sexta-feira, 24 de fevereiro de 2012

Ciclofaixa da Marechal será implantada na próxima semana


Obras da Copa

principal
A Prefeitura de Curitiba começa na semana que vem as obras da ciclofaixa da Marechal Floriano Peixoto, entre a Linha Verde e o terminal do Carmo. As equipes de obras concluem até a próxima terça-feira, 28, a pintura das marcações onde serão colocadas as faixas de sinalização e o tachões que irão delimitar a ciclofaixa, num trecho de quase quatro quilômetros de extensão.

“A pintura da ciclofaixa depende das condições do clima. Se não chover, as equipes começam a pintura, que é uma das últimas etapas para concluir a revitalização da Marechal Floriano”, disse o secretário de Obras Públicas, Mario Tookuni.

As ciclofaixas terão quase quatro quilômetros de extensão, entre a Linha Verde e o Terminal do Carmo. Elas vão se interligar com as ciclovias da Linha Verde e também com a da rua Aluizio Finzetto.

Outra interligação será com as pistas da rua Waldemar Loureiro de campos, que dará acesso as novas ciclovias da rua Eduardo Pinto da Rocha.

Pavimentação – No fim de semana, as equipes de trabalho concluíram a pavimentação da Marechal entre a Linha Verde e a passarela do Hauer. A Secretaria Municipal de Obras Públicas recuperou 3.486 metros das seis pistas e duas faixas de estacionamentos da avenida, desde a Linha Verde até a rua Waldemar Loureiro de Campos.

Ao todo, os dois lados da avenida somam mais de 7 quilômetros.

Com a recuperação da Marechal Floriano, o pavimento ganhou uma camada especial de asfalto, com 7 centímetros de espessura para suportar o tráfego de veículos na região. A nova superfície de asfalto vai ampliar a vida útil do pavimento, dando mais de 10 anos de durabilidade.

Calçadas e iluminação - Outra mudança na avenida Marechal Floriano são as novas calçadas de blocos de concreto (paver), com desenhos em tons de cinza e preto. As calçadas são antiderrapantes, com guias rebaixadas que garantem a acessibilidade para pessoas com deficiência e idosos.

A Marechal Floriano também ganhou um sistema diferenciado de iluminação pública. Postes especiais melhoraram a luminosidade em calçadas e na ciclofaixa.

Os novos postes refletem 100% da iluminação para o chão, o que melhora na definição de cores e objetos. Feitos com luminárias de alto rendimento, a iluminação é feita com lâmpadas de vapor metálico, que garante melhor visibilidade e permite e prática esportiva noturna, como caminhadas e corridas.