o Sul Americano no Chile, etapa fundamental para as patinadoras que sonham em competir no Campeonato Mundial em novembro, na Nova Zelândia. Para isso, ela espera ficar entre as dez primeiras na Alemanha.
“Quase todas as patinadoras que irão disputar o Mundial estarão na Copa da Alemanha, então conseguir ficar entre as primeiras colocadas neste torneio nos dará muita confiança para continuarmos treinando e buscando bons resultados nas próximas competições”, explica Francyz.
Antes de embarcarem para a Alemanha, as atletas irão para Brasília (DF) disputar o Campeonato Brasileiro de Patinação Artística, que acontecerá de 5 a 11 de maio. Os resultados da competição servirão de base para a convocação da seleção brasileira que irá competir no Sul Americano, que acontecerá em julho, no Chile.
Lei Municipal de Incentivo ao Esporte – Coordenada pela Secretaria Municipal do Esporte, Lazer e Juventude, a lei capta recursos do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) que são investidos em atletas, instituições sociais e projetos na área do esporte.
Para ser beneficiário da Lei do Incentivo ao Esporte, o atleta deve ter residência fixa há mais de um ano em Curitiba e montar um projeto que defina a razão da solicitação, as metas que pretende alcançar e seus custos.

Em contrapartida, o atleta incentivado precisa prestar contas durante e ao final de cada semestre, bem como participar de ações que visem à promoção social no Município.

Os interessados têm duas oportunidades por ano para protocolar seus projetos na Secretaria Municipal do Esporte, Lazer e Juventude - a primeira em março (de 1º a 31) e a segunda em setembro (de 1º a 30).
Durante o mês de agosto, a Secretaria do Esporte, Lazer e Juventude promoverá palestras para orientar na elaboração de projetos para a Lei de Incentivo. Mais informações podem ser solicitadas por meio do telefone: (41) 3350-3753

segunda-feira, 30 de abril de 2012

Metrô de Curitiba tem avisos publicados e audiência pública marcada para dia 15 de maio



principal
  • miniatura
Foi publicado na semana passada, quinta-feira, 26, no Diário Oficial da União, no Diário Oficial do Município e em três jornais de grande circulação (Gazeta do Povo, Valor Econômico e Folha de S. Paulo), o aviso de audiência e de consulta pública para implantação do Metrô Curitibano. 
A audiência pública está marcada para o próximo dia 15 de maio, uma terça-feira, das 19h às 21h, no Memorial da Cidade. A audiência vai divulgar informações aos interessados da licitação para a construção e operação do metrô. “Curitiba sai na frente de todas as cidades brasileiras neste processo”, disse o prefeito Luciano Ducci.
“Além disso, a modelagem da PPP prevê que as empresas recebam após a obra entregue, o que dá a garantia de que o metrô será construído no tempo previsto ou até mesmo antes do prazo”, completou Luciano Ducci.
A obra está orçada em R$ 2,33 bilhões, o prazo de execução é de quatro anos e a concessão para exploração dos serviços se estenderá por 30 anos. A expectativa que a licitação, de caráter internacional, seja lançada na segundo quinzena de julho e que obras iniciem até o final de 2012.
 O aviso publicado nesta quinta-feira também abre o prazo, de 16 de maio a 18 de junho, de consulta pública do edital de licitação que terá os anexos e minuta do contrato dispostos à partir da audiência pública no www.curitiba.pr.gov.br.
Durante o período de consulta pública, os interessados poderão apresentar comentários e sugestões sobre o edital de licitação que deverão ser encaminhados no metrocuritibano@smad.curitiba.pr.gov. br.
Construção - O Metrô Curitibano usará três sistemas construtivos: Elevado, Cut and Cover (túnel de média profundidade) e Túnel NATM (New Austrian Tunneling Method). No primeiro trecho, na região da CIC, o metrô será em sistema elevado numa extensão de 2,2 quilômetros. Em seguida, 7,3 quilômetros serão construídos pelo sistema de túnel raso, com profundidade de até 17 metros. Esse sistema segue até perto da estação Água Verde.
O método construtivo nesse sistema consiste da execução das paredes laterais, seguida da remoção da terra e só então a construção das estruturas definitivas, como paredes, lajes e pilares. A parte mais profunda do sistema, entre 17 e 35 metros, seguirá da estação Água Verde até o Centro.
Estações - A Linha Azul, como é chamada a primeira etapa do Metrô, ligará a CIC-Sul, próximo à Rua Nicola Pelanda, ao Centro de Curitiba, até a Rua das Flores, num trecho de 14,2 quilômetros que passa por 13 estações. “O curitibano que embarcar no Pinheirinho descerá na Rua das Flores em menos de 25 minutos. Sem a preocupação de dirigir, sem que o seu carro emita um só grama de carbono. E, ao final do dia, voltará mais cedo para a sua família”, diz Luciano Ducci.
Das 13 estações, somente uma será elevada, a Estação CIC-Sul - primeira após o pátio de manobra. Esta estação ficará localizada na BR-476 entre a Rua Nicola Pellanda e a Rua Izaac Ferreira da Cruz. No local será construído um terminal de integração, com o objetivo de aliviar os Terminais Pinheirinho e Capão Raso.
O primeiro nível dessas estações, além do acesso dos passageiros, contará com um amplo estacionamento para veículos e bicicletas. O objetivo é criar atrativo de integração para atrair motoristas de carros para o novo modal.
Parque linear - O metrô vai atender 475 mil usuários e substituirá 110 ônibus que rodam 20 quilômetros por dia. A frota terá 25 trens, compostos por cinco carros cada, com capacidade para transportar 1.450 passageiros por viagem. Cada carro equivale a um ônibus biarticulado. Com o metrô, haverá uma redução da emissão de 8,5 mil toneladas de CO2 por ano na atmosfera e também a redução de três decibéis de ruído.
Nas atuais canaletas dos biarticulados será construído um parque linear com ciclovias e áreas verdes para a prática de esporte. “Na superfície, os curitibanos terão um parque linear com 13,4 quilômetros de ciclovias, áreas de lazer, de esporte, de convivência. O concreto da pista que hoje suporta os ônibus vai passar a ser cenário para a família, das bicicletas e da natureza”, aponta o prefeito

domingo, 29 de abril de 2012

Vacina para 220 mil idosos, gestantes e bebês


Contra a gripe


principal


Curitiba terá 53 pontos de vacinação funcionando no próximo dia 5 de maio – o primeiro sábado da campanha nacional de imunização contra a gripe. Até o dia 25, quando terminará a ação, a imunização deverá alcançar 220 mil idosos, gestantes e bebês, de 6 meses a 2 anos incompletos, que formam o segmento populacional mais suscetível a complicações de saúde em decorrência da ação dos vírus causadores da gripe. Os números correspondem aos 80% de cobertura exigida pelo Ministério da Saúde.

A listagem dos locais, com endereços e horários de funcionamento, estará disponível no site www.curitiba.pr.gov.br, da Prefeitura, a partir de segunda-feira (30). Os locais definidos para o chamado Dia D estão sendo organizados pela Secretaria Municipal da Saúde, responsável pela ação.

Eles abrangem desde unidades de saúde até supermercados e shopping centers e uma tenda montada na Boca Maldita, no centro da cidade. Na semana seguinte ao início da campanha a dose poderá ser encontrada nas unidades básicas de saúde, no horário normal de funcionamento de cada uma. Os centros municipais de urgências médicas (CMUM) oferecerão a vacina apenas nos sábados e domingos, das 8h às 17h.

Trivalente - Igual à dose trivalente usada na campanha de 2011, este ano a vacina tem em sua composição vírus influenza similares ao A / Califórnia / 7 / 2009 (H1N1), ao A / Perth / 16 / 2009 (H3N2) e ao B / Brisbane / 60 / 2008.

Ela será aplicada em dose única para maiores de 60 anos (158 mil pessoas), grávidas em qualquer fase da gestação (15 mil mulheres) e crianças, entre 6 meses e 2 anos incompletos (30 mil bebês), que tomaram pelo menos uma dose no ano passado. Para os bebês pertencentes a esta faixa etária, mas que não receberam nenhuma dose em 2011, serão necessárias duas aplicações – durante a campanha e trinta dias depois.

Segundo a diretora do Centro de Epidemiologia da Secretaria Municipal da Saúde, Karin Luhm, os vacinadores anotarão na Caderneta de Saúde da Criança a data do retorno à Unidade de Saúde para completar o esquema de imunização. “A ideia desse agendamento é evitar que os pais e demais responsáveis por essas crianças deixem passar a data e, assim, garantir que elas estarão efetivamente protegidas com a segunda aplicação”, observa.
VACINAÇÃO CONTRA A GRIPE
Período: 5 a 25 de maio
Público alvo: pessoas com 60 anos e mais, gestantes em todas as etapas da gravidez e bebês entre 6 meses e 2 anos incompletos
Onde encontrar a vacina:

- Dia D (5/5, sábado) – em um dos 53 locais definidos pela Secretaria da Saúde de Curitiba. Veja os endereços e os horários no site da Prefeitura: www.curitiba.pr.gov.br
- Dias de semana – nas unidades básicas, no horário normal de funcionamento de cada uma.
- Nos CMUMs – apenas nos finais de semana da campanha (dias 5,6, 12, 13, 19 e 20 de maio), das 8h às 17h.
- Na tenda da Boca Maldita – somente nos dias 5 e de 7 a 11 de maio, das 9h às 17h