domingo, 4 de dezembro de 2011

Prefeito Luciano Ducci participa de evento com 1.100 agentes de saúde


principal
O prefeito Luciano Ducci e a presidente da Fundação de Ação Social (FAS), Marry Ducci, participaram na última sexta-feira (2), do evento que marcou o encerramento do 1º Ciclo do Conhecimento para a capacitação de 1.100 agentes de saúde.
“Sabemos da importância que os agentes de saúde têm para nossa cidade, bem como da sua fundamental contribuição para que, com toda equipe da saúde, possamos consolidar em Curitiba o melhor sistema público de saúde do país”, afirmou Luciano Ducci.
O prefeito falou também do sucesso da implantação do Programa de Agentes Comunitários da Saúde (PACS), que há 12 anos contribui para prevenção de doenças por meio de informações e de orientações sobre cuidados de saúde.
“Os agentes são responsáveis por levar orientações de saúde a toda população, promovendo a prevenção em todos os cantos da cidade, além de encaminhamentos necessários à realização do melhor atendimento junto ao sistema de saúde do município”, lembrou Luciano Ducci.
O encontro nesta sexta-feira reuniu representações de agentes de saúde e autoridades dos nove distritos sanitários. O 1º Ciclo do Conhecimento do PACS, bem como o evento de encerramento no restaurante Madalosso, foi promovido pelo Instituto Pró-Cidadania de Curitiba (IPCC). O Instituto também é responsável pela coordenação do Programa de Agentes Comunitários de Saúde.
“É com grande satisfação que oferecemos o nosso carinho, bem como as novas oportunidades para tornar o dia a dia de cada um de vocês ainda melhor, o que certamente refletirá em melhor atendimento às famílias curitibanas”, disse o coordenador do PACS, Fernando Tissot.
Do evento de encerramento também participaram a Secretária Municipal da Saúde, Eliane Chomatas; a Assessora da Superintendência do IPCC, Silvia Karam e as Supervisoras dos distritos de saúde.
O evento de encerramento do Ciclo contou com a palestra da consultora de Recursos Humanos, Cintia Regina Pezzi, que falou aos agentes sobre qualidade de vida. “Devemos apontar por caminhos que mostrem aos agentes, bem como as comunidades onde eles atuam, o valor do ser humano, bem como todo seu potencial para a promoção do bem-estar e da saúde”, explicou a consultora.
Ciclo do Conhecimento – O Ciclo do Conhecimento teve início no dia 17 de novembro no Distrito Sanitário CIC, 

onde atendeu inicialmente 140 agentes. As palestras foram ministradas em cada um dos distritos sanitários, percorrendo as nove Regionais.
Além de palestras sobre administração do tempo, o 1º Ciclo abordou temas voltados à gestão de finanças pessoais, motivação humana e ampliação dos relacionamentos.
A agentes Rosilda Leo, de 33 anos, há um ano no PACS, considerou o evento importante para o autoconhecimento e a administração da renda familiar. “Em muitos lares somos nós mulheres que administramos o dinheiro e por isso precisamos deste apoio para melhor investir nossos rendimentos”, afirma.
A agente de saúde Mônica Gustoski, 23 anos, do Distrito de Santa Felicidade, conta que os temas abordados poderão ser multiplicados junto às famílias atendidas durante as atividades de trabalho.
“São conhecimentos que usaremos para melhorar nossa vida, mas que também vão ajudar as famílias, por nós atendidas, a administrar de maneira mais eficiente os seus conflitos”, explicou.
A segunda etapa do Ciclo será realizada no mês de abril de 2012, com temas que foram propostos na fase atual pelas agentes que participaram da ação.