domingo, 29 de abril de 2012

Vacina para 220 mil idosos, gestantes e bebês


Contra a gripe


principal


Curitiba terá 53 pontos de vacinação funcionando no próximo dia 5 de maio – o primeiro sábado da campanha nacional de imunização contra a gripe. Até o dia 25, quando terminará a ação, a imunização deverá alcançar 220 mil idosos, gestantes e bebês, de 6 meses a 2 anos incompletos, que formam o segmento populacional mais suscetível a complicações de saúde em decorrência da ação dos vírus causadores da gripe. Os números correspondem aos 80% de cobertura exigida pelo Ministério da Saúde.

A listagem dos locais, com endereços e horários de funcionamento, estará disponível no site www.curitiba.pr.gov.br, da Prefeitura, a partir de segunda-feira (30). Os locais definidos para o chamado Dia D estão sendo organizados pela Secretaria Municipal da Saúde, responsável pela ação.

Eles abrangem desde unidades de saúde até supermercados e shopping centers e uma tenda montada na Boca Maldita, no centro da cidade. Na semana seguinte ao início da campanha a dose poderá ser encontrada nas unidades básicas de saúde, no horário normal de funcionamento de cada uma. Os centros municipais de urgências médicas (CMUM) oferecerão a vacina apenas nos sábados e domingos, das 8h às 17h.

Trivalente - Igual à dose trivalente usada na campanha de 2011, este ano a vacina tem em sua composição vírus influenza similares ao A / Califórnia / 7 / 2009 (H1N1), ao A / Perth / 16 / 2009 (H3N2) e ao B / Brisbane / 60 / 2008.

Ela será aplicada em dose única para maiores de 60 anos (158 mil pessoas), grávidas em qualquer fase da gestação (15 mil mulheres) e crianças, entre 6 meses e 2 anos incompletos (30 mil bebês), que tomaram pelo menos uma dose no ano passado. Para os bebês pertencentes a esta faixa etária, mas que não receberam nenhuma dose em 2011, serão necessárias duas aplicações – durante a campanha e trinta dias depois.

Segundo a diretora do Centro de Epidemiologia da Secretaria Municipal da Saúde, Karin Luhm, os vacinadores anotarão na Caderneta de Saúde da Criança a data do retorno à Unidade de Saúde para completar o esquema de imunização. “A ideia desse agendamento é evitar que os pais e demais responsáveis por essas crianças deixem passar a data e, assim, garantir que elas estarão efetivamente protegidas com a segunda aplicação”, observa.
VACINAÇÃO CONTRA A GRIPE
Período: 5 a 25 de maio
Público alvo: pessoas com 60 anos e mais, gestantes em todas as etapas da gravidez e bebês entre 6 meses e 2 anos incompletos
Onde encontrar a vacina:

- Dia D (5/5, sábado) – em um dos 53 locais definidos pela Secretaria da Saúde de Curitiba. Veja os endereços e os horários no site da Prefeitura: www.curitiba.pr.gov.br
- Dias de semana – nas unidades básicas, no horário normal de funcionamento de cada uma.
- Nos CMUMs – apenas nos finais de semana da campanha (dias 5,6, 12, 13, 19 e 20 de maio), das 8h às 17h.
- Na tenda da Boca Maldita – somente nos dias 5 e de 7 a 11 de maio, das 9h às 17h