sexta-feira, 20 de janeiro de 2012

Ippuc mapeia 37 km de ciclovias para recuperação


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O Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba (Ippuc) começou neste mês de janeiro o projeto de recuperação de 37 quilômetros de ciclovias. Seis ramais foram selecionados, entre eles o ramal que passa pelo Centro da cidade. 

Contratado com recursos do Banco Mundial e do Global Environment Facility (GEF), órgão financiador programa Sustentabilidade, Transporte e Qualidade do Ar, o projeto estará pronto em seis meses, e a licitação das obras deverá acontecer na sequencia.

Na etapa dos projetos está sendo investido R$ 400.000,00, e o valor disponível para as obras é de cerca de R$ 1.800.000,00. Nesta semana técnicos do Ippuc e do consórcio Unidec/Logit, vencedor da licitação, se se reuniram para acertar detalhes do projeto.

O projeto detalhará problemas e indicará as obras necessárias para recuperação como pavimentação, drenagem e sinalização completa dos 37 quilômetros de ciclovias selecionadas. O Ippuc escolheu seis ramais, usando como critério principal a ligação com a ciclofaixa que está sendo implantada na avenida Marechal Floriano Peixoto e o Centro da cidade.

Um desses ramais é da rua Aluísio Finzeto, entre a Engenheiros Rebouças e avenida Silva Jardim, trecho que faz a conexão da ciclovia do Centro com ciclofaixa. “Assim, o ciclista poderá sair do Boqueirão, por exemplo, e chegar ao Centro da cidade, usando uma estrutura cicloviária em boas condições e bem sinalizada”, explica a coordenadora de Mobilidade Urbana do Ippuc, Maria Miranda. 

Com 8,3 quilômetros, o ramal central é um dos maiores nesse projeto. Fazem parte dele as ciclovias das ruas Conselheiro Laurindo, Silva Jardim, Mariano Torres, Carlos Cavalcanti, Presidente Faria, avenida João Gualberto, Heitor Stokler, avenida Sete de Setembro, Alexandre Gutierrez, avenida Getúlio Vargas, Alferes Poli e Engenheiros Rebouças. 

Um dos ramais mais antigos de ciclovia, da rua Flávio Dallegrave também faz parte da lista. Esse ramal tem 10,5 quilômetros, indo desde a rua Reinaldino  de Quadros, no Alto XV, até a Barreirinha, na divisa com Almirante Tamandaré. Ao Norte, estão contemplados os ramais das ruas Euclides Bandeira e Cecília Meireles. A ciclovia da Linha Verde Sul também passará por avaliação, principalmente no reforço de sinalização.

“Queremos que esse projeto indique e destaque muito bem a sinalização horizontal e vertical das ciclovias, para que motoristas, pedestres e ciclistas tenham uma convivência melhor e mais segura”, diz a coordenadora de Mobilidade do Ippuc, Maria Miranda.
Ramais que fazem parte do projeto de recuperação de ciclovias 1) Ramal rua Aluísio Finzeto: entre a rua Engº Rebouças e av. Silva Jardim

2) Ramal Centro
Rua Conselheiro Laurindo: entre Engº Rebouças e Silva Jardim
Av. Silva Jardim: entre Conselheiro Laurindo e Mariano Torres
Mariano Torres: entre Silva Jardim e Carlos Cavalcanti
Carlos Cavalcanti: entre mariano Torres e Presidente Faria
Presidente Faria: entre Carlos Cavalcanti e João Gualberto
Av. João Gualberto/Luiz Leão: entre Presidente Faria e Heitor Stokler
Heitor Stokler: entre Barão de Antonina e Cândido de Abreu
Av. Sete de Setembro: entre Mário Tourinho e Alexandre Gutierrez
Alexandre Gutierrez: entre Sete de Setembro e Getúlio Vargas
Getúlio Vargas: entre Alexandre Gutierrez e Alferes Poli
Alferes Poli: entre Getúlio Vargas e Engº Rebouças
Engenheiros Rebouças: entre Alferes Poli e Conselheiro Laurindo

3) Ramal Euclides Bandeira: entre Cândido de Abreu e Brasilino Moura

4) Ramal Cecília Meireles: entre Brasilino Moura e Flávio Dalegrave

5) Ramal Flávio Dalegrave: entre Reinaldino de Quadros e divisa com Almirante Tamandaré

6) Ramal Linha Verde Sul