segunda-feira, 28 de maio de 2012

Skatistas agitam o Velódromo com habilidade nas manobras



principal



Aconteceu neste final de semana, sábado (26), no Velódromo, o primeiro campeonato profissional de mini ramp Curitiba Skate Jam, promovido pela Rede Independência de Comunicação (RIC) em parceria com a Prefeitura. Mais de 40 skatistas participaram da competição e promoveram um espetáculo de manobras radicais e habilidade em uma pista de 12m x 14m construída especialmente para o evento.
“A realização do Skate Jam mostra a capacidade de Curitiba em receber grandes eventos esportivos, oferecendo uma ótima opção de lazer para as famílias, incentivando a prática do skate em nossa cidade e proporcionando uma grande competição para os atletas profissionais”, disse o secretário municipal do Esporte, Lazer e Juventude, Marcello Richa, que prestigiou o evento.
Grandes nomes do skate nacional, como Carlos “Piolho” de Andrade, bicampeão mundial de skate no estilo street; o especialista em mini ramp Allan Mesquita, e Rodil Jr., o “Ferrugem”, 12 vezes campeão brasileiro de skate profissional, bicampeão mundial e campeão dos X-Games participaram da competição, que distribuiu R$ 35 mil em premiação e aconteceu durante toda a tarde.
“A cidade só tem a ganhar com a realização de um grande evento esportivo como esse”, disse Rodil Jr, o Ferrugem. “Temos atletas do Brasil e de outros países que vieram prestigiar e participar do Curitiba Skate Jam, oferecendo um grande espetáculo para o público e fortalecendo a prática do skate na cidade”. 
O skatista Vitor César Simão, atleta beneficiário da Lei Municipal do Incentivo ao Esporte há 5 anos, também destacou o fortalecimento do skate em Curitiba. “A realização do Skate Jam, com parceria da iniciativa privada e poderes públicos, mostra que skate está voltando a ter destaque na cidade. Tomara que a realização de eventos como esse nunca pare, pois apresenta e incentiva a prática do esporte para os jovens e é uma competição muito legal para os atletas profissionais participarem”.
Cerca de 500 pessoas assistiram a competição nas arquibancadas que foram construídas ao redor da pista e puderam ver de perto toda a habilidade e talento dos skatistas. “O que eles fazem é incrível. Está sendo muito divertido assistir o campeonato e torço para que façam mais eventos de skate como este”, disse Shayene Nagano, de 28 anos, que foi assistir à competição com a família e amigas.
Murilo Oliva, 55 anos, gostou muito da estrutura e organização do evento e destacou a parceria entre poderes públicos e iniciativa privada. “Acho que o caminho é este. As autoridades e empresários devem estar sempre prontos para atuar em conjunto, especialmente em relação ao esporte, que é muito atraente para os jovens, e oferecer campeonatos e eventos como este, bem organizado, divertido para o público e estimulante para quem pratica skate”.
A primeira edição do Curitiba Skate Jam também teve um caráter social. O preço dos ingressos foi a doação de agasalhos, que serão destinados à campanha do agasalho Espalhe Calor 2012, promovido pelo Programa do Voluntariado Paranaense (Provopar)