terça-feira, 28 de fevereiro de 2012

Site do Sebrae traz diagnóstico para orientar empreendedores


Copa do Mundo



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O Sebrae-PR tem um hotsite –www.sebrae2014.com.br – para orientar empresários e empreendedores sobre as ações, programas e oportunidades de negócios para a Copa do Mundo de 2014. O site já conta com mais de duas mil pequenas empresas cadastradas. 

O empresário cadastrado tem acesso gratuito ao Manual da Fifa; à agenda de cursos e eventos; aos links relacionados ao mundial de futebol; aos investimentos públicos que serão realizados em Curitiba e região metropolitana em razão de jogos; a um mapa com oportunidades para micro e pequenas empresas localizadas nas cidades-sede; e aos alertas setoriais de inteligência competitiva.

“Os alertas setoriais de inteligência competitiva são análises e recomendações feitas por uma equipe de consultores do Sebrae, com base no cruzamento de informações que têm impacto sobre a realização do evento”, explica Aldo Cesar Carvalho, consultor do Sebrae no Paraná.

Carvalho conta que os alertas trazem informações dos setores que serão impactados pelo Mundial, como construção civil, tecnologia da informação e da comunicação, vestuário, agronegócio, turismo e artesanato e comércio varejista e serviços.

“O Programa Sebrae 2014 vai atender à demanda de preparação das micro e pequenas empresas para o Mundial por meio de soluções, como consultorias e projetos de inovação e acesso a mercados, entre outras”, reforça José Gava Neto, gerente de Programas Estaduais do Sebrae no estado.

O Mapa de Oportunidades para Micro e Pequenas Empresas nas 12 Cidades-Sede da Copa do Mundo de 2014, encomendado pelo Sebrae à Fundação Getúlio Vargas, aponta 554 oportunidades de negócios para pequenos empreendimentos em Curitiba e entorno. A relação de oportunidades foi extraída de uma lista de atividades nas quais as empresas de pequeno porte podem empreender com grande chance de sucesso. Os segmentos incluem compras governamentais e negócios feitos diretamente com o mercado.

Levantamento - No Paraná, o levantamento abrange construção civil, tecnologia da informação e comunicação, vestuário, agronegócio, turismo, comércio varejista.Alguns exemplos de negócios para micro e pequenas empresas são as agências de viagens, fornecedores de uniformes, empresas de terraplenagem, restaurantes e outros estabelecimentos de alimentação e bebidas. 

Assim como comércio de reparação e manutenção de equipamentos de comunicação, empresas de internet e infraestrutura de TI, produção de artesanato, design de produtos e embalagens, fornecedores de material e mobiliário de escritório, entre outras.

“A proposta do Sebrae no Paraná é que a Copa impulsione as micro e pequenas empresas a melhorarem de patamar e a manterem-se competitivas sempre,  e não apenas em grandes eventos como a Copa. A ideia é que o evento deixe um legado de desenvolvimento, tornando os pequenos negócios ainda mais competitivos”, destaca Gava Neto.

Carvalho espera ainda que o aumento no fluxo de turistas no país cause impacto positivo no consumo interno e na economia, pois deve gerar entrada significativa de divisas, que serão captadas pelos segmentos da hotelaria, transporte, comunicações, cultura, lazer e comércio varejista. “A previsão é que o país receba aproximadamente 800 mil turistas em decorrência da Copa de 2014. “Esse e outros fatores devem aquecer ainda mais a economia nacional”, ressalta.

De acordo com estudo da Ernst & Young e da FGV sobre os impactos socioeconômicos da Copa, somente com infraestrutura e organização o Mundial irá exigir investimentos de R$ 22,46 bilhões. Além disso, a competição deverá injetar, adicionalmente, R$ 112,79 bilhões na economia brasileira, com a produção em cadeia de efeitos indiretos e induzidos. 

No total, o país movimentará R$ 142,39 bilhões adicionais no período 2010-2014, gerando 3,63 milhões de empregos por ano e R$ 63,48 bilhões de renda para a população.