segunda-feira, 16 de abril de 2012

Prefeitura faz encontro para atletas incentivados



principal
  • miniatura
  • miniatura
A Secretaria Municipal do Esporte, Lazer e Juventude promoveu no sábado (14), no Centro de Qualidade de Vida e Movimento, o segundo Seminário da Lei de Incentivo ao Esporte. O evento contou com a participação de 45 atletas, que puderam conferir palestras e apresentações que abordaram temas como treinamento, alimentação, carreira e apresentação de modalidades esportivas.
“Por meio do seminário, oferecemos palestras sobre temas de interesse dos atletas incentivados, buscando contribuir para o fortalecimento dos seus treinos e técnicas, bem como na sua preparação para disputas de campeonatos”, disse o diretor de Incentivo ao Esporte e Promoção Social da Secretaria Municipal do Esporte, Lazere e Juventude, Carlos Pijak Jr.
Os paratletas de boccia Richardson Ferreira e Everton Martins realizaram uma apresentação sobre o esporte na visão do paratleta, com destaque para os excelentes resultados obtidos por paranaenses nas Parolimpíadas de Pequim, com a conquista de duas medalhas (ouro em duplas e bronze no individual).
Na seqüência houve palestra sobre nutrição e hidratação para atletas de alto rendimento, apresentada pela nutricionista Elisângela Zanetti, e sobre vivência na carreira do atleta, apresentada pelo pentacampeão brasileiro de triathlon de longa distância e atleta beneficiário da Lei Municipal de Incentivo ao Esporte, Guilherme Monocchio.
A esgrimista Julia Gasparin, de 21 anos e beneficiária da Lei Municipal de Incentivo ao Esporte, destacou a importância de participar dos seminários. “Debater assuntos como alimentação, treinamento e prática de hábitos saudáveis são fundamentais para melhorar o desempenho no alto rendimento e é sempre muito válido poder ouvir explicações de profissionais e atletas consagrados na área”.
A realização do seminário também teve um caráter solidário. A inscrição para os atletas participarem do evento foi uma lata de leite em pó. As doações arrecadadas serão repassadas para entidades sociais de Curitiba que desenvolvem atendimentos a crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social.
Basquete de Rodas – Na noite de sexta-feira (13) a equipe de basquete de rodas da Associação de Deficientes Físicos do Paraná – ADFP Fênix, beneficiária da Lei Municipal de Incentivo ao Esporte, realizou um amistoso contra a ADDFPS Pingüins do Sul de Pinhais, na praça Oswaldo Cruz.
Com uma atuação de gala dos atletas Alexandre Ferreira Padilha, pré-convocado para a seleção brasileira de basquete de rodas, e Josevaldo dos Santos, a ADFP Fênix venceu por 40x15. A partida serviu como preparação para os Jogos Abertos Paradesportivos do Paraná, que acontecerá no final do ano.
“Graças à Lei Municipal de Incentivo ao Esporte passamos a contar com um apoio financeiro para a equipe, que vai permitir que possamos nos preparar bem para os Jogos Abertos, em que conquistamos o segundo lugar no ano passado. Também teremos a possibilidade de disputar mais campeonatos representando Curitiba ao longo do ano”, disse o técnico da ADFP Fênix, Darlan Júnior.
Lei Municipal de Incentivo ao Esporte - Desde que foi promulgada, em 2002, a Lei Municipal de Incentivo ao Esporte já beneficiou 5.274 atletas e projetos de diversas modalidades esportivas. Para o primeiro semestre de 2012 foram aprovados 373 projetos esportivos para receber o apoio da Lei de Incentivo ao Esporte. O número supera o alcançado do último semestre de 2011, que contemplou 352 projetos.
Atualmente a Lei de Incentivo ao Esporte beneficia atletas de 35 modalidades diferentes, inclusive de esportes mais segmentados como fisiculturismo, paraquedismo, tiro esportivo, street luge e patinação.
Entre os projetos aprovados para o primeiro semestre de 2012 se destacam os de atletas de alto rendimento, com o judô sendo a modalidade esportiva com maior número de inscrições (45), seguido do jiu-jitsu (27), triatlhon (26), natação (24) e taekwondo (19). Também foram contemplados pela Lei Municipal de Incentivo ao Esporte 53 projetos de iniciação esportiva apresentados por entidades, escolas municipais e projetos de educação ligados ao esporte e 47 projetos de paratletas.