quinta-feira, 7 de junho de 2012

Novo Batalhão da PM na CIC vai atender 200 mil moradores


principal
O prefeito Luciano Ducci acompanhou ontem  (6) o governador Beto Richa na assinatura do decreto que cria o Batalhão da Polícia Militar na CIC – a primeira unidade deste porte no Paraná associada a um bairro. O novo batalhão, o 23º da PM, terá sua sede no Parque dos Tropeiros, com efetivo de 500 policiais. “Vamos reduzir a criminalidade e violência na maior região de Curitiba que tem 200 mil moradores”, disse Luciano Ducci.
O decreto de criação do BPM assinado por Beto Richa que reuniu os comandos da Polícia Civil e Polícia Militar e anunciou ainda novas medidas de segurança do programa Paraná Seguro. O comandante geral da PM, Roberson Bondaruk, o delegado geral da Polícia Civil, Marco Michelotto, e o secretário da Defesa Social de Curitiba, Nazir Abdalla Chain, também acompanharam o ato.
"Os índices de violência de Curitiba, que já estão sendo reduzidos, cairão ainda mais com as novas ações que a Prefeitura e o Governo do Estado farão na área da segurança", disse o prefeito.
Luciano Ducci adiantou que a partir do mês que vem Curitiba terá novas UPS (Unidades Paraná Seguro). A meta é instalar mais oito UPS até o final do ano - duas já foram implantadas nos bairros Uberaba e no Parolin e reduziram de forma expressiva os registros de crimes e violência nessas regiões.
Além disso, todos os bairros de Curitiba ganharão módulos policiais móveis, compostos por vans, viaturas, motos e policiais. Serão 75 módulos móveis. "Até o fim do ano teremos mais esse impulso para que as famílias da cidade possam ter tranquilidade em seus bairros", disse Luciano Ducci.
Parceria - O governador Beto Richa destacou a parceria da Prefeitura e do Governo do Estado para a melhoria da qualidade de vida da população. "Temos ações conjuntas que vão garantir mais segurança das famílias paranaenses, não temos poupado esforços para que isso aconteça", afirmou Richa.
O encontro no Palácio Iguaçu foi aberto pelo secretário estadual de Segurança, Reinaldo de Almeida Cesar, que destacou a participação da Prefeitura para a criação do batalhão da PM na Cidade Industrial.
"Faço um reconhecimento ao prefeito que possibilitou essa ação importante na área de segurança, a criação do novo batalhão da PM, que sempre é associado ao município e desta vez será associado ao bairro", disse Almeida Cesar.
"A CIC tem um tamanho de uma cidade e em dezembro de 2010 chegou a registrar seis homicídios por dia, precisa de novas ações para garantir a segurança", disse o coronel Roberson Bondaruk.
No encontro, também foi assinado os decretos de criação do 7º comando regional, com sede em Curitiba, e do Batalhão da Fronteira, em Marechal Cândido Rondon, para reforçar o policiamento nos 139 municípios da linha de fronteira do Paraná.
O governador assinou ainda o decreto de criação das divisões de homicídios em Maringá, Londrina e Cascavel e anunciou novo concurso para a contratação de 400 delegados da Polícia Civil.
Nos bairros - Luciano Ducci destacou que as duas UPS instaladas em Curitiba, no Uberaba e no Parolin, não só reduziram, de forma expressiva, os registros de crimes e violência, como também são aprovadas pelos moradores. Só no Uberaba a redução de homicídios foi de 75% e no Parolin, a UPS é aprovada por 91% dos moradores. 
Instalada há um mês, a UPS Parolin não registrou um só caso de homicídio no período. Outro ponto positivo apontado é a integração com a população dos dois bairros. “No Uberaba, a aceitação é de 96% e do Parolin, de 91%”, informa Bondaruk. “Apesar de as UPS estarem instaladas em áreas específicas, o reflexo de suas ações se estende pelo bairro”, disse o subcomandante-geral da PM, coronel César Alberto Souza.
A UPS do Uberaba atendeu a 301 ocorrências, o que representa um aumento de 33% no número de chamadas à Polícia Militar via 190 ou diretamente ao policial militar. O número de roubos caiu de 10, em março do ano passado, para apenas um no mesmo mês deste ano. Das ocorrências atendidas, 31% são de perturbação da tranqüilidade. O número de ocorrências do gênero caiu 25%.
Entre 7 de maio e 3 de junho os policiais da UPS do Parolin abordaram 1.194 pessoas, realizaram 160 visitas comunitárias e atenderam a 55 ocorrências (via 190), além de realizarem 26 ações policiais (por iniciativa do próprio policial). O número de roubos apresentou redução de 75%.