terça-feira, 8 de maio de 2012

400 alunos da rede municipal têm aulas de educação ambiental


Horto é Amigo



principal
  • miniatura
  • miniatura
Neste ano, 400 estudantes de escolas municipais de Curitiba vão aprender práticas da educação ambiental no projeto Horto é Amigo da Escola. Nesta segunda-feira (7) foi a vez dos alunos da Unidade de Ensino Integral (UEI) da Escola Municipal Omar Sabbag, no Cajuru participaram pela primeira vez das atividades.

No projeto, feita em horário de contraturno, 30 estudantes do 5º ao 7º ano aprenderam a produzir mudas de plantas nativas, que posteriormente serão utilizadas no paisagismo da escola. Para começar, eles depositaram terra em um fundo de garrafa pet, colocaram as mudas e regaram. Em seguida, a parte de cima da garrafa é fechada e em 20 dias as raízes crescerão.

"Estou curioso para ver se vai dar certo mesmo, depois que a raiz crescer quero replantar esta muda no jardim da escola", disse Leonardo Martins, de 13 anos, estudante do 6º ano da escola Omar Sabbag. "Fiquei com medo só na hora de regar a planta, não pode por muita água".
Mariane Sthefani Santos, de 10 anos, estudante do 5º ano, não teve dúvidas. "É bem fácil e legal, aprendi muitas coisas diferentes hoje", disse a garota.

Para deixar a atividade ainda mais divertida e consistente, uma réplica do Jardim das Sensações, atração do Jardim Botânico, foi montada na escola. Como no espaço original, as crianças precisaram percorrer o jardim de olhos vendados para reconhecer as espécies de plantas pelo tato e olfato.

"São 15 espécies de plantas trazidas do Horto Municipal especialmente para a atividade", explicou o diretor do Departamento de produção Vegetal da Secretaria do Meio Ambiente e responsável pelo projeto, José Roberto Roloff. 

Ainda neste semestre, as crianças da escola Omar Sabbag farão uma visita ao Horto Municipal, terceira etapa do projeto. "Temos muitas escolas interessadas em participar do projeto, no ano que vem precisaremos ampliá-lo", disse Roloff.

Horto amigo - O projeto Horto é Amigo da Escola, uma parceria das secretarias municipais do Meio Ambiente e da Educação, passará por dez escolas em 2012. Recentemente, um grupo de 20 professores participou no Horto Municipal de um curso de capacitação. 

A iniciativa faz parte do projeto BioCidades, que tem como objetivo principal detectar plantas nativas com potencial ornamental e traze-las ao paisagismo das unidades de conservação. Dez espécies contempladas foram incluídas no projeto Horto é Amigo da Escola. Entre elas: Begônia, Verbena, Wedélia, Periquito e Semânia.

Produção de mudas, passo a passo:
Para quem quiser fazer em casa, o diretor do Departamento de Produção Vegetal da SMMA, José Roberto Roloff ensina o passo a passo da produção de mudas. Acompanhe:
1) Uma garrafa pet de dois litros, vazia e higienizada, deve ser cortada ao meio;
2) Na parte de baixo, coloca-se 800 ml de terra ou substrato (feito a partir de cascas de arroz, de árvore, turfa, fibra de coco, húmus de minhoca e composto orgânico, entre outros materiais), onde se a muda será depositada;
3) A planta deve ser regada com 200 ml de água;
4) Em seguida, a garrafa é fechada com a parte de cima e colada com fita crepe;
5) Após ser devidamente etiquetada com o nome da espécie e data do plantio, a muda deve ficar ali no mínimo 20 dias, até que as raízes cresçam e se aprofundem. Na garrafa será criado o microclima ideal, pois as gotinhas formadas com a própria respiração e transpiração da planta servirão para mantê-la úmida;
6) Depois de 20 dias, a muda está pronta para ser replantada num jardim ou vaso.