sábado, 3 de março de 2012

Curitiba vai receber 10 UPS's, 75 módulos policiais, um novo batalhão da PM e 7 novas delegacias



principal





O plano de ações para segurança de Curitiba inclui além da implantação de 10 Unidades do Paraná Seguro, a instalação de 75 módulos policiais móveis, a criação de um batalhão da Polícia Militar e de sete novas delegacias da Polícia Civil. A UPS que será instalada na Vila Audi/União será a primeira. A região do Uberaba vai receber mais uma unidade. Já está pronto o mapa das regiões com maiores problemas de segurança e que vão receber as outras unidades.
Os detalhes da implantação das unidades do Paraná Seguro e de outras ações na área de segurança começaram a ser definidos ainda em setembro do ano passado, durante reunião entre o prefeito Luciano Ducci (PSB), o secretário estadual de Segurança, Reinaldo de Almeida Cesar Sobrinho, e os comandantes das forças de segurança do Estado e da capital.
O prefeito Luciano Ducci participou de todas as etapas da elaboração da proposta, garantindo que a Guarda Municipal tenha ação complementar no policiamento e que sejam intensificados serviços públicos como roçadas em praças e parques e iluminação pública nas áreas onde são mais necessários. A prefeitura vai reforçar também o atendimento da área social.
Ações – Até o final do ano, todas as regiões vão receber também módulos policiais. Na Vila Audi/União serão dois módulos móveis e, posteriormente, serão construídos módulos fixos. Toda Curitiba vai receber mais de 75 módulos – na média de um módulo por bairro de Curitiba. Os módulos terão viatura com GPS e computador, duas motos e quatro policiais militares.
A Polícia Militar vai implantar ainda um batalhão na Cidade Industrial. Será 23º batalhão numa região com cerca de 160 mil habitantes. O batalhão será ativado no primeiro semestre deste ano e o efetivo será formado com a contratação dos policiais militares aprovados em concursos já realizados.
A Polícia Civil vai instalar ainda mais sete delegacias cidadãs, com um novo conceito de atendimento ao público e de preenchimento de boletins de ocorrência. Outra medida serão as melhorias no atendimento 190 em Curitiba, previstas para os próximos meses.
A Guarda Municipal reforçou ainda nesta semana a frota de veículos. São dez automóveis Gol zero quilômetro, três Fiat Doblo e 30 motos 300 cilindradas. Todos os veículos contam com rádio-comunicação.
O prefeito Luciano Ducci adianta que Curitiba e o Paraná estão “vivendo um novo tempo na segurança pública”. “Há muitos anos a população de Curitiba aguarda por esta revolução. O governo do Estado e a Prefeitura de Curitiba trabalham juntos neste projeto que garante a presença permanente da polícia nos bairros e o reforço de serviços públicos e ações sociais para o bem estar dos moradores de toda capital”.