domingo, 17 de junho de 2012

Saúde reforça orientações sobre diagnóstico e tratamento




Todo morador da cidade que tiver diagnóstico de síndrome gripal - febre acima de 38°C, acompanhada de tosse ou outro sintoma respiratório - para o qual o médico tenha receitado o medicamento oseltamivir ou tamiflu® poderá retirá-lo em um dos oito centros municipais de urgências médicas (CMUMs), gratuitamente.
O antiviral é indicado para tratar a doença causada pelo vírus influenza. Para obtê-lo na farmácia de um CMUM é necessário apresentar a receita médica atual prescrevendo o remédio, acompanhada do formulário de dispensação preenchido pelo médico em duas vias.
Todas as orientações sobre a indicação de uso do medicamento, bem como o formulário, podem ser encontradas no site www.saude.curitiba.pr.gov.br. O objetivo é tirar as dúvidas que os médicos possam ter sobre a definição de síndrome gripal, o fluxograma para atendimento, assim como disponibilizar os formulários necessários para impressão.
Ao diagnosticar a síndrome gripal – que é um quadro clínico diferente de outros agravos comuns no clima frio, como amigdalite e pneumonia – o médico prescreve o medicamento de acordo com a idade e o peso do paciente. Ele deve ser tomado durante 5 dias, a cada 12 horas.
Neste ano, até 15 de junho, 11 pessoas hospitalizadas com síndrome respiratória aguda grave tiveram diagnóstico positivo para o vírus influenza A/H1N1. Ocorreram dois óbitos: um homem de 37 anos, que morreu em janeiro em São Luiz (Maranhão), e uma mulher de 38, falecida em Curitiba há cerca de 10 dias.
Na vigilância de rotina (sentinela) realizada para monitorar vírus respiratórios de pacientes ambulatoriais atendidos em Curitiba, houve 134 coletas nos CMUMs CIC e Cajuru, sendo confirmados 12 casos de influenza A/H1N1.