domingo, 26 de fevereiro de 2012

Fanfarra é atividade de contraturno em 30 escolas



"A cada ano aumenta o interesse das escolas em receber essa atividade", lembra a secretária municipal da Educação, Liliane Sabbag. A primeira fanfarra da rede foi criada em 2005 a partir de um trabalho voluntário do instrutor regente Isaías Pereira da Silva, na Escola Municipal Wenceslau Braz. O sucesso foi grande e em 2008 dez escolas já faziam parte do projeto, nos nove Núcleos Regionais de Educação.

As aulas para meninos e meninas do ensino fundamental acontecem no período de contraturno. Eles aprendem práticas musicais, domínio das técnicas básicas de prática interpretativa, leitura musical, treinamento rítmico e melódico. Também são ensinadas noções de instrumentação e orquestração, harmonia e domínio técnico instrumental.

A Prefeitura fornece os instrumentos musicais e os uniformes e contrata o maestro. O projeto tem 52 instrutores regentes credenciados.A coordenadora do projeto, Marizon Vieira da Rocha, conta que vestir o uniforme da fanfarra eleva a autoestima dos estudantes. "Representar a escola nas apresentações e concursos é motivo de orgulho para todos eles", diz Marizon. "Além disso, nas aulas os estudantes desenvolvem ritmo e a responsabilidade, porque têm que cuidar dos instrumentos".

Sucesso - A fanfarra do CEI Bela Vista do Paraíso é um dos grupos que representam com destaque a rede municipal de ensino de Curitiba. Em 2011, estiveram no Concurso Interestadual de Fanfarras e Bandas, nas cidades de União da Vitória (PR) e Porto União (SC). Sob o comando do maestro Lourival Ferreira, conquistaram cinco troféus em categorias distintas.
Em setembro do ano passado, o sucesso se repetiu e a fanfarra conquistou o título de Campeã

Paranaense de Fanfarras de Percussão e Lira e de Campeã de Mor – Voz de Comando do Campeonato Paranaense, disputado em Carambeí (PR).

Encontro - para promover a troca de experiências entre os participantes das fanfarras, a Secretaria Municipal da Educação organiza anualmente o Encontro de Fanfarras das Escolas Municipais de Curitiba. No evento, as crianças têm a oportunidade de apresentar a música e os movimentos coreográficos aprendidos durante as aulas.

A reunião é uma importante experiência cultural e pedagógica. As famílias também participam assistindo às apresentações.
As escolas municipais interessadas em oferecer a atividade devem enviar um ofício para a secretaria Municipal da Educaçãopedindo a inclusão no projeto.

Escolas com FanfarrasRegional Bairro Novo Miracy Rodrigues de Araújo
CEI José Cavallin
Carlos Drummond de Andrade
Regional Boa Vista CEI Doutel de Andrade
CEI Bela Vista do Paraíso
CEI Augusto Cesar Sandino

Regional Boqueirão
Wenceslau Braz
Leonor Castellano
Maestro Bento Mossurunga
CEI Erico Veríssimo

Regional Cajuru CEI Ritta Anna de Cássia
Durival Britto e Silva
CEI Eva da Silva
Michel Khury
Regional Matriz Mirazinha Braga
Vila Torres
Regional CIC Mansur Guérios
CAIC Cândido Portinari
Poeta João Cabral de Melo Neto
Pró-morar Barigui
Dom Bosco
Regional Portão CEI Professora Nair de Macedo
Papa João XXIII
Maria Clara Brandão Tesseroli
Regional Pinheirinho Maringá
CEI Antonio Pietruza
Jornalista Claudio Abramo
Regional Santa Felicidade
Jardim Santo Inácio
Foz do Iguaçu
CEI Ulisses Falcão Vieira