quarta-feira, 28 de dezembro de 2011

Seis mil novas vagas na educação infantil


principal
Em 2011, Curitiba ganhou 6.264 novas vagas na educação infantil. A cidade teve a maior frente de obras na área dos últimos anos. Dezoito creches estão em construção, cinco, em ampliação e seis foram inauguradas. Além das obras, as vagas foram criadas em parcerias com creches conveniadas e em turmas de educação infantil nas escolas municipais.
"A educação é prioridade no município e estamos investindo no aumento da oferta de vagas, na melhoria da qualidade do ensino e na integração da escola com a comunidade", diz a secretária municipal da Educação, Liliane Sabbag. "Deveremos começar o ano letivo de 2012 já com muitas creches para entregar".
Os investimentos na educação saltaram de R$ 668 milhões, em 2010, para R$ 752 milhões, em 2011, um crescimento de quase 13%. As verbas serviram para a construção, reforma e ampliação de unidades escolares e a capacitação e contratação de profissionais, em busca da melhoria da qualidade do ensino.
"Os profissionais promoveram ao longo de 2011 importantes ações para assegurar às crianças, aos jovens e adultos uma educação de qualidade para o exercício pleno da cidadania", diz Liliane Sabbag.
"A participação e conclusão nos cursos de formação continuada aumentaram, houve diversidade de temáticas apresentadas e trabalhadas no Projeto Escola & Universidade, todas as vagas de estudo para mestrado e doutorado foram preenchidas e nossos mestres e doutores retornaram à rede para dar importante contribuição em diferentes áreas", lembra ela.
Mais vagas - Em 2011, foram inaugurados seis creches: os Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIS) Francisco Cunha Pereira Filho, no Uberaba; Fani Lerner, no Tatuquara; Eraldo Kuster, no Pinheirinho; Miguel Arraes e Osni Camargo Carvalho, na CIC; e Professora Clarice Rocha da Rosa, no Alto Boqueirão. Somente com essas obras, o total de vagas é de 1.160.
Moradora do Pinheirinho, Lais Oliveira tem o filho Lucas, de 3 anos, estudando no CMEI Eraldo Kuster. A unidade facilitou a vida da família. "Antes, o CMEI mais próximo ficava a 40 minutos daqui, era muito longe. Agora temos creche perto de casa", disse Lais.
No ensino fundamental, a Prefeitura conclui o novo bloco da Escola Municipal Dona Pompília, no Tatuquara. O espaço serve para as atividades de contraturno escolar e atende 210 alunos da educação integral.
Também foi entregue a Escola Municipal Kó Yamawaki, no Bairro Alto, para 900 crianças e adolescentes. Para 2012, estão sendo construídas mais três escolas, a Parolin, no Portão, a Corbélia, na CIC, e a Vila Torres, no Prado Velho. Elas representam a abertura de quase três mil vagas no ensino fundamental.
As escolas - novas e antigas - estão ganhando quadras poliesportivas cobertas. Em 2011, foram entregues 13 equipamentos para permitir que as crianças pratiquem atividades físicas e culturais em dia de chuva ou de muito sol.
As amigas Janine Santos de Oliveira e Sandra Regina de Carvalho estão no 5º  ano na Escola Municipal Miracy Rodrigues de Araújo, no Sítio Cercado, e festejaram a entrega da quadra poliesportiva coberta da unidade neste ano.
"A escola ficou muito melhor porque antes, quando chovia, a gente não podia nem sair para o recreio", contou Janine. "Agora vou jogar basquete, caçador, futebol e vôlei sem pensar no tempo que vai fazer, ficou muito bom", diz Sandra.
As meninas fazem parte da Guarda Municipal Mirim e participaram da solenidade de abertura da quadra, que teve ainda apresentação da fanfarra e um espetáculo coreográfico com balizas.
Atualmente, 136 escolas municipais contam com o equipamento. Outras cinco quadras estão em construção e dez em processo de licitação.
As quadras são usadas ainda pelos moradores da vizinhança em atividades do Comunidade Escola. O programa mantém abertas as escolas municipais nos fins de semana para a oferta de atividades gratuitas socioculturais e de lazer e também cresceu em 2011. Passou de 86 escolas para 92.
As melhorias de infraestrutura nas escolas de ensino fundamental incluem a implantação de bibliotecas. Duas foram entregues em 2011 e oito deverão ser inauguradas no próximo ano.
Com isso, Curitiba será uma das primeiras cidades a se adequar à Lei Federal nº 12.244/2010, que determina que, no período de dez anos, todas as instituições educacionais públicas e privadas do Brasil tenham bibliotecas com acervo mínimo de um livro por aluno matriculado.